O tema não é exatamente novo, mas parece ter chegado com tudo nos últimos anos. Wellness pode ser traduzido como bem-estar, e vem ganhando cada vez mais adeptos em todo o mundo. São pessoas interessadas em terem uma vida melhor, tranquila e equilibrada, com foco na manutenção da saúde para evitar doenças.
Antes de focarmos em como essa é uma oportunidade de negócios, vamos fazer uma retrospectiva histórica. Seu conceito existe desde a década de 1950, mas a origem dele é ainda mais antiga, quando as pessoas já procuravam por alternativas nos hábitos alimentares e cotidianos que proporcionam um bem-estar maior para o corpo e a mente.
Basicamente, o significado de wellness é o ato de praticar hábitos saudáveis diária e constantemente para obter melhorias na saúde física e mental, como consequência ter uma vida mais próspera, feliz e equilibrada em todas as suas esferas.
Do significado de wellness ao seu crescimento na pandemia
Pois bem, mas o assunto está cada vez mais em alta: de acordo com a consultoria McKinsey, o mercado global de Wellness está estimado em mais de US$ 1,5 trilhão, com crescimento anual de 5 a 10 por cento.
Esse crescimento foi impulsionado pela pandemia de Covid-19, que afetou diretamente o cotidiano, deixando as pessoas ainda mais interessadas em manter uma boa saúde física e mental.
Nesse sentido, a sociedade está cada vez mais imersa em soluções digitais para a saúde. Algumas startups healthtechs mostram na prática o que é wellness por meio de seus produtos digitais, como a Docway e a Prontlife para telemedicina e receituário digital, Strava para condicionamento físico e Sattva e Medite.se para meditação.
Dessa maneira, os empreendedores mudaram sua maneira de observar oportunidades, com uma visão focada no cliente, ou direct-to-consumer (direto ao consumidor, ou DTC) dentro dessa estratégia. É por isso que podemos destacar oito grandes áreas que os consumidores buscam cada vez mais dentro do conceito e significado de Wellness:
- Melhor saúde
- Ganho em fitness (condicionamento físico)
- Nutrição
- Melhor aparência
- Qualidade do sono
- Controle psico-emocional
- Capacidade de relacionamento social
- Melhor mindfulness
Cada uma dessas oito categorias é importante para os consumidores ao redor do Globo. O consumidor global percebe wellness como a visão ampliada de saúde e as soluções digitais como meio de exercer a gestão de wellness.
Soluções diretas para consumidor em wellness
Com isso, há um número crescente de soluções diretas ao consumidor (DTC) no mercado de saúde digital. Segundo a consultoria Runaway, a tendência de estratégia DTC em saúde digital está se acelerando nas principais economias, como Estados Unidos, China, Alemanha, Reino Unido, França e outros países. Contudo, o wellness é um movimento que evidentemente também podemos ver aqui no Brasil.
Como consequência da tendência de adotar estratégia DTC, o design estratégico vem sendo utilizado para desenvolver soluções em saúde e bem-estar está crescendo aceleradamente nas categorias MobileHealth e Telemedicina, e novas startups surgem com grande tração e validação em todo o mundo.
Leia também: Saúde 4.0 e 5.0 e as barreiras que o Brasil precisa derrubar pela cultura de inovação
Existem muitas variantes do processo de design estratégico em uso hoje. No entanto, todas as variantes incorporam os mesmos princípios, que foram descritos pela primeira vez pelo ganhador do Prêmio Nobel Herbert Simon em The Sciences of the Artificial em 1969. A Wellness Council of America (WELCOA) sugere o uso deste processo de seis etapas:
- Tenha empatia e compreenda as pessoas envolvidas.
- Defina o seu problema e os desafios e oportunidades do “quadro geral”.
- Gere inúmeras idéias e soluções possíveis.
- Conceba e experimente protótipos.
- Implementar e testar em campo os protótipos.
- Avalie os resultados, aprenda com eles e faça melhorias.
Mais importante ainda, o processo de seis etapas é extremamente eficaz para resolver problemas que não são bem conhecidos (como a recuperação física, ou emocional ou psicológica de uma pandemia global), enquadrando o problema de maneira centrada no ser humano, criando enxurrada de ideias em sessões de brainstorming e adotando uma abordagem direta e prática.
Tendências wellness para healhtechs
Nesse sentido, as principais tendências de wellness-healtechs com estratégia DTC observadas são:
- Os aplicativos de exercícios físicos como Fitbit, Strava, para e BetterHelp, Talkspace, Headspace, Calm estão adicionando benefícios de dieta e nutrição para melhorar suas ofertas para a saúde física dos usuários;
- Aplicativos de bem-estar social como Telavita, Zenklub, Talkspace, Headspace, Calm, estão surgindo desde 2020 para atender às necessidades específicas de saúde mental nas relações interpessoais entre amigos e familiares;
- Aplicativos holísticos de saúde e bem-estar como ZenWellness, Vitality Brasil, oferecem benefícios para a saúde física e mental são cada vez mais bem recebidos pelos usuários.
Para que a estratégia DTC seja bem sucedida em gerar soluções promissoras em wellness, os empreendedores colocam em prática a capacidade de observar situações, problemas; perceber brechas tecnológicas e mercadológicas; e por meio de criatividade, gerar soluções em wellness para o cliente.
Com tantas soluções, o mercado Wellness cresce impulsionado pelas necessidade atuais da sociedade onde a aplicação do design estratégico pela estratégia DTC de entender o cliente. Suas necessidades de desenvolvimento de soluções eficientes no espaço digital de saúde e bem-estar têm sido o diferencial de crescimento em mercado e valor desse nicho. Um nicho, aliás, que segue de exemplo para empreendedores e investidores de outras áreas em transformação digital.