Se você trabalha com inovação ou no mercado digital, certamente já ouviu falar na importância do engajamento do usuário. Essa é uma rota de inovação aberta essencial que envolve clientes finais para construir um produto ou serviço e aumentar a entrega de valor.
Aliás, a entrega de valor é o que mais conta quando pensamos no engajamento do usuário, ou seja, em uma construção inteiramente focada no usuário para atender e superar as expectativas. São eles que vão ajudar na construção final. Isso envolve usar ciência de dados, fazer testes e chamar consumidores para conversar sobre alguns itens relacionados ao produto ou serviço a ser desenvolvido ou aprimorado no engajamento do usuário:
- Teste de usabilidade e interface do usuário
- Teste de uma funcionalidade específica
- Teste de fluxos de um determinado serviço
- Análise da experiência e emoções do usuário.
E olha que esses são apenas três exemplos. Portanto, vamos nos aprofundar no Engajamento do Usuário que é uma das 33 rotas de inovação aberta (mais precisamente a última, número 33) disponíveis para sua empresa inovar, seja em processos ou em produtos e serviços!
O que é engajamento do usuário?
Engajamento do usuário significa criar uma experiência personalizada para seu usuário, seja digital ou fisicamente. Ao projetar para os consumidores, clientes ou colaboradores as suas próprias necessidades, você cria um gancho na mente do usuário para retornar ao seu produto, serviço ou aplicativo.
Isso pode ser feito de diferentes formas. Uma delas é por meio da inteligência artificial (IA) e da ciência de dados. A segunda forma é por meio da participação ativa do usuário na construção do produto.
No primeiro caso, existem algoritmos que auxiliam empresas, sobretudo digitais, a perceber o comportamento do usuário para engajá-lo em sua jornada de compras ou navegação em aplicativos, por exemplo. Vejamos o caso da Netflix. A partir do comportamento de estilos de filmes e séries que o usuário assiste, o algoritmo sugere na navegação produções que aderem ao estilo do usuário: engajamento garantido.
Já a participação ativa é um pouco mais manual, mas também (a exemplo do caso acima) altamente eficiente. Um exemplo de como isso é possível é por meio do crowdsourcing – que, aliás, é outra rota de inovação, mais precisamente a rota número 22.
Leia também: Como funciona o crowdsourcing, uma forma de democratizar a inovação aberta
O crowdsourcing conta com a sabedoria de um coletivo, como stakeholders internos e externos. Reúne-se um conjunto de pessoas para contribuir com um projeto com ideias e testes de produtos e serviços e feedbacks. Assim, o produto fica moldado a partir do próprio engajamento do usuário.
Engajamento do usuário: design centrado no usuário
Tudo que explicamos acima está também relacionado ao design estratégico, que contempla etapas de descoberta de um problema a ser resolvido até a prototipagem e a testagem. No caso do engajamento do usuário, a participação direta ou via análise de dados é fundamental.
Esse desenvolvimento faz uso do chamado Design Centrado no Usuário (DCU): uma forma de utilizar ferramentas do design para conseguir o engajamento do usuário. O DCU se baseia com o foco nas necessidades humanas e busca entender possíveis objetivos dos usuários ao consumirem um produto, serviço, processo ou aplicativo. Aqui entram quatro etapas básicas (perceba como elas estão alinhadas ao design estratégico):
- Identificação de requisitos: é a base de verificação de oportunidades e problemas, ou seja, da descoberta e definição. Essa identificação pode ser feita pela observação e análise, por exemplo, da Teoria U (clique para ler).
- Criar soluções alternativas: aqui entra a ideação que gera novas ideias, e onde se coloca o usuário junto no desenvolvimento. É onde se verifica o que pode fazer para que entregue mais valor para o usuário. Algumas companhias fazem isso em diversos momentos em seus produtos. Novamente, podemos citar a Netflix, que extrai ideias com sua forte e criativa presença nas mídias sociais.
- Construir protótipos testáveis: aqui entra a prototipagem e testagem dos próprios usuários. O protótipo não precisa ser um produto final, podendo ser, por exemplo, o modelo 3D da teoria U. Exemplo: fabricantes de carros montam o carro em uma massa grande para apresentar seus projetos piloto.
- Avaliar com usuários: na parte final busca-se pegar o feedback da solução, mantendo o engajamento do usuário, para aprimorar cada vez mais a solução.
Engajamento do usuário: exemplo das cadeiras gamer
Nos últimos anos, cresceu o número das chamadas cadeiras gamers, aquelas focadas em indivíduos que curtem jogos por horas a fio. Mas devido ao seu conforto, ergonomia e regulagem, passou a ser utilizada por profissionais que ficam horas trabalhando em frente ao computador. Eu sou uma prova viva disso. E já vi elas sendo utilizadas até mesmo em portarias de prédios comerciais.
Nesse sentido, vale a pena citar os exemplos das cadeiras Force One e da Gamer Alpha Pro, que tem uma evidente linha de design centrado no usuário.
Segundo reportagem da PSX Brasil, a Force One fez pesquisas das reais necessidades de jogadores (como prega o design estratégico nas etapas de descoberta e definição) e segue com acompanhamento via WhatsApp e assistência técnica junto ao consumidor final para estar próximo ao consumidor (ou seja, testagem contínua do design estratégico).
Já este artigo da Flexform, desenvolvedora das cadeiras Gamer Alpha Pro, o trabalho é feito em um laboratório acreditado pelo Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE). Tudo isso reflete no engajamento do usuário.
Como nós podemos ajudar?
A Haze pode ajudar na implementação de uma estratégia focada no Design a fim de extrair o que é valor dos seus clientes, bem como processos ou programas de inovação aberta como idealabs, que podem propiciar o envolvimento dos clientes no processo criativo.
Portanto, se você tem ou busca desenvolver um produto, serviço, processo ou aplicativos, vamos conversar sobre como engajar seu usuário para construir o serviço em conjunto. Certamente, a entrega de valor será o melhor possível. Essa a construção focada no usuário vai dar asas à inovação na sua empresa e irá superar as expectativas.