Durante este tempo em que tenho atuado com os projetos de inovação na Haze Shift, tenho conhecido muitas ferramentas que facilitam muito nosso dia a dia. O Community Canvas é uma delas. 

Criada por Fabian Pfortmüller, Nico Luchsinger e Sascha Mombartz em 2017, a ferramenta vem ajudar as pessoas a construir comunidades fortes, engajadas e significativas. Na visão dos autores, as comunidades têm um papel fundamental de inclusão, pois fornece aos participantes um ideal ou uma identidade da qual todos compartilham. Sendo assim, responsável por construir uma relação colaborativa e de confiança entre os indivíduos, unindo as pessoas.

Saiba mais sobre comunidades de prática em nosso blog

Mas você saberia criar uma comunidade? O framework Community Canvas pode ajudar nessa missão. 

Em primeiro lugar, é importante saber que podemos utilizar o framework em diversos tipos de organizações, de fã clubes a departamentos de RH, organizações, incubadoras de startups, programas de fellowship, meetup, e muitos outros. A sua utilização é simples e fácil, e consiste em um modelo visual que pode ser usado para mapear e entender as dinâmicas das comunidades.

Vamos ver isto na prática com um exemplo? 

Nós da Haze Shift, usamos o Community Canvas para criar uma comunidade de inovação com um dos nossos clientes do ramo de transportes rodoviários e encomendas. Junto ao cliente, nós criamos ambientes que permitem a aprendizagem, troca de conhecimentos e experiências, assim inspirando e engajando o time a inovação. 

Para fazer isso, nosso primeiro passo foi separar em 3 grupos de trabalho. Sendo o primeiro deles o grupo de co-facilitadores de autodiagnóstico de inovação, o segundo foi o de co-facilitador de mapeamento de desafios, e o último foi o grupo dos co-facilitadores da comunidade. Este último grupo tinha a tarefa de construir e manter viva essa comunidade. Junto aos co-facilitadores de comunidade, criamos e desenhamos toda a estrutura e identidade com auxílio do framework Community Canvas.

O que é e como funciona o framework Community Canvas

O Community canvas é, segundo a própria definição de seu manual resumido, “um framework que vai te ajudar a construir e administrar uma nova comunidade, ou analisar e melhorar uma comunidade existente.” Esta ferramenta tem o objetivo de ajudar por meio de perguntas a estruturar uma comunidade, abordando os 3 principais pilares de uma comunidade, denominados pela ferramenta como seções, e separados em 17 temas que serão abordados em formas de perguntas. Vamos conhecê-los:

Fonte: O Resumo do Community canvas – Uma visão geral sobre o Community canvas

·     o  PropósitoPor quê a comunidade existe:
É o coração pulsante no centro de tudo, dando significado e vida para o restante da organização. Essa comunidade será para trocas de conhecimentos e experiências apenas com os membros ou pretende ter um efeito coletivo no mundo fora da comunidade, promovendo um produto ou causa?

Leia também: Qual é seu propósito: um resumo do livro que deveria estar na cabeceira de qualquer líder. Ouça também o Podcast!

Identidade

Essa seção foca em questões de crenças e identidade da comunidade. A identidade está fundamentada no propósito, nos valores, na definição de sucesso, perfil dos integrantes e marca. Os temas abrangidos pela identidade são elementos chaves para a cultura da comunidade prosperar. Para a construção dessa seção, é preciso responder às seguintes perguntas:

o   Para quem é a comunidade? (Identidade do Membro)
Ela será para pessoas que compartilham de pontos em comum, ou será para abranger todos os tipos de pontos de vista?

o   O que é importante para nós enquanto comunidade? (Valores)
Os valores orientam uma organização, e com a comunidade não é diferente. Eles ajudarão os membros a criarem vínculos sólidos e que se perpetuem no tempo. 

o   Como a comunidade define sucesso? (Definição de Sucesso)
É de extrema importância que se consiga mensurar o que deseja alcançar, seja a experiência do membro, ou mesmo valor intrínseco gerado nos participantes. Pois isso é o que garantirá o sucesso da comunidade

o   Como a comunidade se expressa? (Marca Gráfica)
A criação da marca gráfica é crucial para uma comunidade, pois ela representa sua identidade. A construção de marca forte e consistente pode aumentar a confiança, e criar conexão entre os membros. 

Experiência

Essa seção foca em desenvolver a comunidade na perspectiva dos membros, como ela cria momentos de integração e transição de seus integrantes, compartilhamento experiências e rituais que são fundamentais para aprofundar os laços entre os membros. Também contribui no âmbito da estratégia, sobre os conteúdos, acordos e papéis, que são fatores decisivos para o sucesso da comunidade. As perguntas desta seção são:

o   Como as pessoas se juntam à comunidade? (Seleção)
Aqui depende apenas exclusivamente de qual tipo de comunidade se trata. Se é uma comunidade aberta, onde qualquer pessoa pode se juntar, como é o caso da Sienge Comunidade. Ou se é uma comunidade fechada, onde para entrar pode haver processo seletivo ou indicações, como um exemplo temos a nossa comunidade “Inovadores Inquietos”

o   Como os membros saem da comunidade? (Transição)
Qual será o critério para a saída de um membro, período de tempo, alcance de objetivo, baixa aderência às diretrizes? Esse membro poderá voltar depois? Poderá de alguma forma servir a comunidade, como por exemplo por seu conhecimento ? O que leva ao afastamento de um membro?

o   Quais experiências os membros compartilham? (Experiências Compartilhadas)
As experiências compartilhadas são o ponto chave das comunidades. Essas experiências são em alguns casos a razão pela qual uma pessoa é atraída a fazer parte da comunidade. E também o motivo que leva a mais interações e consequentemente geram mais confiança entre os membros. Você pode usar isso ao seu favor, como é demonstrado no nosso artigo Como formar comunidades de consumidores e inovar em parceria com seus clientes

o   Quais rituais acontecem regularmente? (Rituais)
Os Rituais são ações recorrentes projetadas para agregarem valor simbólico e consolidar um senso de pertencimento e de comunidade. Geralmente os rituais são encontros físicos ou virtuais, palestras, ou qualquer outro tipo de interação que aconteça regularmente.

o   Quais conteúdos criam valor para seus membros? (Conteúdos)
Quando os membros da comunidade têm uma compreensão clara do que é esperado deles e do tipo de conteúdo que a comunidade compartilha, isso pode levar a uma maior coesão e engajamento dos membros.

o   Quais os acordos da comunidade? (Regras)
Comunidades são mini-sociedades e um claro arranjo de regras deixa as interações mais fáceis e a organização como um todo mais estável

o   Quais papéis os membros podem ter? (Papéis)
Assim como uma organização, uma comunidade também pode ter diferentes papéis, como de líderes, gerentes, comitê, etc.

Estrutura

A última seção aborda os aspectos operacionais necessários para administrar uma comunidade. Muitas comunidades acabam falhando por falta de estrutura organizacional adequada para lidar com situações desafiadoras. A estabilidade a longo prazo é fundamental para o sucesso de uma comunidade, e consistência é a chave. E para ajudar a construir uma comunidade sólida e resiliente, é trabalhado os seguintes temas:

o   Quem administra a comunidade? (Organização)
Para a estabilidade a longo prazo, é preciso determinar alguém para tomar a frente na comunidade, ser o líder e assegurar que ocorra a transferência de conhecimento em eventuais trocas de gestão, incentivos para a liderança, definição de atividades e definição de conselheiros.

o   Como as decisões são tomadas na comunidade? (Governança)
As tomadas de decisões serão centralizadas nos líderes ou abertas aos membros? Quando centralizada tende a ser mais eficiente, consistente, mais rápida e mais clara. Quando descentralizada, tende a escalar melhor, a obter mais adesão dos membros e a aumentar o engajamento e a confiança dos membros.

o   Qual é o plano da comunidade para ser financeiramente sustentável? (Financiamento)
A maioria das comunidades no mundo operam de forma colaborativa e voluntária. Para comunidades que operam com um orçamento, encontrar um modelo de negócios sustentável pode ser um desafio. 

o   Quais canais a comunidade usa para se comunicar e se reunir? (Canais e Plataformas)
Escolher as plataformas certas (wathsapp, slack, telegram, discord, etc) pode garantir que a comunidade seja vista pelas pessoas certas e que a mensagem seja comunicada de maneira clara e consistente.

o    Como a comunidade gerencia as informações de seus membros? (Gestão de Informação)
As informações são valiosas, podendo ser fonte para captura de insights. É necessário a escolha de quais informações serão captadas dos membros, e se as informações disponibilizadas pelos membros podem ou não serem compartilhadas.

Acima de tudo, a ferramenta Community Canva trabalha na construção de uma comunidade sólida baseada nas 3 seções (Identidade, Experiências e Estrutura), que podem ser entendidas como os 3 pilares fundamentais para uma comunidade. Estes pilares precisam ser trabalhados com cuidado e atenção no momento da construção. Isso porque a comunidade tem o papel de ser um ambiente para novas ideias e soluções, e também de ser um fator chave para a perpetuação e fortificação da cultura de inovação entre os seus membros e proliferar os ideais a toda empresa. 

Portanto, o Community Canvas é um excelente framework para a criação de comunidades de inovação.

Como agradecimento a você pela leitura, deixo aqui um template do community canvas no mural para fazer o download e começar a construir a sua comunidade de inovação. E também fica o convite: vamos conversar para trabalhar em Community Canva dentro da sua organização? 

Escrito por:

Felipe Pires
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Atua na área de projetos da Haze Shift. Experiência em iniciação científica, atendimento ao cliente e relações interpessoais. Engenheiro em formação.