Project Description

Novozymes – Cultura de inovação aplicada ao Projeto Educação para sustentabilidade e pacto global

Casos de Sucesso

“Os resultados alcançados com o trabalho realizado em parceria com a equipe da Haze Shift foram além das expectativas. Mais do que bater a meta numérica do projeto, as ações assumiram uma magnitude que gerou impacto real, sendo benéficas tanto para a imagem da empresa na comunidade quanto para o clima organizacional. A participação da equipe da Haze foi fundamental em todo o processo de ressignificação do projeto, ideação, gestão e acompanhamento, para ampliar o seu potencial e superar os resultados.”

    • Cliente: Novozymes

    • Trabalho: Cultura de Inovação

    Desafios e objetivos

    Quando uma organização está em busca de uma cultura que traga a inovação para o centro do negócio ela precisa continuamente fertilizar o seu ambiente para que isso ocorra de forma orgânica e sistêmica, para que seja sustentável. E nosso cliente, a Novozymes América Latina, tinha a missão de atingir os objetivos da agenda 2030 da ONU, do qual ela é signatária desde 2015, com meta de impactar mais de 1 milhão de pessoas no mundo por meio da biologia até 2020. 

    Porém, eles estavam enfrentando alguns obstáculos ao executar as ações em prol desses objetivos. Entre esses obstáculos encontrava-se a capacidade de envolvimento do time em realizar as atividades, a efetividade dos impactos e a diversidade dos projetos realizados ou em andamento. Assim o nosso desafio na Haze junto ao nosso cliente, foi repensar esses projetos para favorecer o alcance das metas e propor um novo olhar aos colaboradores em relação aos projetos buscando potencializar seu envolvimento.

    Como fazemos Cultura da Inovação

    Para cumprir esse desafio levamos para a Novozymes a abordagem de cocriação e propusemos envolver diversas áreas da organização para encontrar novas perspectivas, ideias e soluções as quais poderiam estar apenas em latência. Para o despertar de tudo isso, planejamos um encontro de cocriação em conjunto com nosso cliente que objetivava emergir uma estratégia e uma nova visão de um dos projetos – o Projeto Educação. Esse projeto envolveria todos os stakeholders.

    No que isso resultou

    Desta combinação cocriativa envolvendo os stakeholders, nasceu uma nova estratégia de trabalho para o Projeto Educação potencializando a rede, aproximando pessoas e trazendo o propósito do projeto com conexões para a colaboração e para realização de diversas ações inéditas que multiplicaram o impacto e o resultado do projeto. Além disso, a promoção da cocriação no ambiente organizacional gerou um pipeline de oportunidades advindas do engajamento dos próprios colaboradores e tais oportunidades foram priorizadas junto com a Novozymes.

    Nós da Haze assumimos a realização da conexão de novas parcerias e novas iniciativas como o envolvimento de companhia de teatro para sensibilizar e gerar contato entre crianças e biologia; parceria com startup de agroecologia e internet das coisas mobilizando famílias no cultivo de hortas urbanas; e também parceria com universidade para aplicação da biotecnologia na criação de produtos de saúde e bem-estar com o intuito de despertar autoestima em crianças de situação de risco. Todas essas ações somadas superaram a meta anual da Organização – Unidade da América Latina. Suas ações em andamento a partir de então, foram consideradas suficientemente eficazes para bater a meta estabelecida até 2020.

    Novozymes – Cultura de inovação aplicada ao Projeto Educação para sustentabilidade e pacto global

    Casos de Sucesso

    • Cliente: Novozymes

    • Trabalho: Cultura de Inovação

    Desafios e objetivos

    Quando uma organização está em busca de uma cultura que traga a inovação para o centro do negócio ela precisa continuamente fertilizar o seu ambiente para que isso ocorra de forma orgânica e sistêmica, para que seja sustentável. E nosso cliente, a Novozymes América Latina, tinha a missão de atingir os objetivos da agenda 2030 da ONU, do qual ela é signatária desde 2015, com meta de impactar mais de 1 milhão de pessoas no mundo por meio da biologia até 2020. 

    Porém, eles estavam enfrentando alguns obstáculos ao executar as ações em prol desses objetivos. Entre esses obstáculos encontrava-se a capacidade de envolvimento do time em realizar as atividades, a efetividade dos impactos e a diversidade dos projetos realizados ou em andamento. Assim o nosso desafio na Haze junto ao nosso cliente, foi repensar esses projetos para favorecer o alcance das metas e propor um novo olhar aos colaboradores em relação aos projetos buscando potencializar seu envolvimento.

    Como fazemos Cultura da Inovação

    Para cumprir esse desafio levamos para a Novozymes a abordagem de cocriação e propusemos envolver diversas áreas da organização para encontrar novas perspectivas, ideias e soluções as quais poderiam estar apenas em latência. Para o despertar de tudo isso, planejamos um encontro de cocriação em conjunto com nosso cliente que objetivava emergir uma estratégia e uma nova visão de um dos projetos – o Projeto Educação. Esse projeto envolveria todos os stakeholders.

    No que isso resultou

    Desta combinação cocriativa envolvendo os stakeholders, nasceu uma nova estratégia de trabalho para o Projeto Educação potencializando a rede, aproximando pessoas e trazendo o propósito do projeto com conexões para a colaboração e para realização de diversas ações inéditas que multiplicaram o impacto e o resultado do projeto. Além disso, a promoção da cocriação no ambiente organizacional gerou um pipeline de oportunidades advindas do engajamento dos próprios colaboradores e tais oportunidades foram priorizadas junto com a Novozymes.

    Nós da Haze assumimos a realização da conexão de novas parcerias e novas iniciativas como o envolvimento de companhia de teatro para sensibilizar e gerar contato entre crianças e biologia; parceria com startup de agroecologia e internet das coisas mobilizando famílias no cultivo de hortas urbanas; e também parceria com universidade para aplicação da biotecnologia na criação de produtos de saúde e bem-estar com o intuito de despertar autoestima em crianças de situação de risco. Todas essas ações somadas superaram a meta anual da Organização – Unidade da América Latina. Suas ações em andamento a partir de então, foram consideradas suficientemente eficazes para bater a meta estabelecida até 2020.

    “Os resultados alcançados com o trabalho realizado em parceria com a equipe da Haze foram além das expectativas. Mais do que bater a meta numérica do projeto, as ações assumiram uma magnitude que gerou impacto real, sendo benéficas tanto para a imagem da empresa na comunidade quanto para o clima organizacional. A participação da equipe da Haze foi fundamental em todo o processo de ressignificação do projeto, ideação, gestão e acompanhamento, para ampliar o seu potencial e superar os resultados.”

      CONTEÚDO RELACIONADO

      VER TODOS