Veja como a Nissan Impulsionou a Inovação e a Educação Empreendedora no Sul Fluminenseem em 2019

A Nissan Brasil possui uma das suas principais unidades industriais no estado do Rio de Janeiro, inaugurada em 2014, na cidade de Resende. Com capacidade para produzir até 200 mil veículos e 200 mil motores por ano, a empresa não só queria expandir suas operações, mas também gerar um impacto positivo no ambiente ao seu redor, com foco no ecossistema acadêmico e regional.

Veja como a Nissan Impulsionou
a Inovação e a Educação Empreendedora no Sul Fluminense em 2019

A Nissan Brasil possui uma das suas principais unidades industriais no estado do Rio de Janeiro, inaugurada em 2014, na cidade de Resende. Com capacidade para produzir até 200 mil veículos e 200 mil motores por ano, a empresa não só queria expandir suas operações, mas também gerar um impacto positivo no ambiente ao seu redor, com foco no ecossistema acadêmico e regional.

  • Cliente:  Nissan

  • Trabalho: Inovação Aberta

O Desafio

A Nissan Brasil possui uma das suas principais unidades industriais no estado do Rio de Janeiro, na cidade de Resende. Com a capacidade de produzir até 200 mil veículos e 200 mil motores por ano, a unidade é um dos maiores investimentos industriais do país. Porém, a Nissan queria ir além da produção fabril. A missão era promover a inovação no entorno, estabelecendo um vínculo mais estreito com a comunidade acadêmica da região e criando um ambiente de inovação para gerar impactos positivos.

O Desafio

A Nissan Brasil possui uma das suas principais unidades industriais no estado do Rio de Janeiro, na cidade de Resende. Com a capacidade de produzir até 200 mil veículos e 200 mil motores por ano, a unidade é um dos maiores investimentos industriais do país. Porém, a Nissan queria ir além da produção fabril. A missão era promover a inovação no entorno, estabelecendo um vínculo mais estreito com a comunidade acadêmica da região e criando um ambiente de inovação para gerar impactos positivos.

Nossos Objetivos

para o projeto

Metodologia & Abordagens

A Haze Shift cocriou o programa de Inovação Aberta “Inova-San” com o Instituto Nissan, envolvendo diversas áreas da empresa e parceiros estratégicos como universidades, a Rio Sul Valley (RSV) e outras organizações do ecossistema de inovação local. Durante 10 meses, o programa foi estruturado em 3 fases principais, com atividades semanais focadas em construir relações colaborativas em torno de temas como tecnologia, inovação e sustentabilidade.

Dentro dessa jornada, as startups foram uma parte essencial do processo de cocriatividade. O Inova-San foi um terreno fértil para a criação e desenvolvimento de soluções inovadoras, com destaque para as startups vencedoras que passaram a impactar a sociedade de forma prática. As startups All Zero, Smart Logout e Ecobilge emergiram como exemplos de inovação aplicada, cada uma focada em resolver problemas reais:

All Zero, uma startup social, desenvolveu uma plataforma de vendas online para pessoas com restrições alimentares, oferecendo produtos a preços acessíveis.

Smart Logout criou uma solução inclusiva, uma plataforma motorizada com alavancas direcionais para cadeirantes, garantindo mais agilidade e conforto na mobilidade.

Ecobilge se destacou ao criar uma tecnologia para controle da poluição marítima, com um separador de água e óleo de baixo custo para embarcações.

Além das inovações geradas, o programa foi gerido seguindo boas práticas de mercado, incluindo o uso do Net Promoter Score (NPS) para medir a satisfação e o impacto do programa, que obteve um feedback excelente por parte dos participantes.

Nossos Objetivos para o projeto

Metodologia & Abordagens

A Haze Shift cocriou o programa de Inovação Aberta “Inova-San” com o Instituto Nissan, envolvendo diversas áreas da empresa e parceiros estratégicos como universidades, a Rio Sul Valley (RSV) e outras organizações do ecossistema de inovação local. Durante 10 meses, o programa foi estruturado em 3 fases principais, com atividades semanais focadas em construir relações colaborativas em torno de temas como tecnologia, inovação e sustentabilidade.

Dentro dessa jornada, as startups foram uma parte essencial do processo de cocriatividade. O Inova-San foi um terreno fértil para a criação e desenvolvimento de soluções inovadoras, com destaque para as startups vencedoras que passaram a impactar a sociedade de forma prática. As startups All Zero, Smart Logout e Ecobilge emergiram como exemplos de inovação aplicada, cada uma focada em resolver problemas reais:

All Zero, uma startup social, desenvolveu uma plataforma de vendas online para pessoas com restrições alimentares, oferecendo produtos a preços acessíveis.

Smart Logout criou uma solução inclusiva, uma plataforma motorizada com alavancas direcionais para cadeirantes, garantindo mais agilidade e conforto na mobilidade.

Ecobilge se destacou ao criar uma tecnologia para controle da poluição marítima, com um separador de água e óleo de baixo custo para embarcações.

Além das inovações geradas, o programa foi gerido seguindo boas práticas de mercado, incluindo o uso do Net Promoter Score (NPS) para medir a satisfação e o impacto do programa, que obteve um feedback excelente por parte dos participantes.

Resultados Conquistados

A parceria entre a Nissan e a Haze Shift para a realização desse programa de inovação aberta resultou em avanços concretos, como:

Resultados Conquistados

A parceria entre a Nissan e a Haze Shift para a realização desse programa de inovação aberta resultou em avanços concretos, como:

+10.000

pessoas sensibilizadas nas cidades do sul fluminense e outras regiões do Brasil.

+10.000

pessoas sensibilizadas nas cidades do sul fluminense e outras regiões do Brasil.

1.000

participantes de 13 cidades diferente em todo o país.

1.000

participantes de 13 cidades diferente em todo o país.

250

equipes formadas com mais de 8 mil horas de certificação para os participantes.

250

equipes formadas com mais de 8 mil horas de certificação para os participantes.

160

mentorias realizadas com a participação de 200 colaboradores da Nissan e 30 mentores especializados.

160

mentorias realizadas com a participação de 200 colaboradores da Nissan e 30 mentores especializados.

40

encontros e eventos, tanto presenciais quanto online, promovendo a colaboração e troca de conhecimento.

40

encontros e eventos, tanto presenciais quanto online, promovendo a colaboração e troca de conhecimento.

Integração Universitária

A Nissan Brasil estabeleceu cooperação com 10 universidades da região e iniciou parcerias técnicas com 3 delas.

Integração Universitária

A Nissan Brasil estabeleceu cooperação com 10 universidades da região e iniciou parcerias técnicas com 3 delas.

Conclusão

O Inova-San mostrou que inovação aberta é mais do que uma metodologia. É uma ponte real entre empresas, universidades e sociedade. Ao conectar ecossistemas e transformar ideias em soluções com impacto tangível, o projeto consolidou a Nissan como agente de transformação regional. Para a Haze Shift, essa jornada reafirma o poder da cocriação estruturada e do design estratégico como caminhos para gerar valor, legado e futuro.

CONTEÚDO RELACIONADO