Inova-San – Inovação Aberta e Educação Empreendedora da Nissan
Casos de Sucesso
Em setembro de 2019, o Inova-San realizou a etapa de Ideathons nas cidades de Resende, Volta Redonda e Valença no estado do Rio de Janeiro.
Encontro da Agência USP e do Programa Inova-San no dia 5 de março de 2020 com as startups vencedoras do programa.
Uma maneira simples de adotar a inovação aberta é estar receptivo às oportunidades que o mercado traz e compreender que o conhecimento não está apenas dentro de uma organização, mas sim em toda a sociedade. Foi pensando nisso que o Instituto Nissan convidou nós da Haze Shift para ajudá-los na missão de cocriar com eles e com a comunidade Rio Sul Valley, um programa de Inovação Aberta e Educação Empreendedora da Nissan para gerar impacto no ambiente acadêmico do sul fluminense no estado do Rio de Janeiro.
O desafio
A Nissan possui uma das suas principais unidades industriais do mundo, no estado do Rio de Janeiro e ela foi inaugurada em 2014, na cidade de Resende - a Nissan Brasil. Essa Unidade recebeu um dos maiores investimentos realizados no país com capacidade de produzir até 200 mil veículos e 200 mil motores por ano. Mas a Nissan Brasil, desejava ir além da produção fabril e sim desenvolver também iniciativas de impacto por meio da inovação no seu entorno e passou o desafio para o Instituto Nissan.
Os objetivos do cliente
O objetivo macro do Instituto Nissan era criar relacionamento com a comunidade do entorno com ênfase no ambiente universitário sul fluminense para construir conexões com o ecossistema regional, promover temas como: sustentabilidade, inovação, acessibilidade e dar visibilidade nacional para a região Sul Fluminense.
Como trabalhamos a Inovação aberta
Cocriamos um programa de inovação aberta envolvendo diversas áreas estratégicas da Nissan com universidades, professores, comunidade de inovação local, a Rio Sul Valley - RSV, e demais agentes de inovação do ecossistema do sul fluminense. Durante 10 meses de desdobramento do Inova-san, tivemos 3 fases principais e atividades semanais promovendo frequência na construção de relações que envolviam tecnologia, inovação e cooperação.
Fizemos da estratégia do Programa, que atendia os objetivos da Nissan dentro do tema estratégico Sustentabilidade, toda a gestão e operação da metodologia do programa seguindo as boas práticas de mercado como o NPS - Net Promoter Score, que detecta o nível de recomendação dos participantes.
Os Resultados
Durante aqueles 10 meses de Inova-san, as expectativas foram superadas com um alcance de conexões maior do que o esperado. O Inova-San sensibilizou mais de 10 mil pessoas nas cidades do sul fluminense e de outras regiões do Brasil também. Tivemos mais de 1 mil participantes da edição 2019 de 13 cidades. Os participantes dos 250 times receberam em torno de 8 mil horas em certificados para cada integrante das equipes. Foram realizadas mais de 160 mentorias, mais de 40 encontros, palestras e eventos presenciais e pela internet.
A Nissan Brasil envolveu mais de 200 colaboradores que se conectaram com participantes e outros 30 mentores do mercado dos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, a unidade da Nissan se conectou diretamente com pelo menos 10 instituições de ensino superior da região e começou o desenvolvimento de cooperação técnica com 3 universidades. O feedback da maioria dos participantes do Inova-san, ficou dentro da zona de excelência, segundo o NPS. As startups criadas no Inova-san e que venceram o Programa foram:
- All Zero - social startup de vendas online às pessoas com restrições alimentares a preços acessíveis.
- Smart Logout - Plataforma motorizada com alavancas direcionais, que proporciona ao cadeirante um deslocamento mais ágil e cômodo
- Ecobilge - Tecnologia para controlar a poluição marítima. Utilizando as leis da física e a tecnologia, a startup desenvolveu um separador de água e óleo de baixo custo para embarcações.
Conheça mais sobre as startups vencedoras do Inova-San
Inova-San – Inovação aberta e educação empreendedora da Nissan
Casos de Sucesso
Uma maneira simples de adotar a inovação aberta é estar receptivo às oportunidades que o mercado traz e compreender que o conhecimento não está apenas dentro de uma organização, mas sim em toda a sociedade. Foi pensando nisso que o Instituto Nissan convidou nós da Haze Shift para ajudá-los na missão de cocriar com eles e com a comunidade Rio Sul Valley, um programa de Inovação Aberta e Educação Empreendedora da Nissan para gerar impacto no ambiente acadêmico do sul fluminense no estado do Rio de Janeiro.
O desafio
A Nissan possui uma das suas principais unidades industriais do mundo no estado do Rio de Janeiro e ela foi inaugurada em 2014 na cidade de Resende - a Nissan Brasil. Essa Unidade recebeu um dos maiores investimentos realizados no país com capacidade de produzir até 200 mil veículos e 200 mil motores por ano. Mas a Nissan Brasil, desejava ir além da produção fabril e sim desenvolver também iniciativas de impacto por meio da inovação no seu entorno e passou o desafio para o Instituto Nissan.
Os objetivos do cliente
O objetivo macro do Instituto Nissan era criar relacionamento com a comunidade do entorno com ênfase no ambiente universitário sul fluminense para construir conexões com o ecossistema regional, promover temas como: sustentabilidade, inovação, acessibilidade e dar visibilidade nacional para a região Sul Fluminense.
Como trabalhamos a Inovação aberta
Cocriamos um programa de inovação aberta envolvendo diversas áreas estratégicas da Nissan com universidades, professores, comunidade de inovação local, a Rio Sul Valley - RSV, e demais agentes de inovação do ecossistema do sul fluminense. Durante 10 meses de desdobramento do Inova-san, tivemos 3 fases principais e atividades semanais promovendo frequência na construção de relações que envolviam tecnologia, inovação e cooperação. Fizemos da estratégia do Programa, que atendia os objetivos da Nissan dentro do tema estratégico Sustentabilidade, toda a gestão e operação da metodologia do programa seguindo as boas práticas de mercado como o Net Promoter Score (NPS) que detecta o nível de recomendação dos participantes.
Os Resultados
Durante aqueles 10 meses de Inova-san, o Programa superou as expectativas com um alcance de conexões maior do que o esperado. O Inova-san sensibilizou mais de 10 mil pessoas nas cidades do sul fluminense e de outras regiões do Brasil também. Tivemos mais de 1 mil participantes da edição 2019 de 13 cidades. Os participantes dos 250 times receberam em torno de 8 mil horas em certificados para cada integrante das equipes. Foram realizadas mais de 160 mentorias, mais de 40 encontros, palestras e eventos presenciais e pela internet. A Nissan Brasil envolveu mais de 200 colaboradores que se conectaram com participantes e outros 30 mentores do mercado dos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, a unidade da Nissan se conectou diretamente com pelo menos 10 instituições de ensino superior da região e começou o desenvolvimento de cooperação técnica com 3 universidades. O feedback da maioria dos participantes do Inova-san, ficou dentro da zona de excelência, segundo o NPS. As startups criadas no Inova-san e que venceram o Programa foram:
All Zero - social startup de vendas online às pessoas com restrições alimentares a preços acessíveis.
Smart Logout - Plataforma motorizada com alavancas direcionais, que proporciona ao cadeirante um deslocamento mais ágil e cômodo
Ecobilge - Tecnologia para controlar a poluição marítima. Utilizando as leis da física e a tecnologia, a startup desenvolveu um separador de água e óleo de baixo custo para embarcações.
CONTEÚDO RELACIONADO
Ambev Tech: Desafio de Inovação Aberta Academy Hack
Conheça o programa ABI Academy Hack da Ambev Tech, do qual nós da Haze Shift fomos co-facilitadores.
Como fizemos a Modelagem de Programa de Inovação Aberta da Cibra
A Cibra já tinha uma área de inovação e buscou tangibilizar e operacionalizar as estratégias por meio da Modelagem de Programa de Inovação Aberta; confira.
Workshop Indústria 4.0 na São Martinho: a estratégia antes, durante e depois
Em um projeto inédito, a São Martinho promoveu o Workshop Indústria 4.0. Saiba como ela conseguiu disseminar esse conhecimentos na empresa.