Como correalizamos o Prêmio Empresa Inovadora com a Viasoft
Casos de Sucesso
Contexto
A primeira edição do Prêmio Empresa Inovadora foi realizada de fevereiro a junho de 2022, sendo uma das grandes iniciativas do Connect Week. A iniciativa buscou reconhecer empresas inovadoras de três segmentos, a fim de influenciar ainda mais a implementação de melhorias e tendências nas participantes por meio do Diagnóstico de Inovação e da etapa de entrevistas. Nós da Haze Shift fomos correalizadores desse que é um dos maiores prêmios nacionais do ramo.
O Prêmio buscou prestigiar as empresas mais inovadoras de três segmentos:
– Cooperativas
– Indústria e Comércio
– Serviços e Engenharias
Os inscritos passaram por um processo de avaliação com o diagnóstico de inovação estruturado pela Haze Shift, entrevistas e votação popular para definição dos vencedores.
O desafio
A ideia inicial validada na Viasoft foi reconhecer as empresas tradicionais que colocam energia e trabalho para trabalhar e promover o mindset inovador em suas organizações e gerar aprendizados e análises por esse viés. A nossa ideia foi também promover algum ganho a todos os participantes com um diagnóstico de inovação para cada um deles. Para isso, precisaríamos construir um processo claro e definido, com etapas de avaliação bem criteriosas.
Ao todo, chegamos a nove dimensões da inovação, para que assim fossem identificados diversos indicadores, como a maturidade das organizações e suas possibilidades de estratégias a longo prazo.
Além de promover o reconhecimento a diversas iniciativas, o Prêmio trouxe a todos os participantes a possibilidade de traçarem novos ciclos de inovação a partir do diagnóstico recebido.
Objetivos do projeto
Ficamos muito entusiasmados para realizar um Prêmio que traria benefícios a todos os participantes. Nossos objetivos principais para o Prêmio Empresa Inovadora 2022 foram:
- Identificar empresas e reconhecer produtos e processos inovadores;
- Contribuir com o desenvolvimento e crescimento por meio do diagnóstico de inovação;
- Fomentar o ecossistema de inovação como um todo.
Para isso, nossos esforços estavam voltados para a busca de ferramentas e referências no mercado para estruturar uma metodologia que cumprisse esses objetivos.
Como trabalhamos a inovação
Nós usamos uma metodologia baseada em um diagnóstico do Instituto Cesar, que adaptamos e validamos junto com o Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná) para então criarmos um Diagnóstico de Inovação. Por meio dele, cada empresa participante poderia identificar em qual etapa de inovação se encontrava e quais rumos poderiam tomar. Nesse processo, desenvolvemos algumas etapas do diagnóstico de inovação.
Ao se inscreverem no Prêmio Empresa Inovadora 2022, as empresas foram avaliadas em nove dimensões. Essa divisão é um dos primeiros passos para começar como fazer um diagnóstico de inovação:
Organização Empresarial: analisa práticas e comportamentos internamente na organização para validar incentivos à inovação em todos os seus níveis hierárquicos;
Relações com Consumidores: avalia como a relação da empresa com consumidores impacta na melhoria de produtos e serviços, assim como a fidelidade do consumidor com a marca;
Competição: mensura como a empresa está estabelecida no seu setor de atuação e como ela contribui para o desenvolvimento e melhoria de entrega de valor aos consumidores;
Gestão de Inovação e Transformação Digital: avalia o planejamento e as estratégias da empresa para implantar iniciativas de inovação e o quanto ela está aberta para novas ações;
Processos Internos: analisa a melhoria de processos internos na empresa a partir de automatizações e digitalizações, assim como o nível e a constância de estudo contínuo por equipes multidisciplinares;
Modelos de Negócios: verifica o quanto a empresa entende o mercado de atuação e o quanto aplica novos modelos de negócios, entregando valor aos seus clientes e se destacando perante mudanças no mercado;
Uso de Dados e Informações: avalia a utilização dos dados disponíveis, melhorias no planejamento estratégico e o quanto está de acordo com regulamentos nacionais e internacionais;
Novas Tecnologias: mensura o uso de novas tecnologias e a entrega de mais valor aos colaboradores e clientes;
Impactos da Pandemia: avalia o quanto os impactos gerados pela pandemia aceleraram os processos, de forma definitiva ou temporária.
Resultados
Depois de participar de todas as etapas que foram bastante produtivas, conseguimos avaliar quais empresas se destacaram e mereceram o reconhecimento. Os vencedores da primeira edição do Prêmio Empresa Inovadora nos três segmentos foram:
Cooperativas: Cocamar, Unimed Pato Branco e Unimed Ponta Grossa.
Serviços e Engenharias: Instituto das Cidades Inteligentes, Tecnospeed, THX Group.
Indústria e Comércio: Pado, Cibra, Hydronlubz.
Nos feedbacks que colhemos dos participantes, percebemos que a etapa de entrevistas foi fundamental para o conhecimento dos projetos e validação deles. Isso foi destacado como um grande diferencial do Programa, pois auxiliou os participantes a auto avaliarem seus projetos e receberem uma orientação, independente se fossem para próxima etapa ou não.
Neste ano, também tivemos a honra de relembrar esse momento quando encontramos 8 das empresas vencedoras do Prêmio Empresa Inovadora 2022, em um painel dedicado a elas no Viasoft Connect’23, moderado pelo Luiz Fernando Frederico, daqui da Haze Shift.
Nós demos continuidade a essa parceria de sucesso e já realizamos a segunda edição do Prêmio Empresa Inovadora em 2023. Confira como foi.
Com a palavra, o cliente
“Já é o segundo ano que fazemos o Prêmio Empresa Inovadora com a Haze Shift e tem mantido a qualidade de entrega. Além disso, uma melhora que tivemos nesta última edição foi a agilidade com que aconteceram as entrevistas com as empresas que passaram para próxima etapa. Gosto de trabalhar com a Haze Shift porque juntos conseguimos contornar o que aparece não planejado e temos uma ótima parceria.”
Iolanda Viola,
Innovation Manager at Viasoft
Como correalizamos o Prêmio Empresa Inovadora com a Viasoft
Casos de Sucesso
Contexto
A primeira edição do Prêmio Empresa Inovadora foi realizada de fevereiro a junho de 2022, sendo uma das grandes iniciativas do Connect Week. A iniciativa buscou reconhecer empresas inovadoras de três segmentos, a fim de influenciar ainda mais a implementação de melhorias e tendências nas participantes por meio do Diagnóstico de Inovação e da etapa de entrevistas. Nós da Haze Shift fomos correalizadores desse que é um dos maiores prêmios nacionais do ramo.
O Prêmio buscou prestigiar as empresas mais inovadoras de três segmentos:
- Cooperativas
- Indústria e Comércio
- Serviços e Engenharias
Os inscritos passaram por um processo de avaliação com o diagnóstico de inovação estruturado pela Haze Shift, entrevistas e votação popular para definição dos vencedores.
O desafio
A ideia inicial validada na Viasoft foi reconhecer as empresas tradicionais que colocam energia e trabalho para trabalhar e promover o mindset inovador em suas organizações e gerar aprendizados e análises por esse viés. A nossa ideia foi também promover algum ganho a todos os participantes com um diagnóstico de inovação para cada um deles. Para isso, precisaríamos construir um processo claro e definido, com etapas de avaliação bem criteriosas.
Ao todo, chegamos a nove dimensões da inovação, para que assim fossem identificados diversos indicadores, como a maturidade das organizações e suas possibilidades de estratégias a longo prazo.
Além de promover o reconhecimento a diversas iniciativas, o Prêmio trouxe a todos os participantes a possibilidade de traçarem novos ciclos de inovação a partir do diagnóstico recebido.
Objetivos do projeto
Ficamos muito entusiasmados para realizar um Prêmio que traria benefícios a todos os participantes. Nossos objetivos principais para o Prêmio Empresa Inovadora 2022 foram:
- Identificar empresas e reconhecer produtos e processos inovadores;
- Contribuir com o desenvolvimento e crescimento por meio do diagnóstico de inovação;
- Fomentar o ecossistema de inovação como um todo.
Para isso, nossos esforços estavam voltados para a busca de ferramentas e referências no mercado para estruturar uma metodologia que cumprisse esses objetivos.
Como trabalhamos a inovação
Nós usamos uma metodologia baseada em um diagnóstico do Instituto Cesar, que adaptamos e validamos junto com o Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná) para então criarmos um Diagnóstico de Inovação. Por meio dele, cada empresa participante poderia identificar em qual etapa de inovação se encontrava e quais rumos poderiam tomar. Nesse processo, desenvolvemos algumas etapas do diagnóstico de inovação.
Ao se inscreverem no Prêmio Empresa Inovadora 2022, as empresas foram avaliadas em nove dimensões. Essa divisão é um dos primeiros passos para começar como fazer um diagnóstico de inovação:
Organização Empresarial: analisa práticas e comportamentos internamente na organização para validar incentivos à inovação em todos os seus níveis hierárquicos;
Relações com Consumidores: avalia como a relação da empresa com consumidores impacta na melhoria de produtos e serviços, assim como a fidelidade do consumidor com a marca;
Competição: mensura como a empresa está estabelecida no seu setor de atuação e como ela contribui para o desenvolvimento e melhoria de entrega de valor aos consumidores;
Gestão de Inovação e Transformação Digital: avalia o planejamento e as estratégias da empresa para implantar iniciativas de inovação e o quanto ela está aberta para novas ações;
Processos Internos: analisa a melhoria de processos internos na empresa a partir de automatizações e digitalizações, assim como o nível e a constância de estudo contínuo por equipes multidisciplinares;
Modelos de Negócios: verifica o quanto a empresa entende o mercado de atuação e o quanto aplica novos modelos de negócios, entregando valor aos seus clientes e se destacando perante mudanças no mercado;
Uso de Dados e Informações: avalia a utilização dos dados disponíveis, melhorias no planejamento estratégico e o quanto está de acordo com regulamentos nacionais e internacionais;
Novas Tecnologias: mensura o uso de novas tecnologias e a entrega de mais valor aos colaboradores e clientes;
Impactos da Pandemia: avalia o quanto os impactos gerados pela pandemia aceleraram os processos, de forma definitiva ou temporária.
Resultados
Depois de participar de todas as etapas que foram bastante produtivas, conseguimos avaliar quais empresas se destacaram e mereceram o reconhecimento. Os vencedores da primeira edição do Prêmio Empresa Inovadora nos três segmentos foram:
Cooperativas: Cocamar, Unimed Pato Branco e Unimed Ponta Grossa.
Serviços e Engenharias: Instituto das Cidades Inteligentes, Tecnospeed, THX Group.
Indústria e Comércio: Pado, Cibra, Hydronlubz.
Nos feedbacks que colhemos dos participantes, percebemos que a etapa de entrevistas foi fundamental para o conhecimento dos projetos e validação deles. Isso foi destacado como um grande diferencial do Programa, pois auxiliou os participantes a auto avaliarem seus projetos e receberem uma orientação, independente se fossem para próxima etapa ou não.
Neste ano, também tivemos a honra de relembrar esse momento quando encontramos 8 das empresas vencedoras do Prêmio Empresa Inovadora 2022, em um painel dedicado a elas no Viasoft Connect’23, moderado pelo Luiz Fernando Frederico, daqui da Haze Shift.
Nós demos continuidade a essa parceria de sucesso e já realizamos a segunda edição do Prêmio Empresa Inovadora em 2023. Confira como foi.
Com a palavra, o cliente
"Já é o segundo ano que fazemos o Prêmio Empresa Inovadora com a Haze Shift e tem mantido a qualidade de entrega. Além disso, uma melhora que tivemos nesta última edição foi a agilidade com que aconteceram as entrevistas com as empresas que passaram para próxima etapa. Gosto de trabalhar com a Haze Shift porque juntos conseguimos contornar o que aparece não planejado e temos uma ótima parceria."
Iolanda Viola,
Innovation Manager at Viasoft
CONTEÚDO RELACIONADO
Ambev Tech: Desafio de Inovação Aberta Academy Hack
Conheça o programa ABI Academy Hack da Ambev Tech, do qual nós da Haze Shift fomos co-facilitadores.
Como fizemos a Modelagem de Programa de Inovação Aberta da Cibra
A Cibra já tinha uma área de inovação e buscou tangibilizar e operacionalizar as estratégias por meio da Modelagem de Programa de Inovação Aberta; confira.
Reinventando o Futuro: A Jornada de Co-criação do Planejamento Estratégico 2024-2028 da Fibra
A Jornada de Co-criação do Planejamento Estratégico 2024-2028 da Fibra