Já fazia um tempo que nós da Haze Shift pensávamos em como compartilhar nosso aprendizado e, ao mesmo tempo, incentivar e explicar o que é cultura de inovação. A criação deste blog é a melhor forma para atingirmos esses dois objetivos. Este é um ambiente próprio para discutir o conceito de cultura de inovação: significa dar espaço para apresentar múltiplas visões e potencializar oportunidades.

Temos a certeza que aqui será possível compartilhar conhecimento e pensar na transformação das organizações. Afinal, blogs oferecem isso de uma forma simples. E muitas vezes as melhores mudanças partem de soluções simples. É hora de entender os porquês:

O que é cultura de inovação: conceito e como começar

O primeiro passo para criar um ambiente inovador é entender a própria cultura da organização.Cultura, por definição, é um conjunto de práticas, costumes, processos e comportamento adquiridos e transmitidos. Isso vale para sociedades, famílias, grupos sociais, países e, claro, empresas.

Já que estamos falando em empresas e organizações, aqui vem o questionamento. A cultura da sua empresa é aberta a criatividade e riscos? Ou é conservadora e prefere segurança? Aqui precisamos avaliar a cultura organizacional. Ou seja, a visão, missão, os valores e a narrativa que a empresa passa ao mercado. Como ela construiu sua atual reputação? Interagindo com a ecossistema ou recheada de segredos?

Neste sentido, para criar um ambiente de cultura de inovação é necessário que os colaboradores se sintam à vontade para opinar, para experimentar, para errar. Como criar boas práticas para tanto? Bom, uma dica é trabalhar com o intraempreendedorismo, que é justamente o incentivo à criação de projetos que podem transformar a organização ou mesmo desmembrá-la. Isso mesmo: des-mem-brar a firma!  

Não estamos falando em um racha, nem em quebrar a firma. Muito pelo contrário. Nós da Haze Shift estimulamos a quebra de paradigmas. Já pensou como uma grande multinacional de carnes pode conseguir clientes adeptos ao veganismo? Uma alternativa é criar sua própria divisão de carnes de laboratório. Ou quem sabe criar uma nova empresa com um modelo mental diferente, mas sintonizado com o público vegano. É claro que vão existir resistências internas. Mas se a empresa estiver aberta à inovação, ela vai avaliar a ideia. Possivelmente, ela vai enxergar uma oportunidade de lucro. Aliás, esse é um exemplo real de um cliente nosso.

O que NÃO é

Tão importante quanto mostrar o conceito de cultura de inovação: o que não é. Essa mudança organizacional está longe de apenas otimizar processos. Reflita: sua organização está focada a melhorar apenas o que já sabe fazer? Ótimo, isso é importante. Mas não significa implementar uma verdadeira cultura de inovação.  

É preciso buscar estratégias fora das nossas próprias paredes. Isso parte de pessoas, de novas formas de pensar. Cultura de inovação significa aceitar novas ideias. Neste sentido, pense em novos projetos e produtos. Tudo isso gera mudanças. Veja um exemplo:

A princípio, é preciso, sim, avaliar os riscos e a duração de um projeto. Isso envolve, aliás, falhar rápido. É algo comum em startups e cada vez mais aceito em grandes empresas. Significa identificar já no começo de um projeto se ele vale a pena. Se os resultados não forem bons em curto prazo, há dois caminhos possíveis. Um é identificar onde foi a falha para corrigir o rumo. Outro é partir para novas apostas.

Tudo isso tem muito a ver com a cultura da prototipação: conseguir resultados pequenos e relevantes, que tragam valor. Ou, melhor ainda, que causem a disrupção, como no exemplo da multinacional de carnes que citamos. Assim mostramos como romper o padrão de forma positiva. Afinal, isso é ser disruptivo. Aliás, a cultura da prototipação é um bom tema para um post futuro aqui neste blog.

Benefícios da cultura de inovação

Para encerrar esse post de abertura de nosso blog, vamos fazer uma lista. Nós da Haze Shift apostamos nos seguintes benefícios da cultura da inovação:

  • Maior tolerância a riscos;
  • Melhora a conexão entre áreas da empresa e com o ecossistema;
  • Maior velocidade entre o planejamento e o resultado;
  • Responsabilidade compartilhada;
  • Colaboradores mais engajados;
  • Maior proximidade com o cliente;
  • Responsividade a mudanças;
  • Liderança mais próxima da equipe;
  • Cria mais oportunidade de redução de custos;
  • Aumenta a chance de criação de novos negócios;
  • Potencial de crescimento financeiro acima da média.

Com este espaço, esperamos ajudar você a refletir ainda mais sobre cultura da inovação. Mapeie sua organização, reflita se vocês estão focados em apenas aprimorar o que fazem ou dispostos a apostar em novos projetos e a quebrar paradigmas. Afinal, isso tudo fazer parte do conceito de cultura da inovação: significa acompanhar novas oportunidades e criar processos de validação rápidos para seguir – ou não – por determinados caminhos.

Escrito por:

+ posts

Consultor em inovação aberta, especialista em design estratégico, com experiências em desenvolver programas e ações criativas para grandes empresas.

Digital Transformation Leader & Co-Founder de Haze Shift | + posts

Certified facilitator of LEGO® SERIOUS PLAY® & Digital Transformation Enabler with a demonstrated history of working in the information technology and food & beverages industry.

Digital Transformation Leader & Co-Founder de Haze Shift | + posts

Atuando sempre com mudanças nas organizações através de pensamentos diferentes aplicados à processos com tecnologia e cultura. Buscando auxiliar empresas e organizações sobre os paradigmas da Transformação Digital e como a Inovação Aberta pode mudar a forma de garantir a sustentabilidade dos negócios!