Neste momento sua empresa produz uma imensidade de informações valiosas. Seja na linha de produção, no atendimento e vendas, em equipamentos utilizados por clientes ou pela própria firma. Por isso, é bom conhecer a importância da ciência de dados e inteligência artificial: ela apoiará ou transformará seu negócio.
Ao tomar conhecimento de quais dados sua companhia produz, você pode fazer coisas, como diziam nossos avós, do arco da velha. Em outras palavras, esse é o momento certo para dar um novo empurrão à transformação digital da sua empresa.
Isto é, em primeiro lugar, você pode analisar dados para melhorar a sua produtividade. Em segundo lugar, você pode aperfeiçoar produtos e serviços ou, até mesmo, trazer novas soluções para o mercado, a partir da inovação em novos modelos de negócios.
Um exemplo para explicar ciência de dados e inteligência artificial
Nós da Haze Shift temos um cliente que produz controladores para monitoramento de granjas de aves, suínos e bovinos de leite. São equipamentos que medem iluminação, pesagem de animais, quantidade de água e alimentos no local, temperatura, entre outros fatores.
Os equipamentos (de altíssima qualidade, diga-se de passagem) têm a função de monitorar e informar os dados do ambiente aos produtores e, com base neles, o produtor ou o especialista técnico toma as devidas ações.
Mas a empresa percebeu que os dados gerados poderiam antecipar movimentos dentro da criação. Com o histórico de dados, e uma solução matemática (algoritmo) envolvida, é possível recomendar automaticamente ações preventivas para prevenir riscos e melhorar o bem-estar animal.
Nós explicamos um pouco mais sobre essa ciência de dados e inteligência artificial no agronegócio neste outro artigo (clique para ler).
Parece complicado? Então vamos explicar como esse tipo de pensamento pode melhorar também outros setores.
Primeiro, faça uma reflexão
Quanto do conhecimento em dados que minha empresa possui pode oportunizar melhorias para meus parceiros, clientes e fornecedores, por meio da transformação digital?
Quando você começa a ter uma visão de possibilidades, como no case acima, existe uma capacidade inovadora para aperfeiçoar serviços e partir para modelos de negócios que nunca imaginou.
Inclusive, nós da Haze Shift temos equipes especializadas a analisar melhor esses dados e a encontrar novos parceiros para ampliar esses modelos através de várias rotas de inovação aberta. Por isso, acima de tudo, você precisa pensar em bons parceiros de negócios e colaboradores entendam e ajudem na interpretação de dados.
Transformando produtos do varejo em serviços por assinatura
Bons exemplos recentes e públicos podem ser observados na incipiente e crescente adoção da indústria 4.0 no Brasil. Inclusive, colaborando para soluções conectadas à economia circular, que busca eliminar o uso de resíduos por meio da sustentabilidade e inovação.
Nesse sentido, podemos aplicar o conceito de design circular apoiado na ciência de dados e inteligência artificial. Isto porque o design de um produto ou serviço é revisto e renovado, podendo gerar um novo modelo de negócios.
Leia mais sobre inovação em modelos de negócios neste artigo
Vejamos, rapidamente, o caso da YVY, que produz produtos de limpeza. Ao analisar os próprios dados de uso de plástico e consumo de água, e buscando a melhoria de processos, a empresa buscou uma solução inovadora. Para ser mais preciso, apostou em cápsulas retornáveis.
Funciona assim: por meio de embalagens reutilizáveis, pode-se fazer um plano de assinatura de cápsulas de limpeza. O próprio consumidor, em sua casa, faz a diluição daquele produto de limpeza. Confira:
Ou seja, foi criado um novo modelo de negócios. Isso porque a venda direta no varejo virou um serviço por assinatura que entrega cápsulas recicladas e recolhe as usadas.
Perceba: há uma conexão total com ESG e inovação. Certamente, isso só foi possível porque a ciência de dados baseada em pesquisas com o consumidor com dados cruzados sobre uso de plástico, água e experiência do cliente.
Além disso, com a clara informação de menos pessoas circulando em supermercados durante a pandemia, a empresa conseguiu novos clientes e ampliou a aposta na solução. Isso parece (com o perdão do trocadilho sobre limpeza) ter caído como uma luva: em novembro de 2021 já eram mais de 7 mil assinaturas, contra mil três anos antes.
Sua saúde com ciência de dados e inteligência artificial
Existem algumas áreas que já estão indo muito bem nesse sentido. E nós da Haze Shift já apresentamos casos de nossos clientes aqui mesmo em nosso blog.
Por exemplo, o cruzamento de dados das condições de saúde de pacientes, monitorados pelos próprios planos de saúde conforme exames em seus laboratórios e clínicas parceiras, podem apoiar médicos na decisão de tratamentos. Essa, aliás, é uma forma de compartilhar dados e conhecimento.
Da mesma forma já vemos produtos revolucionários nessa área por meio de aplicativos de celulares e produtos vestíveis, como relógios que monitoram a frequência cardíaca e pressão arterial, por exemplo. Os produtos podem emitir alertas úteis tanto para o paciente, quanto à distância para os médicos e os profissionais da saúde 4.0. E assim evitar que um caso clínico se agrave.
Leia também sobre startups e Planos de Saúde: Oportunidades para revolucionar o atendimento médico no Brasil
Nesse sentido, nós da Haze Shift já fizemos junto a clientes da área de saúde huntings de startups que poderiam oferecer soluções inovadoras.
Dessa forma, os planos e operadoras de saúde podem, inclusive, economizar com tratamentos mais baratos do que com internações e tratamentos caros. Além de tudo, aqui estamos falando de vidas, que deve ser sempre a prioridade em todos os campos da humanidade.
Quando as pessoas passam perto, lance a oferta
Vamos agora pensar no varejo. Será que não é possível fazer algo semelhante à YVY em seu negócio, lançando ofertas no momento certo? Por meio da ciência de dados e inteligência artificial, combinada a certos aplicativos, eu diria que sim. Inclusive, impulsionando a transformação digital em pequenas e médias empresas.
Quando não há verba para uma disrupção do negócio ou mesmo ainda não foi encontrada uma solução de melhoria de um produto (às vezes ele é bom o suficiente), você pode ampliar sua oferta quando o consumidor está perto de você.
O que eu quero dizer mesmo é que a estratégia de transformação digital e inovação de uma empresa também acontece pelas ruas. Na pandemia, por exemplo, a plataforma de mídia Otima passou a identificar pontos de aglomerações e aumento de pessoas circulando em um ambiente.
E se tecnologias do tipo forem aplicadas, por exemplo, no seu negócio quando há várias pessoas no entorno ou dentro do ambiente?
Por exemplo, shoppings e supermercados, ao serem comunicados por aplicativos ou equipamentos sobre uma grande presença de pessoas, podem lançar ofertas relâmpagos. Podem oferecer a degustação de um produto.
Essa ciência de dados e inteligência artificial pode ser combinada até mesmo por anúncios em auto falantes, uma vez que foi identificado um grande número de consumidores em potencial.
Leia também sobre o big data do agronegócio
Além do mais, existe uma tecnologia chamada geofencing, na qual você pode disparar ofertas de sua empresa para clientes no entorno via SMS ou outras redes sociais. Combinada à possibilidade de identificar grande movimento de pessoas então, pense nos ganhos que uma rede de padarias, supermercados ou mesmo sorveterias poderiam ter. E que tal utilizar esses princípios dentro de concessionárias de veículos, lojas de bicicletas, etc?
Agora vamos pensar fora de casa. Você já deve ter percebido, por exemplo, que quando busca um sapato na internet, vários anúncios do mesmo sapato começam a surgir? Bom, esse é um uso claro de ciência de dados e inteligência artificial na computação. Se você ainda não usa soluções assim, com o Google Ads (o mais acessível desse mercado), isso é mais do que recomendado.
Transformação digital, ciência de dados e inteligência artificial
Isto é, você precisa pensar na estratégia de transformação digital da sua empresa. E para isso, precisa encontrar um parceiro que entenda do assunto e combine tudo isso à estratégia de inovação com ciência de dados e inteligência artificial.
Nós da Haze Shift podemos fazer a análise de criação desses ambientes tecnológicos e de análise de dados, para ajudar você a entender os próximos passos para olhar para o futuro.
Dessa forma, em co-criação com sua empresa, faremos uma pesquisa de mercado e certamente poderemos responder qual será a melhor modelagem de soluções para os dados que sua organização dispõe.
Vamos, em conjunto, entender as necessidades do mercado, e se isso representa uma aplicação da base de clientes ou um aumento da possibilidade de oferta de serviços para seus atuais clientes. Basta entrar em contato para construirmos a melhor proposta. Vamos marcar uma conversa.