Como a Cibra transformou sua estratégia de inovação aberta
e conectou seu ecossistema

A Cibra, vencedora do Prêmio Empresa Inovadora 2022, procurou a Haze Shift após perceber que sua estratégia de inovação aberta poderia ser mais robusta. Buscavam não apenas avaliar suas práticas atuais, mas aprimorar suas ações e ampliar a rede de colaboração com fornecedores, parceiros, clientes e colaboradores.

Como a Cibra transformou sua estratégia de inovação aberta
e conectou seu ecossistema

A Cibra, vencedora do Prêmio Empresa Inovadora 2022, procurou a Haze Shift após perceber que sua estratégia de inovação aberta poderia ser mais robusta. Buscavam não apenas avaliar suas práticas atuais, mas aprimorar suas ações e ampliar a rede de colaboração com fornecedores, parceiros, clientes e colaboradores.

Como a Cibra transformou sua estratégia de inovação aberta
e conectou seu ecossistema

A Cibra, vencedora do Prêmio Empresa Inovadora 2022, procurou a Haze Shift após perceber que sua estratégia de inovação aberta poderia ser mais robusta. Buscavam não apenas avaliar suas práticas atuais, mas aprimorar suas ações e ampliar a rede de colaboração com fornecedores, parceiros, clientes e colaboradores.

  • Cliente: Cibra

  • Trabalho: Inovação Aberta

O Desafio

Embora a Cibra já possuísse uma área de inovação, a organização precisava dar um passo à frente, estruturando e tangibilizando sua estratégia de inovação aberta. O desafio foi criar as bases para operacionalizar essa inovação e conectar seus atores-chave: fornecedores, parceiros, clientes e colaboradores. A missão era co-criar um programa de Inovação Aberta robusto que engajasse todos esses agentes e fosse capaz de gerar resultados concretos para a empresa, através de uma série de ações incluindo entrevistas exploratórias, workshops e oficinas.

O Desafio

Embora a Cibra já possuísse uma área de inovação, a organização precisava dar um passo à frente, estruturando e tangibilizando sua estratégia de inovação aberta. O desafio foi criar as bases para operacionalizar essa inovação e conectar seus atores-chave: fornecedores, parceiros, clientes e colaboradores. A missão era co-criar um programa de Inovação Aberta robusto que engajasse todos esses agentes e fosse capaz de gerar resultados concretos para a empresa, através de uma série de ações incluindo entrevistas exploratórias, workshops e oficinas.

Nossos Objetivos

para o projeto

Metodologia & Abordagens

Para apoiar a Cibra na execução da inovação aberta, começamos com a definição de uma estratégia baseada na metodologia SMART, que garantiu objetivos específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais. Essa estrutura foi essencial para garantir um plano de ação claro e mensurável, proporcionando foco nas metas de curto, médio e longo prazo.

Após definir os objetivos, aplicamos a Teoria U, que orientou a transformação da prática de inovação na Cibra. Começamos com uma reunião imersiva com os principais stakeholders da empresa, o que permitiu mapear as percepções sobre a inovação existente.

Em seguida, conduzimos entrevistas exploratórias utilizando a metodologia Sabe, Sente, Sonha, que nos permitiu explorar o passado (SABE), entender as dores e expectativas atuais (SENTE) e mapear a visão de futuro (SONHA) da organização.

A partir dos insights, seguimos com 4 workshops de cocriação:

Workshop 1 Inovação Cibra e Rotas de Inovação Aberta: Apresentamos a estratégia da Cibra e 15 rotas de inovação aberta. Os participantes, divididos em grupos, conectaram as ideias com as rotas utilizando o Mural.

Workshop 2 – Ambiente para Inovação Aberta – Parte 1: Construiu-se a rede de valor entre a Cibra e seus parceiros, mapeando atores chave do ecossistema, como universidades e startups.

Workshop 3 – Ambiente para Inovação Aberta – Parte 2: Os participantes priorizaram os principais parceiros para a inovação, identificando oportunidades com clientes e consumidores.

Workshop 4 – Ideação de Proposta de Valor para Inovação Aberta: Foram cocriadas propostas de valor para fornecedores, parceiros, clientes, startups e institutos de pesquisa, focando em ganhos e desafios para cada ator.

Finalizamos com oficinas de validação, onde priorizamos as propostas de valor e desenhamos ações concretas para fortalecer o ecossistema de inovação da Cibra.

Nossos Objetivos para o projeto

Metodologia & Abordagens

Para apoiar a Cibra na execução da inovação aberta, começamos com a definição de uma estratégia baseada na metodologia SMART, que garantiu objetivos específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais. Essa estrutura foi essencial para garantir um plano de ação claro e mensurável, proporcionando foco nas metas de curto, médio e longo prazo.

Após definir os objetivos, aplicamos a Teoria U, que orientou a transformação da prática de inovação na Cibra. Começamos com uma reunião imersiva com os principais stakeholders da empresa, o que permitiu mapear as percepções sobre a inovação existente.

Em seguida, conduzimos entrevistas exploratórias utilizando a metodologia Sabe, Sente, Sonha, que nos permitiu explorar o passado (SABE), entender as dores e expectativas atuais (SENTE) e mapear a visão de futuro (SONHA) da organização.

A partir dos insights, seguimos com 4 workshops de cocriação:

Workshop 1 Inovação Cibra e Rotas de Inovação Aberta: Apresentamos a estratégia da Cibra e 15 rotas de inovação aberta. Os participantes, divididos em grupos, conectaram as ideias com as rotas utilizando o Mural.

Workshop 2 – Ambiente para Inovação Aberta – Parte 1: Construiu-se a rede de valor entre a Cibra e seus parceiros, mapeando atores chave do ecossistema, como universidades e startups.

Workshop 3 – Ambiente para Inovação Aberta – Parte 2: Os participantes priorizaram os principais parceiros para a inovação, identificando oportunidades com clientes e consumidores.

Workshop 4 – Ideação de Proposta de Valor para Inovação Aberta: Foram cocriadas propostas de valor para fornecedores, parceiros, clientes, startups e institutos de pesquisa, focando em ganhos e desafios para cada ator.

Finalizamos com oficinas de validação, onde priorizamos as propostas de valor e desenhamos ações concretas para fortalecer o ecossistema de inovação da Cibra.

Resultados Conquistados

A modelagem da estratégia de inovação aberta na Cibra conectou equipes, parceiros e clientes, gerando impactos significativos na transformação da empresa, como:

Resultados Conquistados

A modelagem da estratégia de inovação aberta na Cibra conectou equipes, parceiros e clientes, gerando impactos significativos na transformação da empresa, como:

30

stakeholders, aproximadamente, envolvidos diretamente nos workshops e 4 grupos de trabalho criados

30

stakeholders, aproximadamente, envolvidos diretamente nos workshops e 4 grupos de trabalho criados

Conexão Estratégica

Engajamento de fornecedores, parceiros, clientes e colaboradores, criando um ecossistema mais robusto de inovação.

Conexão Estratégica

Engajamento de fornecedores, parceiros, clientes e colaboradores, criando um ecossistema mais robusto de inovação.

Efetividade Incrementada

Implementação bem-sucedida de novas rotas de inovação aberta, ajustadas às necessidades da empresa.

Efetividade Incrementada

Implementação bem-sucedida de novas rotas de inovação aberta, ajustadas às necessidades da empresa.

Avaliação Exelente

O projeto foi classificado com a nota máxima na avaliação de Customer Success da Cibra, refletindo a satisfação com o processo

Avaliação Exelente

O projeto foi classificado com a nota máxima na avaliação de Customer Success da Cibra, refletindo a satisfação com o processo

Relatos dos
nossos clientes

“ Participar do projeto de inovação aberta foi uma experiência transformadora para nós. A atuação colaborativa com outros atores trouxe insights valiosos que impulsionaram a definição da nossa estratégia, resultando numa jornada clara que percorreremos, bem como em possíveis formas de relacionamento com o ecossistema que estamos inseridos.”

Iure Fernandes Pereira, Analista na Cibra

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