Haze Shift

Como mapear e fomentar o intraempreendedorismo para potencializar a cultura da inovação

Intraempreendedorismo

Intraempreendedorismo: ovos. Imagem de COARSE +FINE por Pixabay

Em nossa rotina aqui na Haze Shift temos a oportunidade de ver muito do intraempreendedorismo na prática. Eles são como ouro bruto, que se forem trabalhados podem se tornar ainda mais preciosos. 

Segundo levantamento publicado na revista HSM, 75% das organizações acreditam que irão trabalhar o intraempreendedorismo nos próximos 3 anos. Para isso, as empresas vão ter que criar um ambiente favorável para este projeto e para colaboradores interessados em participar desse processo.

Para garimpar esses profissionais, observamos que geralmente são pessoas com perfil comunicativo, criativo, inquieto, de atitude colaborativa e coragem de assumir riscos. 

É importante que as equipes de inovação consigam identificar quem são esses profissionais e aproveitar seu potencial para fomentar a cultura de inovação dentro da empresa. 

Conceito de intraempreendedorismo

O termo intraempreendedorismo foi consolidado pela primeira vez em 1985 no livro Os 10 Mandamentos do Intraempreendedorismo, de Gifford Pinchot III. O objetivo do intraempreendedorismo é incentivar os colaboradores a agirem como empreendedores dentro da própria empresa, criando um ambiente favorável para tomar decisões rápidas, redesenhar e aprender. Nós já falamos sobre este conceito em nosso blogpost, relembre aqui.

Apesar de não ser um conceito novo, o intraempreendedorismo tem crescido neste momento porque os ecossistemas de inovação estão cada vez mais maduros e favorecem a transformação de ideias em negócios. Outro fator importante é que as empresas também têm percebido que precisam se reinventar de forma mais rápida e constante. Seus recursos humanos já existentes na empresa podem ser peça fundamental nesse processo. 

Benefícios

Dar espaço para estas ideias se tornarem projetos e até novos negócios pode trazer muitos benefícios para a empresa, como:

Por exemplo, a 3M permite que seus colaboradores reservem 15% do seu tempo para projetos de motivação pessoal. Foi assim que surgiu um dos produtos mais importantes da empresa, o post-it.

Confira o vídeo da própria empresa que conta essa história em detalhes:

É bom sempre estar atento e criar um ambiente favorável ao intraempreendedorismo, o próximo produto ou serviço que sua empresa vai lançar pode vir de uma dessas iniciativas.

Leia também: Sete modelos de governança da inovação que você precisa conhecer agora mesmo

Modelos de inovação corporativa favorecem o intraempreendedorismo

Primeiramente, para fomentar o intraempreendedorismo, é importante ter modelos de inovação corporativa já existentes para que as boas ideias sigam um fluxo e façam parte de processos bem definidos. 

Vamos conferir juntos alguns modelos importantes de inovação corporativa:

  1. Desafios de inovação
  2. Programas de aceleração corporativa
  3. Comunidade de inovação interna
  4. Hubs de inovação
  5. Programas de inovação aberta
  6. Corporate Venture 

Pode ser que atualmente sua empresa não tenha todos esses modelos desenvolvidos, mas nós sabemos que os ambientes de inovação estão em constante mudança e crescimento, por isso, a partir do primeiro passo já é possível incentivar os empreendedores internos e desenvolverem suas iniciativas.

Para começar um programa de intraempreendedorismo, vamos conferir algumas sugestões da Camila Farani em seu texto na Forbes, que considera fundamental uma preparação com:  

Na HazeShift já apoiamos muitas empresas, como Novozymes, Nissan, Volvo  em diferentes modelos de inovação. Conte conosco para apoiar seu time a encontrar profissionais de ouro dentro do próprio negócio. Vamos conversar?

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