Como a Volvo SML SA inovou seu planejamento estratégico com
co-criação regional

Em 2021, a Volvo SML SA decidiu inovar seu processo de planejamento estratégico para a América Latina. Para isso, a área de Customer Service buscou envolver não apenas os líderes, mas também stakeholders de toda a cadeia produtiva. A Haze Shift foi convidada para apoiar esse projeto, usando metodologias de inovação aberta e co-criação, com o objetivo de criar um plano estratégico que fosse alinhado à matriz global, mas com um forte senso de pertencimento para todos os colaboradores.

Como a Volvo SML SA inovou seu planejamento estratégico com co-criação regional

Em 2021, a Volvo SML SA decidiu inovar seu processo de planejamento estratégico para a América Latina. Para isso, a área de Customer Service buscou envolver não apenas os líderes, mas também stakeholders de toda a cadeia produtiva. A Haze Shift foi convidada para apoiar esse projeto, usando metodologias de inovação aberta e co-criação, com o objetivo de criar um plano estratégico que fosse alinhado à matriz global, mas com um forte senso de pertencimento para todos os colaboradores.

  • Cliente: Volvo SML SA
  • Trabalho: Cultura de Inovação

O Desafio

O grande desafio do projeto foi adotar uma metodologia de co-criação no desenvolvimento do planejamento estratégico, engajando não apenas os líderes, mas todos os colaboradores, independentemente do nível hierárquico.

A Volvo SML SA precisava garantir o alinhamento com a matriz global, mas, ao mesmo tempo, tornar o planejamento estratégico acessível e apropriado para as necessidades regionais.

Outro desafio importante foi envolver múltiplos países da América Latina, promovendo a colaboração entre diferentes culturas organizacionais e garantindo a adesão ao processo de inovação.

O Desafio

O grande desafio do projeto foi adotar uma metodologia de co-criação no desenvolvimento do planejamento estratégico, engajando não apenas os líderes, mas todos os colaboradores, independentemente do nível hierárquico.

A Volvo SML SA precisava garantir o alinhamento com a matriz global, mas, ao mesmo tempo, tornar o planejamento estratégico acessível e apropriado para as necessidades regionais.

Outro desafio importante foi envolver múltiplos países da América Latina, promovendo a colaboração entre diferentes culturas organizacionais e garantindo a adesão ao processo de inovação.

Nossos Objetivos

para o projeto
Volvo: planejamento estratégico.

Metodologia & Abordagens

A metodologia escolhida para o projeto foi a Estratégia das 3 Caixas, aplicada nas fases de execução para garantir a adaptação e evolução contínua do planejamento estratégico. A primeira fase focou na análise do presente da organização, entendendo como as práticas atuais estavam sendo geridas.

A segunda fase utilizou um “esquecimento seletivo”, onde ações do passado que já não eram eficazes foram deixadas de lado. Por fim, a terceira fase se concentrou na construção do futuro da organização, com a criação do novo planejamento estratégico.

Em paralelo, a metodologia de co-criação foi fundamental para o sucesso do projeto. Foram realizadas pesquisas qualitativas com stakeholders chave e pesquisas quantitativas em 12 unidades na América Latina, abordando 200 pessoas. Isso ajudou a mapear as percepções sobre o presente, passado e futuro da Volvo.

Após a coleta de dados, workshops de compartilhamento de aprendizados e de co-criação foram conduzidos. Durante essas sessões, foi utilizada a metodologia Crazy 8’s, onde os participantes, com base nas informações obtidas, criaram fluxogramas e diagramas para visualizar as ideias e propostas de forma rápida e prática.

As propostas consolidadas foram finalmente validadas em um workshop com o Management Team, garantindo que a visão estratégica estivesse alinhada e fosse bem aceita por todos os colaboradores envolvidos.

Nossos Objetivos para o projeto

Metodologia & Abordagens

A metodologia escolhida para o projeto foi a Estratégia das 3 Caixas, aplicada nas fases de execução para garantir a adaptação e evolução contínua do planejamento estratégico. A primeira fase focou na análise do presente da organização, entendendo como as práticas atuais estavam sendo geridas.

A segunda fase utilizou um “esquecimento seletivo”, onde ações do passado que já não eram eficazes foram deixadas de lado. Por fim, a terceira fase se concentrou na construção do futuro da organização, com a criação do novo planejamento estratégico.

Em paralelo, a metodologia de co-criação foi fundamental para o sucesso do projeto. Foram realizadas pesquisas qualitativas com stakeholders chave e pesquisas quantitativas em 12 unidades na América Latina, abordando 200 pessoas. Isso ajudou a mapear as percepções sobre o presente, passado e futuro da Volvo.

Após a coleta de dados, workshops de compartilhamento de aprendizados e de co-criação foram conduzidos. Durante essas sessões, foi utilizada a metodologia Crazy 8’s, onde os participantes, com base nas informações obtidas, criaram fluxogramas e diagramas para visualizar as ideias e propostas de forma rápida e prática.

As propostas consolidadas foram finalmente validadas em um workshop com o Management Team, garantindo que a visão estratégica estivesse alinhada e fosse bem aceita por todos os colaboradores envolvidos.

Volvo: planejamento estratégico.

Resultados Conquistados

O projeto de inovação estratégica da Volvo SML SA fortaleceu a colaboração entre equipes e uniu diversas unidades na América Latina, resultando em conquistas significativas, como:

Resultados Conquistados

O projeto de inovação estratégica da Volvo SML SA fortaleceu a colaboração entre equipes e uniu diversas unidades na América Latina, resultando em conquistas significativas, como:

Validação Total

O planejamento estratégico foi validado por todos os colaboradores, sem exceções de nível hierárquico ou país, garantindo total compreensão e adesão ao plano.

Validação Total

O planejamento estratégico foi validado por todos os colaboradores, sem exceções de nível hierárquico ou país, garantindo total compreensão e adesão ao plano.

Colaboração Regional

Houve uma forte sinergia entre as unidades da Volvo na América Latina, incluindo Brasil, Argentina, Chile, Peru e Colômbia, fortalecendo o trabalho em conjunto.

Colaboração Regional

Houve uma forte sinergia entre as unidades da Volvo na América Latina, incluindo Brasil, Argentina, Chile, Peru e Colômbia, fortalecendo o trabalho em conjunto.

Pertencimento Coletivo

O projeto proporcionou um grande senso de pertencimento entre os colaboradores, reforçando o engajamento e a conexão com o processo de co-criação.

Pertencimento Coletivo

O projeto proporcionou um grande senso de pertencimento entre os colaboradores, reforçando o engajamento e a conexão com o processo de co-criação.

Alinhamento Global

O planejamento estratégico foi desenvolvido com total alinhamento à estratégia global do Grupo Volvo, criando um plano coeso e integrado.

Alinhamento Global

O planejamento estratégico foi desenvolvido com total alinhamento à estratégia global do Grupo Volvo, criando um plano coeso e integrado.

Relatos dos
nossos clientes

“ A Haze Shift nos entregou uma experiência, hoje não muito comum nas empresas, a sensação de trabalhar com pessoas. Ela é aberta, não cria uma entidade e deixa como maior legado a flexibilidade. Você consegue falar com qualquer uma das pessoas livremente e, às vezes, durante o projeto a gente confunde até mesmo quem é do nosso time e quem é da Haze Shift. Com o passar do tempo, a consultoria incorporou o modelo e se tornou um pouco Volvo , o que é uma característica difícil em um projeto de consultoria.”

José Bittencourt Filho, Customer Service Manager, Volvo SML SA

“Em consultorias de mercado, sempre vemos muitos modelos definidos. E na Haze Shift não. Ela tem uma proposta que se adequa às necessidades, em que está todo mundo no mesmo objetivo, orquestrando e fazendo malabares com as tarefas. Além disso, é muito difícil ver uma empresa que escute o cliente em todas as camadas operacionais como a Haze Shift faz. É um sinal de fortaleza; o material entregável e reports poderão ser aproveitados para várias outras coisas além do projeto que fizemos.”

José Bittencourt Filho, Customer Service Manager, Volvo SML SA

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