Project Description

Renault Experience – Programa de inovação aberta entre a Renault e as universidades

Casos de Sucesso

  • Cliente: Renault do Brasil

  • Trabalho: Inovação Aberta

A Haze Shift realiza o Renault Experience, um programa de Inovação e Empreendedorismo por meio do modelo de Startups, criado especialmente para os estudantes universitários.

O desafio
O Renault Experience completa doze anos em 2020. Com isso a Renault busca reformular o Programa maximizando os resultados obtidos durante toda a sua história.

Como trabalhamos a Inovação aberta

Podemos dizer que a Inovação Aberta está intimamente relacionada às universidades, sendo elas um dos mais importantes agentes das transformações profissionais e mercadológicas que a Inovação Aberta pode produzir. Para participar, basta o estudante se inscrever no site do Renault Experience para ter acessos aos desafios e a conteúdos de geração de ideias e modelagem de negócios.

O Programa, contém três fases: Ideathon, Pré-aceleração e Aceleração. As duas primeiras realizadas em ambiente on-line e durante todo o processo, os participantes recebem a mentoria de profissionais da Renault e do mercado.

 

Os Resultados do programa de inovação aberta

O programa de inovação aberta Renault Experience já impactou cerca de 500 instituições de ensino de 140 cidades em 25 estados brasileiros, fomentando a inovação e o empreendedorismo no Brasil. Somente no último ano foram mais de 1.700 participantes no ciclo 2019 e Twizy Contest 2020. Dentro dos resultados também tivemos mais de 10 mil horas de conteúdos e treinamentos distribuídos em certificados para 170 participantes.
No ciclo de 2019 as startups vencedoras do programa foram:

  • @OrniTwizy: Sistema de mobilidade urbana baseado no modelo de car-sharing que permite a utilização por PCD’s.
  • @Ride.oficial: Novo conceito de bicicleta elétrica, em alumínio, leve e dobrável.
  • @Eva.horizontes: Plataforma de capacitação em gestão de mídias sociais para em mães jovens de baixa renda.

A startup @OrniTwizy, também foi campeã do programa Twizy Contest 2019 em Paris, que selecionou os principais projetos de diversos países envolvendo o Twizy e a mobilidade.

Além das startups, o Renault Experience também gerou como resultados, uma comunidade orgânica de ex-participantes que se tornaram embaixadores do programa, influenciadores da marca Renault e também colaboram ativamente nas iniciativas do Renault Experience. Para conhecer mais sobre os embaixadores do programa, visite: comunidade.renaultexperience.com.br

Conheça mais sobre o Renault Experience

Renault Experience - Inovação aberta entre a Renault e as universidades

Casos de Sucesso

  • Cliente: Renault

  • Trabalho: Inovação Aberta

A Haze Shift realiza o Renault Experience, um programa de inovação e empreendedorismo através do modelo de Startups, criado especialmente para os estudantes universitários.

O desafio

O Renault Experience completa doze anos em 2020. Com isso a Renault buscava reformular a iniciativa maximizando os resultados obtidos durante toda a sua história.

Como trabalhamos a Inovação aberta

Podemos dizer que a inovação aberta está intimamente relacionada às universidades, sendo elas, um dos mais importantes agentes das transformações profissionais e mercadológicas que a inovação aberta pode produzir. Para participar, basta o estudante se inscrever no site do programa e ter acessos aos desafios e a conteúdos de geração de ideias e modelagem de negócios.

O programa, contém três fases: Ideathon, pré-aceleração e aceleração. As duas primeiras realizadas em ambiente on-line. Durante todo o processo, os participantes recebem a mentoria de profissionais da Renault e do mercado.

Os Resultados

O programa Renault Experience já impactou aproximadamente 500 instituições de ensino de 140 cidades em 25 estados do Brasil fomentando a inovação e o empreendedorismo no Brasil. Somente no último ano foram mais de 1.700 participantes no ciclo 2019 e Twizy Contest 2020. Dentro dos resultados também tivemos mais de 10 mil horas de conteúdos e treinamentos distribuídos em certificados para 170 participantes.

No ciclo de 2019 as startups vencedoras do programa foram:

@OrniTwizy: Sistema de mobilidade urbana baseado no modelo de car-sharing que permite a utilização por PCD’s.

@Ride.oficial: Novo conceito de bicicleta elétrica, em alumínio, leve e dobrável.

@Eva.horizontes: Plataforma de capacitação em gestão de mídias sociais para em mães jovens de baixa renda.

A startup @OrniTwizy, uma das vencedoras do Renault Experience edição 2019, foi campeã do Twizy Contest em Paris na etapa internacional do programa que selecionou os principais projetos de diversos países envolvendo o Twizy e a mobilidade.

Além das startups, o Renault Experience também gerou como resultados uma comunidade orgânica de ex participantes que se tornaramm embaixadores do programa. Eles se tornaram influenciadores da marca Renault e colaboram ativamente nas iniciativas do Renault Experience. Para conhecer mais sobre a comunidade de embaixadores do programa, visite: comunidade.renaultexperience.com.br

Conheça mais sobre o Renault Experience

CONTEÚDO RELACIONADO

VER TODOS