Como a Cibra transformou sua estratégia de inovação aberta
e conectou seu ecossistema

A Cibra, vencedora do Prêmio Empresa Inovadora 2022, procurou a Haze Shift após perceber que sua estratégia de inovação aberta poderia ser mais robusta. Buscavam não apenas avaliar suas práticas atuais, mas aprimorar suas ações e ampliar a rede de colaboração com fornecedores, parceiros, clientes e colaboradores.

Como a Costa Brasil mapeou o ecossistema logístico e impulsionou a inovação

A Costa Brasil é referência em integração multimodal e líder em carga fracionada. Seu propósito é revolucionar o mercado logístico, buscando ser o único ponto de contato para as necessidades dos clientes, utilizando tecnologia e inteligência. Para expandir sua atuação, a empresa buscou criar um Centro de Inovação em Santos-SP, reunindo empresas, startups e outros atores do ecossistema logístico.

Como a Costa Brasil mapeou o ecossistema logístico e impulsionou a inovação

A Costa Brasil é referência em integração multimodal e líder em carga fracionada. Seu propósito é revolucionar o mercado logístico, buscando ser o único ponto de contato para as necessidades dos clientes, utilizando tecnologia e inteligência. Para expandir sua atuação, a empresa buscou criar um Centro de Inovação em Santos-SP, reunindo empresas, startups e outros atores do ecossistema logístico.

  • Cliente: Costa Brasil
  • Trabalho: Design Estratégico

O Desafio

A Costa Brasil enfrentava o desafio de integrar soluções inovadoras ao seu portfólio e planejava a criação de um Centro de Inovação. O primeiro passo foi realizar um estudo de mercado local e regional para validar a implantação do projeto. Isso envolvia entender o ecossistema logístico, mapear atores relevantes e identificar oportunidades de mercado. A empresa precisava de informações precisas para embasar decisões estratégicas sobre o Centro de Inovação e estabelecer parcerias.

O Desafio

A Costa Brasil enfrentava o desafio de integrar soluções inovadoras ao seu portfólio e planejava a criação de um Centro de Inovação. O primeiro passo foi realizar um estudo de mercado local e regional para validar a implantação do projeto. Isso envolvia entender o ecossistema logístico, mapear atores relevantes e identificar oportunidades de mercado. A empresa precisava de informações precisas para embasar decisões estratégicas sobre o Centro de Inovação e estabelecer parcerias.

Nossos Objetivos

para o projeto

Metodologia & Abordagens

O projeto começou com a definição do objetivo SMART: identificar atores e avaliar a criação do Centro de Inovação, mapeando o ecossistema logístico. Com um cronograma claro, mantivemos encontros semanais para acompanhar o progresso.

Adotamos a Teoria U de Otto Scharmer, realizando entrevistas com stakeholders e colaboradores para mapear desafios e oportunidades, usando escuta ativa. Realizamos três mapeamentos chave: iniciativas locais, o ecossistema amplo (sete hélices) e o ecossistema próximo (rede de valor), para entender a dinâmica do mercado.

Trabalhamos em estreita colaboração com o cliente, compartilhando o macro-cronograma e garantindo alinhamento contínuo. Isso nos permitiu entregar uma visão estratégica sólida para a criação do Centro de Inovação.

Nossos Objetivos para o projeto

Metodologia & Abordagens

O projeto começou com a definição do objetivo SMART: identificar atores e avaliar a criação do Centro de Inovação, mapeando o ecossistema logístico. Com um cronograma claro, mantivemos encontros semanais para acompanhar o progresso.

Adotamos a Teoria U de Otto Scharmer, realizando entrevistas com stakeholders e colaboradores para mapear desafios e oportunidades, usando escuta ativa. Realizamos três mapeamentos chave: iniciativas locais, o ecossistema amplo (sete hélices) e o ecossistema próximo (rede de valor), para entender a dinâmica do mercado.

Trabalhamos em estreita colaboração com o cliente, compartilhando o macro-cronograma e garantindo alinhamento contínuo. Isso nos permitiu entregar uma visão estratégica sólida para a criação do Centro de Inovação.

Resultados Conquistados

A Costa Brasil reestruturou sua estratégia de inovação, criando novas conexões e processos, alcançando marcos como:

Resultados Conquistados

A modelagem da estratégia de inovação aberta na Cibra conectou equipes, parceiros e clientes, gerando impactos significativos na transformação da empresa, como:

50

entrevistas exploratórias, com foco em stakeholders e colaboradores para mapear o ecossistema local e regional.

50

entrevistas exploratórias, com foco em stakeholders e colaboradores para mapear o ecossistema local e regional.

300

insights decupados em Visual Thinking, fundamentando a análise de mercado e posicionamento.

300

insights decupados em Visual Thinking, fundamentando a análise de mercado e posicionamento.

530

startups e 19 ecossistemas de inovação globais no setor logístico.

530

startups e 19 ecossistemas de inovação globais no setor logístico.

Visão de Mercado

A Costa Brasil obteve uma visão clara sobre o mercado, incluindo clientes, parceiros e posicionamento estratégico.

Visão de Mercado

A Costa Brasil obteve uma visão clara sobre o mercado, incluindo clientes, parceiros e posicionamento estratégico.

Relatos dos
nossos clientes

“A Haze Shift nos trouxe uma abordagem e metodologia muito boa para a execução do plano de estudo mercadológico que atendeu nossas expectativas na pré-estruturação do Centro de Inovação. O interessante é que ao longo do projeto, sendo necessário alguma adaptação, nem o prazo, nem o investimento ou mesmo o projeto em si sofre impacto, pois o time de operações é competente e atua de forma dinâmica.”
Ricardo Freitas, Diretor de Inovação na Costa Brasil

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