Como o Renault Experience acelerou 1.700 startups universitárias com inovação aberta

O Instituto Nissan, com sede em Resende (RJ), tem como missão impulsionar o ecossistema de inovação do Sul Fluminense por meio de programas de impacto social, com foco em educação, sustentabilidade e tecnologia. Em 2020, em meio à pandemia, a organização convidou a Haze Shift para cocriar a segunda edição do Inova-San, principal programa de inovação aberta do setor de saneamento do país.

Como o Renault Experience acelerou 1.700 startups universitárias com inovação aberta

O Instituto Nissan, com sede em Resende (RJ), tem como missão impulsionar o ecossistema de inovação do Sul Fluminense por meio de programas de impacto social, com foco em educação, sustentabilidade e tecnologia. Em 2020, em meio à pandemia, a organização convidou a Haze Shift para cocriar a segunda edição do Inova-San, principal programa de inovação aberta do setor de saneamento do país.

  • Cliente: Renault do Brasil

  • Trabalho: Inovação Aberta

O Desafio

Em 2020, o Renault Experience completou 12 anos e, com isso, a Renault queria reformar o programa para maximizar seus resultados, levando em consideração o impacto gerado ao longo da sua história. O desafio era atualizar o programa para garantir maior eficiência e inovação nas soluções geradas.

O Desafio

Em 2020, o Renault Experience completou 12 anos e, com isso, a Renault queria reformar o programa para maximizar seus resultados, levando em consideração o impacto gerado ao longo da sua história. O desafio era atualizar o programa para garantir maior eficiência e inovação nas soluções geradas.

Nossos Objetivos

para o projeto

Metodologia & Abordagens

O Renault Experience foi estruturado em três fases, todas realizadas de forma online para garantir a acessibilidade e ampliar o alcance:

  • Ideathon: Fase inicial onde os estudantes universitários foram desafiados a gerar ideias inovadoras, abordando problemas reais de mobilidade e sustentabilidade. Nessa etapa, os participantes tiveram acesso a conteúdos de geração de ideias e modelagem de negócios.
  • Pré-aceleração: Durante essa fase, os participantes receberam mentoria de profissionais da Renault e do mercado. O objetivo era ajudá-los a estruturar suas soluções e aprimorar seus modelos de negócio.
  • Aceleração: Na fase final, as soluções mais promissoras foram aceleradas, com o apoio contínuo de mentores especializados. O foco foi o desenvolvimento e a implementação das ideias, preparando-as para o mercado.

 

Essas fases, aliadas à mentoria especializada e ao uso de plataformas digitais, permitiram uma experiência de aprendizado rica e colaborativa, impulsionando a inovação dentro do ecossistema acadêmico e empresarial.

Nossos Objetivos para o projeto

Metodologia & Abordagens

O Renault Experience foi estruturado em três fases, todas realizadas de forma online para garantir a acessibilidade e ampliar o alcance:

  • Ideathon: Fase inicial onde os estudantes universitários foram desafiados a gerar ideias inovadoras, abordando problemas reais de mobilidade e sustentabilidade. Nessa etapa, os participantes tiveram acesso a conteúdos de geração de ideias e modelagem de negócios.
  • Pré-aceleração: Durante essa fase, os participantes receberam mentoria de profissionais da Renault e do mercado. O objetivo era ajudá-los a estruturar suas soluções e aprimorar seus modelos de negócio.
  • Aceleração: Na fase final, as soluções mais promissoras foram aceleradas, com o apoio contínuo de mentores especializados. O foco foi o desenvolvimento e a implementação das ideias, preparando-as para o mercado.

Essas fases, aliadas à mentoria especializada e ao uso de plataformas digitais, permitiram uma experiência de aprendizado rica e colaborativa, impulsionando a inovação dentro do ecossistema acadêmico e empresarial.

Resultados Conquistados

O Renault Experience impulsionou a inovação e o empreendedorismo entre universitários, gerando resultados concretos em todo o Brasil, com conquistas como:

Resultados Conquistados

O Renault Experience impulsionou a inovação e o empreendedorismo entre universitários, gerando resultados concretos em todo o Brasil, com conquistas como:

500

instituições de ensino impactadas em 140 cidades de 25 estados brasileiros.

500

instituições de ensino impactadas em 140 cidades de 25 estados brasileiros.

+1.700

participantes no ciclo 2019 e uma das participantes sendo campeã do Twizy Contest 2020.

+1.700

participantes no ciclo 2019 e uma das participantes sendo campeã do Twizy Contest 2020.

10.000h

de conteúdos e treinamentos foram distribuídos a 170 participantes.

10.000h

de conteúdos e treinamentos foram distribuídos a 170 participantes.

Comunidade Orgânica

ex-participantes que se tornaram embaixadores do programa e influenciadores da marca Renault.

Comunidade Orgânica

ex-participantes que se tornaram embaixadores do programa e influenciadores da marca Renault.

Vencedores do Renault Experience

Após intensas fases de ideação, mentoria e aceleração, três startups se destacaram como vencedoras, cada uma trazendo uma solução inovadora em sua categoria. Conheça os projetos vencedores do Renault Experience:

Vencedores do Inova-San 2020

Ao final do desafio de inovação aberta, três startups venceram, sendo uma para cada categoria. Confira os projetos vencedores do Inova-San 2020:

@OrniTwizy: Sistema de mobilidade urbana baseado no modelo de car-sharing que permite a utilização por PCD’s.

@Ride.oficial: Novo conceito de bicicleta elétrica, em alumínio, leve e dobrável.

@Eva.horizontes: Plataforma de capacitação em gestão de mídias sociais para em mães jovens de baixa renda.

Vencedores do Renault Experience

Após intensas fases de ideação, mentoria e aceleração, três startups se destacaram como vencedoras, cada uma trazendo uma solução inovadora em sua categoria. Conheça os projetos vencedores do Renault Experience:

Vencedores do Inova-San 2020

Ao final do desafio de inovação aberta, três startups venceram, sendo uma para cada categoria. Confira os projetos vencedores do Inova-San 2020:

@OrniTwizy: Sistema de mobilidade urbana baseado no modelo de car-sharing que permite a utilização por PCD’s.

@Ride.oficial: Novo conceito de bicicleta elétrica, em alumínio, leve e dobrável.

@Eva.horizontes: Plataforma de capacitação em gestão de mídias sociais para em mães jovens de baixa renda.

Conclusão

O Renault Experience demonstrou que a inovação aberta vai além de um simples modelo de negócios; é uma poderosa ferramenta para conectar universidades, estudantes e o setor empresarial em torno de soluções transformadoras. Ao engajar centenas de jovens talentos em todo o Brasil, o programa não apenas gerou novas startups, mas também contribuiu para o fortalecimento de uma cultura de inovação no país. Para a Haze Shift, essa jornada reafirma o papel fundamental da colaboração entre diferentes ecossistemas para criar valor, impactar positivamente a sociedade e impulsionar o futuro da mobilidade sustentável.

CONTEÚDO RELACIONADO