Descubra como a UAR trabalhou com design estratégico e mapeamento de capacidades
O Sebrae PR enfrentou um desafio estratégico após a reestruturação interna da Unidade de Atendimento e Relacionamento (UAR), resultando em uma falta de clareza sobre as capacidades críticas para o desenvolvimento das equipes. A Haze Shift liderou o processo de transformação, utilizando metodologias de design estratégico e inovação para mapear capacidades essenciais e alinhar a unidade com as necessidades futuras da organização.
Descubra como a UAR trabalhou com design estratégico e mapeamento de capacidades
O Sebrae PR enfrentou um desafio estratégico após a reestruturação interna da Unidade de Atendimento e Relacionamento (UAR), resultando em uma falta de clareza sobre as capacidades críticas para o desenvolvimento das equipes. A Haze Shift liderou o processo de transformação, utilizando metodologias de design estratégico e inovação para mapear capacidades essenciais e alinhar a unidade com as necessidades futuras da organização.

O desafio
Antes da intervenção da Haze Shift, a UAR do Sebrae PR enfrentava alguns desafios estratégicos e operacionais que dificultavam a eficácia da unidade. As equipes estavam operando de maneira segmentada, o que impactava a colaboração entre elas. Além disso, não havia um mapeamento estruturado das capacidades críticas para cada coordenação, o que dificultava a tomada de decisões estratégicas e a priorização de ações. A falta de um direcionamento claro também afetava a gestão de carreiras e o desenvolvimento contínuo das equipes, o que gerava uma necessidade urgente de alinhar as capacidades às estratégias futuras do Sebrae PR.
O desafio
Antes da intervenção da Haze Shift, a UAR do Sebrae PR enfrentava alguns desafios estratégicos e operacionais que dificultavam a eficácia da unidade. As equipes estavam operando de maneira segmentada, o que impactava a colaboração entre elas. Além disso, não havia um mapeamento estruturado das capacidades críticas para cada coordenação, o que dificultava a tomada de decisões estratégicas e a priorização de ações. A falta de um direcionamento claro também afetava a gestão de carreiras e o desenvolvimento contínuo das equipes, o que gerava uma necessidade urgente de alinhar as capacidades às estratégias futuras do Sebrae PR.
Nossos objetivos



Metodologia & Abordagens
A Haze Shift estruturou o projeto em quatro etapas integradas.
Primeiro, foi conduzido um diagnóstico com sete entrevistas exploratórias junto às lideranças. A partir dessas conversas, aplicou-se o Mapa de Tensões, que organizou barreiras em seis dimensões: estrutura, eficiência, inovação, dados, desenvolvimento e relacionamento.
Na segunda etapa, ocorreu o Workshop de Diretrizes Estratégicas, onde as lideranças revisaram os drivers estratégicos e definiram prioridades para o futuro da UAR.
Na terceira, foi criada a Matriz de Capacidades, que identificou 89 competências essenciais e priorizou 46 delas. Esse material orientou a construção do Mapa Core de Capacidades, referência para decisões e investimentos.
Por fim, a fase de Implementação e Consolidação testou a aderência das diretrizes propostas. O processo trouxe aprendizados importantes sobre a relevância do engajamento das lideranças e da flexibilidade organizacional.
A aplicação da metodologia de correlação entre capacidades e estratégias, associada a ferramentas colaborativas, garantiu envolvimento genuíno e uma leitura sistêmica das lacunas internas.
Nossos objetivos para o projeto


Metodologia & abordagens
A Haze Shift estruturou o projeto em quatro etapas integradas.
Primeiro, foi conduzido um diagnóstico com sete entrevistas exploratórias junto às lideranças. A partir dessas conversas, aplicou-se o Mapa de Tensões, que organizou barreiras em seis dimensões: estrutura, eficiência, inovação, dados, desenvolvimento e relacionamento.
Na segunda etapa, ocorreu o Workshop de Diretrizes Estratégicas, onde as lideranças revisaram os drivers estratégicos e definiram prioridades para o futuro da UAR.
Na terceira, foi criada a Matriz de Capacidades, que identificou 89 competências essenciais e priorizou 46 delas. Esse material orientou a construção do Mapa Core de Capacidades, referência para decisões e investimentos.
Por fim, a fase de Implementação e Consolidação testou a aderência das diretrizes propostas. O processo trouxe aprendizados importantes sobre a relevância do engajamento das lideranças e da flexibilidade organizacional.
A aplicação da metodologia de correlação entre capacidades e estratégias, associada a ferramentas colaborativas, garantiu envolvimento genuíno e uma leitura sistêmica das lacunas internas.


Resultados conquistados
O trabalho com design estratégico e mapeamento das capacidades gerou resultados significativos para o projeto, como:
Resultados Conquistados
O trabalho com design estratégico e mapeamento das capacidades gerou resultados significativos para o projeto, como:
Relatos dos
nossos clientes
Veja o que nossos clientes comentaram
sobre nossa parceria nesse projeto.
Parabéns pelos métodos de condução e trabalho da Haze Shift! Não imaginávamos que no final de toda a jornada teríamos algo tão simples e claro. Tudo acaba ficando muito encaixado e muito fácil de compreender.
Definitivamente, olhar para essa jornada me enche de orgulho. Não só pelas transformações que realizamos, mas pelo impacto real que geramos — para as pessoas, para os clientes e para o mercado.
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