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Como utilizar design estratégico e design thinking nas estratégias de sua empresa

Design estratégico e design thinking: diferenças.

Design estratégico e design thinking: diferenças. Imagem Pexels por Pixabay.

Existem tantos tipos de design que até ficamos confusos: gráfico, produto, digital e até de sobrancelhas. Mas existem dois em uma linha tênue. Eu estou falando sobre qual é a diferença entre Design Estratégico e Design Thinking. 

Além disso, eu acho importante frisar o significado em inglês da palavra design: projetar, e não desenhar como muitos pensam. Produtos, serviços ou modelos de negócios são projetados para gerarem experiências. E é esse também um dos objetivos do design estratégico: ser um grande aliado na hora de projetar a estratégia corporativa a fim de gerar novas experiências, inovação e colaboração.

Ademais, eu sempre digo que design é uma integração estratégica entre funcionalidade e estética, que visa gerar produtos, serviços ou novos modelos de negócios. Como já dizia o criador da Apple, Steve Jobs:

“Design não é apenas aparência. Design é sobre como as coisas funcionam.”

Seis princípios do design para pensar em estratégias

Nesse sentido, o importante é levar em consideração que não basta algo ser bonito, é preciso prestar atenção à funcionalidade. E ninguém melhor para explicar isso do que um dos pais da usabilidade, Donald Norman, co-fundador da Norman/Nilsen Group. Afinal, foi ele quem cunhou o termo User Experience (UX), ou Experiência do Usuário, em português. 

Esse conhecimento trazido por Don Norman é importante para entendermos como o design é essencial para a satisfação dos públicos-alvo, não importa a área de atuação. Segundo ele, UX não é um mero layout com aparência bonita, mas sim a transformação de produtos e serviços em experiências positivas. 

No universo da transformação digital, isso se torna ainda mais importante para o sucesso dos negócios. Nesse sentido, Don Norman projetou no livro O Design do Dia a Dia seis princípios do design:

Imediatamente com esses elementos podemos fazer algumas conexões mentais. Estratégias corporativas, assim como o design, precisam ter visibilidade, prever feedbacks, ser intuitivas [para não serem confusas, levando o usuário para caminhos errados], precisam ser mapeadas, ter restrições e serem consistentes.

Então qual é a diferença entre design estratégico e design thinking

Em primeiro lugar, é preciso reforçar que esses seis princípios têm sentido também na estratégia corporativa. Sobretudo, design estratégico precisa estar alinhado e orientado seguindo a estratégia e os objetivos da organização. Sequer é preciso ser designer de formação para trabalhar com design estratégico. 

Também é importante destacar que não é possível gerar a arquitetura de uma solução sem antes entender o problema. E aqui entra uma diferença entre design estratégico e design thinking: o primeiro é, obviamente, ligado à estratégia.

Simultaneamente, eu sugiro que você pense na tradução da palavra thinking: pensando. Se você, dentro  de sua estratégia de negócios, identificou uma “dor”, ou um problema, você precisa projetar uma solução. Ou seja, pensar na solução com base nas dores identificadas. Perceba a conexão entre ambos esses designs.

Para mim, o design thinking é um workframe do design estratégico. Peço licença, inclusive, para ser redundante, mas acho válido: enquanto o design estratégico fica conectado à estratégia, o design thinking está conectado à execução da estratégia. 

Em um artigo anterior, aqui mesmo neste blog (clique para ler), eu mostrei cinco categorias do design estratégico. Mas agora me sinto na obrigação de ir além e falar sobre o papel do designer. Ele precisa estar envolvido em funções estratégicas e ir além do desenho de produtos e serviços. Eu vejo que, dessa maneira, o designer sai de papéis operacionais para transitar de forma estratégica entre áreas. Conhecendo a organização como um todo, ele passa do nível operacional para o nível estratégico.

Além disso, o  designer precisa carregar consigo a inspiração. Afinal, eu vejo que somente pessoas inspiradas enxergam problemas a partir da observação da sociedade e das organizações. Como observadores, designers conseguem enxergar dores que muitos executivos, em seu dia a dia atribulado, têm dificuldade para refletir. 

Design estratégico, design thinking e soluções para a comunidade

Nós da Haze Shift temos alguns bons exemplos da interação entre design estratégico e design thinking. Um deles ocorreu junto com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em parceria com a Softex – Organização Social Civil de Interesse Público (OSCIP). 

Foi então que nós da Haze Shift fomos consultados para melhorar a conexão entre universidades, grandes empresas e startups. Por meio de um projeto chamado Conecta Startups, elaboramos uma oficina e criamos fórum de relacionamento em que esses atores, facilitando o compartilhamento de ideias e as conexões entre pessoas dispostas a encampar novos desses três núcleos (empresarial, de startups e universidades).   

Leia também: O que é design estratégico e porque isso precisa fazer parte do seu negócio 

 Acima de tudo, entender a diferença entre design estratégico e design thinking é um passo importante para projetar o futuro de sua empresa. Por último, eu gostaria de saber de você que está lendo esse texto: já parou para pensar em como o design faz parte do seu dia a dia em seu trabalho? Em como você projeta (e não, necessariamente, desenha) soluções?

Nós da Haze Shift estamos prontos para fazer essa projeção em parceria com seus objetivos. Fique à vontade para fazer perguntas aqui mesmo em nosso blog. E claro que, se preferir, você pode entrar em contato neste link. Estamos à disposição!   

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