Novozymes – Cultura de inovação aplicada ao Projeto Educação para sustentabilidade e pacto global
Casos de Sucesso
Desafios e objetivos
Quando uma organização está em busca de uma cultura que traga a inovação para o centro do negócio ela precisa continuamente fertilizar o seu ambiente para que isso ocorra de forma orgânica e sistêmica, para que seja sustentável. E nosso cliente, a Novozymes América Latina, tinha a missão de atingir os objetivos da agenda 2030 da ONU, do qual ela é signatária desde 2015, com meta de impactar mais de 1 milhão de pessoas no mundo por meio da biologia até 2020.
Porém, eles estavam enfrentando alguns obstáculos ao executar as ações em prol desses objetivos. Entre esses obstáculos encontrava-se a capacidade de envolvimento do time em realizar as atividades, a efetividade dos impactos e a diversidade dos projetos realizados ou em andamento. Assim o nosso desafio na Haze junto ao nosso cliente, foi repensar esses projetos para favorecer o alcance das metas e propor um novo olhar aos colaboradores em relação aos projetos buscando potencializar seu envolvimento.
Como fazemos Cultura da Inovação
Para cumprir esse desafio levamos para a Novozymes a abordagem de cocriação e propusemos envolver diversas áreas da organização para encontrar novas perspectivas, ideias e soluções as quais poderiam estar apenas em latência. Para o despertar de tudo isso, planejamos um encontro de cocriação em conjunto com nosso cliente que objetivava emergir uma estratégia e uma nova visão de um dos projetos – o Projeto Educação. Esse projeto envolveria todos os stakeholders.
No que isso resultou
Desta combinação cocriativa envolvendo os stakeholders, nasceu uma nova estratégia de trabalho para o Projeto Educação potencializando a rede, aproximando pessoas e trazendo o propósito do projeto com conexões para a colaboração e para realização de diversas ações inéditas que multiplicaram o impacto e o resultado do projeto. Além disso, a promoção da cocriação no ambiente organizacional gerou um pipeline de oportunidades advindas do engajamento dos próprios colaboradores e tais oportunidades foram priorizadas junto com a Novozymes.
Nós da Haze assumimos a realização da conexão de novas parcerias e novas iniciativas como o envolvimento de companhia de teatro para sensibilizar e gerar contato entre crianças e biologia; parceria com startup de agroecologia e internet das coisas mobilizando famílias no cultivo de hortas urbanas; e também parceria com universidade para aplicação da biotecnologia na criação de produtos de saúde e bem-estar com o intuito de despertar autoestima em crianças de situação de risco. Todas essas ações somadas superaram a meta anual da Organização – Unidade da América Latina. Suas ações em andamento a partir de então, foram consideradas suficientemente eficazes para bater a meta estabelecida até 2020.
Novozymes – Cultura de inovação aplicada ao Projeto Educação para sustentabilidade e pacto global
Casos de Sucesso
Desafios e objetivos
Quando uma organização está em busca de uma cultura que traga a inovação para o centro do negócio ela precisa continuamente fertilizar o seu ambiente para que isso ocorra de forma orgânica e sistêmica, para que seja sustentável. E nosso cliente, a Novozymes América Latina, tinha a missão de atingir os objetivos da agenda 2030 da ONU, do qual ela é signatária desde 2015, com meta de impactar mais de 1 milhão de pessoas no mundo por meio da biologia até 2020.
Porém, eles estavam enfrentando alguns obstáculos ao executar as ações em prol desses objetivos. Entre esses obstáculos encontrava-se a capacidade de envolvimento do time em realizar as atividades, a efetividade dos impactos e a diversidade dos projetos realizados ou em andamento. Assim o nosso desafio na Haze junto ao nosso cliente, foi repensar esses projetos para favorecer o alcance das metas e propor um novo olhar aos colaboradores em relação aos projetos buscando potencializar seu envolvimento.
Como fazemos Cultura da Inovação
Para cumprir esse desafio levamos para a Novozymes a abordagem de cocriação e propusemos envolver diversas áreas da organização para encontrar novas perspectivas, ideias e soluções as quais poderiam estar apenas em latência. Para o despertar de tudo isso, planejamos um encontro de cocriação em conjunto com nosso cliente que objetivava emergir uma estratégia e uma nova visão de um dos projetos – o Projeto Educação. Esse projeto envolveria todos os stakeholders.
No que isso resultou
Desta combinação cocriativa envolvendo os stakeholders, nasceu uma nova estratégia de trabalho para o Projeto Educação potencializando a rede, aproximando pessoas e trazendo o propósito do projeto com conexões para a colaboração e para realização de diversas ações inéditas que multiplicaram o impacto e o resultado do projeto. Além disso, a promoção da cocriação no ambiente organizacional gerou um pipeline de oportunidades advindas do engajamento dos próprios colaboradores e tais oportunidades foram priorizadas junto com a Novozymes.
Nós da Haze assumimos a realização da conexão de novas parcerias e novas iniciativas como o envolvimento de companhia de teatro para sensibilizar e gerar contato entre crianças e biologia; parceria com startup de agroecologia e internet das coisas mobilizando famílias no cultivo de hortas urbanas; e também parceria com universidade para aplicação da biotecnologia na criação de produtos de saúde e bem-estar com o intuito de despertar autoestima em crianças de situação de risco. Todas essas ações somadas superaram a meta anual da Organização – Unidade da América Latina. Suas ações em andamento a partir de então, foram consideradas suficientemente eficazes para bater a meta estabelecida até 2020.
CONTEÚDO RELACIONADO
Como correalizamos o Prêmio Empresa Inovadora com a Viasoft
A primeira edição do Prêmio Empresa Inovadora, promovida pela ViaSoft, foi uma das grandes iniciativas do Connect Week 2022.
Co-criação do Planejamento Estratégico da Volvo com Stakeholders
Em um projeto inédito, a Volvo SML SA buscou uma consultoria de inovação para implementar o plano estratégico. Saiba como foi.
Pré-aceleração SAE BRASIL: Transformando Ideias em Soluções para a Mobilidade
Descubra como a Atlas Eletrodomésticos reinventou suas operações e estratégias de liderança através do Programa de Inovação Aberta Atlas OnFire, impulsionando inovação e transformação digital.