Como o HackaCorp melhorou a comunicação interna do Grupo In Press com inovação colaborativa
O Grupo In Press, segundo maior grupo de comunicação corporativa do Brasil, buscava aprimorar o atendimento interno e a colaboração entre as equipes. Em parceria com a Haze Shift, foi criado o HackaCorp, um hackathon interno focado nas áreas corporativas (RH, Administrativo, Financeiro) com o objetivo de melhorar a comunicação interna e promover uma cultura de inovação colaborativa, focada na melhoria do atendimento e eficiência dos processos internos.
Como o HackaCorp melhorou a comunicação interna do Grupo In Press com inovação colaborativa
O Grupo In Press, segundo maior grupo de comunicação corporativa do Brasil, buscava aprimorar o atendimento interno e a colaboração entre as equipes. Em parceria com a Haze Shift, foi criado o HackaCorp, um hackathon interno focado nas áreas corporativas (RH, Administrativo, Financeiro) com o objetivo de melhorar a comunicação interna e promover uma cultura de inovação colaborativa, focada na melhoria do atendimento e eficiência dos processos internos.

O Desafio
O Grupo In Press buscava melhorar a integração e a comunicação entre suas áreas corporativas, visando otimizar o atendimento aos clientes internos. Embora as equipes tivessem boas intenções, havia uma oportunidade de aprimorar a colaboração e a transparência nos processos. Esse foi o ponto de partida para o HackaCorp.
O desafio para a Haze Shift foi projetar uma solução que promovesse uma mudança cultural, incentivando a inovação e colaboração em um ambiente corporativo diversificado. A ideia era construir uma abordagem de inovação que, ao mesmo tempo, fosse eficiente e integrada, alinhando as áreas de suporte com as necessidades dinâmicas das agências do grupo.
O Desafio
O Grupo In Press buscava melhorar a integração e a comunicação entre suas áreas corporativas, visando otimizar o atendimento aos clientes internos. Embora as equipes tivessem boas intenções, havia uma oportunidade de aprimorar a colaboração e a transparência nos processos. Esse foi o ponto de partida para o HackaCorp.
O desafio para a Haze Shift foi projetar uma solução que promovesse uma mudança cultural, incentivando a inovação e colaboração em um ambiente corporativo diversificado. A ideia era construir uma abordagem de inovação que, ao mesmo tempo, fosse eficiente e integrada, alinhando as áreas de suporte com as necessidades dinâmicas das agências do grupo.
Nossos Objetivos


Metodologia & Abordagens
A Haze Shift iniciou a execução do HackaCorp com uma análise detalhada da pesquisa interna de NPS, para mapear insights e entender os maiores desafios do Grupo In Press.
A partir dessa estrutura, realizamos três oficinas estratégicas com os stakeholders internos, onde aplicamos a dinâmica dos 5 porquês para identificar as causas raiz dos problemas e, em seguida, priorizamos cinco grandes temáticas. Cada temática foi atribuída a um co-facilitador.
O treinamento dos co-facilitadores foi crucial para garantir o sucesso do hackathon. Foram realizadas quatro oficinas, focadas em design thinking, competências de facilitação, e metodologias como Thinking Environment. Os facilitadores foram preparados para conduzir as equipes, utilizando ferramentas como Mapa de Empatia e Canvas do Desafio.
A execução do HackaCorp foi estruturada com Guias do Participante, disponibilizando materiais sobre workshops, mentorias e ferramentas digitais. Durante dois meses, os colaboradores participaram de quatro workshops, que eram 100% práticos e focados na cocriação das soluções.
As dinâmicas de prototipação com massinha de modelar e a aplicação do Storyboard ajudaram a dar vida às ideias. O evento de warm-up com palestras sobre Design e Trabalho Colaborativo deu início ao hackathon, preparando as equipes para a jornada.
Os projetos foram avaliados por uma banca de executivos, que analisaram criatividade, impacto e viabilidade das soluções. O Pitch Day foi o momento de apresentar os resultados e destacar o valor gerado para o Grupo In Press.
Nossos Objetivos para o projeto


Metodologia & Abordagens
A Haze Shift iniciou a execução do HackaCorp com uma análise detalhada da pesquisa interna de NPS, para mapear insights e entender os maiores desafios do Grupo In Press.
A partir dessa estrutura, realizamos três oficinas estratégicas com os stakeholders internos, onde aplicamos a dinâmica dos 5 porquês para identificar as causas raiz dos problemas e, em seguida, priorizamos cinco grandes temáticas. Cada temática foi atribuída a um co-facilitador.
O treinamento dos co-facilitadores foi crucial para garantir o sucesso do hackathon. Foram realizadas quatro oficinas, focadas em design thinking, competências de facilitação, e metodologias como Thinking Environment. Os facilitadores foram preparados para conduzir as equipes, utilizando ferramentas como Mapa de Empatia e Canvas do Desafio.
A execução do HackaCorp foi estruturada com Guias do Participante, disponibilizando materiais sobre workshops, mentorias e ferramentas digitais. Durante dois meses, os colaboradores participaram de quatro workshops, que eram 100% práticos e focados na cocriação das soluções.
As dinâmicas de prototipação com massinha de modelar e a aplicação do Storyboard ajudaram a dar vida às ideias. O evento de warm-up com palestras sobre Design e Trabalho Colaborativo deu início ao hackathon, preparando as equipes para a jornada.
Os projetos foram avaliados por uma banca de executivos, que analisaram criatividade, impacto e viabilidade das soluções. O Pitch Day foi o momento de apresentar os resultados e destacar o valor gerado para o Grupo In Press.

Resultados Conquistados
O HackaCorp fomentou a colaboração e a inovação interna no Grupo In Press, gerando soluções práticas para desafios organizacionais, com resultados como:
Resultados Conquistados
O HackaCorp fomentou a colaboração e a inovação interna no Grupo In Press, gerando soluções práticas para desafios organizacionais, com resultados como:
Relatos dos
nossos clientes
” Participei do hackathon como integrante de equipe e fiz parte do grupo de trabalho que ajudou a pôr o HackaCorp de pé no Grupo In Press. A gente nunca tinha feito um desafio desses dentro do Grupo e foi muito positivo para estimular o pensamento crítico, o processo de criação de ideias e geração de soluções e trabalhar com design thinking. O trabalho da Haze Shift foi impecável. Aprendemos muito com o modelo de gestão de trabalho. ”
“No projeto fui co-facilitadora de um dos desafios. Nós podemos ser muito criativos usando as ferramentas que a Haze Shift nos trouxe, aprender e dar continuidade a elas dentro da empresa e até mesmo utilizar esse case no processo de operação com nossos clientes do negócio. Eu vejo que é importante olhar para o processo de inovação não apenas de tecnologia. Inovação é muito mais: processos, cultura e pessoas.”
“Fui um dos co-facilitadores. Pensando no dia a dia, a preparação do pitch ajudou bastante, como a gente que tem contato muito próximo com as agências que fazem parte do Grupo, falando sobre orçamento e apresentação de resultados e análises. O time da Haze Shift nunca deixou de responder algo, sempre estiveram disponíveis e prontos, com conhecimento sobre o tema. São todos muito bem preparados. As mentorias também têm destaque por terem sido um aprendizado bacana: independente da solução que a gente estava entregando, tem muita coisa que a gente pode aplicar de fato.”
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