HackaCorp: Hackathon interno do Grupo In Press potencializa cultura de inovação
Casos de Sucesso
Contexto
Para melhorar o atendimento do setor Corporativo, o alinhamento entre equipes e a qualidade das respostas dadas aos clientes internos, o Grupo In Press, segundo maior grupo de comunicação corporativa do país, buscou uma solução inovadora:
A empresa e nós da Haze Shift cocriamos um programa de cultura de inovação, nos moldes de um hackathon interno, chamado HackaCorp. Ele teve foco 100% nos colaboradores justamente das áreas Corporativas (como RH, Administrativo, Financeiro, entre outras) que dão suporte à operação das agências de relações públicas e serviços especializados que fazem parte do Grupo In Press.
O desafio Hackacorp: hackathon interno
Para que fosse possível quebrar silos corporativos, nós desenhamos em conjunto o HackaCorp. O programa do hackathon foi planejado para estimular e preparar profissionais a propor soluções que otimizem o atendimento aos clientes internos, criando, assim, uma cultura de inovação voltada para colaboração, cocriação e solução de problemas.
Os colaboradores das áreas Corporativas do Grupo In Press puderam se inscrever para trabalhar na ideação de soluções relacionadas a cinco temáticas/desafios pré-definidos:
- Comunicação com o cliente interno: como tornar transparentes processos e prazos em geral
- Pessoas: como desenvolver competências para a eficiência dos processos
- Cultura de processos: como atender melhor a operação, transformando a cultura de urgência em cultura de processos.
- Capacitação/Experiência: como estimular momentos de cocriação, compartilhamento e relacionamento entre as equipes.
- Entrega de valor: como deixar mais transparentes para todo o Grupo os papéis e responsabilidades dos colaboradores.
Objetivos do projeto
A partir dos desafios acima demonstrados, nós da Haze Shift traçamos alguns objetivos para executar o projeto:
- Apoiar o Grupo In Press na priorização dos desafios a serem trabalhados;
- Treinar e conduzir cinco co-facilitadores da empresa conforme os cinco temas de Inovação previamente acordados, a fim de capacitá-los para o hackathon e posteriormente serem multiplicadores dos projetos propostos pelos colaboradores no HackaCorp;
- Prover o ambiente digital para a realização do hackathon no formato onlinfe para até 30 participantes colaboradores do Grupo In Press;
- Realizar mentorias semanais para os cinco times formados no hackathon com sessões de uma hora, disponibilizando um total de 20 mentorias ao Grupo In Press.
- Preparar relatório final com a produção realizada no evento e realizar sessão com os principais líderes e co-facilitadores para feedback e próximos passos.
Como trabalhamos a inovação
Antes de tudo, escolher os co-facilitadores do Hackathon é um trabalho altamente estratégico.
Por isso, antes mesmo das dinâmicas, a Haze analisou a pesquisa interna de NPS do Grupo In Press e desenvolveu um mapa de insights, ou seja, fizemos a categorização de todas as respostas qualitativas em grandes temas (problemas) identificados.
A partir dessa estrutura, foram realizadas três oficinas de estratégia com stakeholders internos do Corporativo do Grupo In Press, nas quais foram apresentadas a pesquisa interna de satisfação e outros feedbacks sobre o atendimento a clientes internos.
Nessas oficinas, foi aplicada a dinâmica dos 5 porquês para destacar a causa raiz dos problemas e, a partir de uma Matriz de Priorização, escolher as cinco temáticas, sendo que cada uma contou com um co-facilitador responsável.
Além disso, nós da Haze Shift explicamos ao nosso cliente que toda a estrutura do hackathon, assim como do treinamento prévio para co-facilitadores, seguiriam com base na metodologia dos 7Ps de preparação de eventos de inovação e design estratégico.
Leia aqui como funcionam os 7Ps do planejamento de eventos de inovação; confira os detalhes
Treinamento de co-facilitadores e inscrições
Após serem escolhidos, os co-facilitadores passaram por quatro oficinas de treinamentos, em que foram apresentadas as competências necessárias para a facilitação, ferramentas de design thinking e orientações para conduzirem o processo junto às equipes, da seguinte forma:
- Oficina 1: Apresentação sobre as competências de facilitação e overview de ferramentas que auxiliam esse papel. Além disso, os desafios das temáticas foram revisados e cada um dos co-facilitadores ficou responsável por um tema. Logo após, foi utilizada uma ferramenta chamada Canvas do Desafio: os co-facilitadores trabalharam o contexto e o histórico dos problemas de cada temática.
- Oficina 2 : Palestra sobre Thinking Environment, uma metodologia que tem foco em criar ambientes propícios à criação de novas ideias. Na sequência, a equipe recebeu informações sobre as jornadas do HackaCorp e a agenda do 1º workshop do hackathon. O time também recebeu instruções sobre como utilizar algumas ferramentas relacionadas ao design thinking, como Mapa de Empatia, Painel Semântico, Buyer Persona e Entrevistas de Validação.
- Oficina 3: Dando sequência aos trabalhos, os colaboradores acompanharam uma palestra sobre criatividade nas restrições e tiveram acesso à agenda do 2º workshop do hackathon. Além disso, ocorreu uma explicação sobre como utilizar as seguintes ferramentas e atividades: Triângulo da ideia, prototipação em massinha e Storyboard.
- Oficina 4: No último dia de treinamento, os co-facilitadores tiveram a oportunidade de revisar todo o conteúdo e se inteirar sobre a agenda do 3º workshop do HackaCorp.
Em paralelo às oficinas, durante quatro semanas, o Grupo In Press convidou os colaboradores do Corporativo a participar do HackaCorp . Ao final do processo, cinco equipes com seis integrantes cada foram formadas para participar dos desafios temáticos. Toda a formação das equipes contou com o apoio dos co-facilitadores, a fim de construir grupos multidisciplinares.
Uma vez definidos os colaboradores, todos receberam o Kit do Participante –criado pelo time do Grupo In Press – para proporcionar maior engajamento com o HackaCorp, incluindo massinha de modelar, que foi essencial na prototipagem das soluções.
Execução do HackaCorp
A execução do hackathon durou cerca de dois meses e, para munir ainda mais os colaboradores com informações, foram disponibilizados quatro Guias, um para cada etapa do programa.
O material ilustra o que são workshops, mentorias a serem recebidas, links para agendamentos de mentorias semanais, ferramentas digitais a serem utilizadas no processo, temas de palestras, entre outros itens. Todos os mentores e palestrantes fazem parte da comunidade de inovação Inovadores & Inquietos, fomentada pela Haze Shift.
Ademais, a jornada de execução incluiu:
- Um evento de warm-up, ou seja, um “Esquenta do HackaCorp”, contando com todos os participantes e co-facilitadores e a participação da CFO do Grupo In Press, além de uma palestra sobre Design e Trabalho Colaborativo e explicações sobre os Guias do Participante;
- Quatro workshops em que aconteceram atividades para o desenvolvimento de soluções em cocriação entre participantes e co-facilitadores e talks (palestras) com especialistas em temas diversos;
- Sessões de mentoria com especialistas externos em Design e Trabalho colaborativo; Criatividade nas Restrições; Prototipagem e Validação; como fazer Deck & Pitch.
Como foram os workshops?
Com ambiente focado em engajamento, contou com uma palestra sobre Criatividade nas Restrições e buscou ser 100% prático, com dinâmicas para os participantes aprenderem a utilizar ferramentas apresentadas aos co-facilitadores:
- Apresentamos como fazer a abordagem de um Storyboard em conjunto com Storytelling para antecipar a criação de protótipos, incluindo a utilização de massinhas. Aqui foram utilizadas parte das ferramentas apresentadas durante a capacitação aos co-facilitadores. Eles tiveram a oportunidade de replicar as ferramentas e a metodologia para suas equipes, colocando na prática o que chamamos de Multiplicadores da Cultura de Inovação.
- Realização de atividade focada na validação das ideias das equipes e de testes;
- Palestra e atividade prática para os participantes entenderem como fazer um pitch de qualidade para suas soluções e, dessa forma, irem preparados para o Pitch Day.
Como os projetos foram avaliados
Após toda a sequência de workshops e desenvolvimento dos cinco projetos pelas equipes, chegou a hora de avaliar cada um.
Para isso, uma banca avaliadora foi formada por quatro executivas do Grupo In Press, incluindo a CEO. Elas acompanharam os pitches, que duraram cinco minutos cada, avaliando os seguintes itens com notas de 0 a 10:
- Aderência da solução ao problema proposto;
- Criatividade e potencial inovador da solução;
- Potencial de viabilidade técnica e econômica;
- Impacto na área e no cliente interno.
Resultados Satisfação com o Projeto
Ao final, a equipe vencedora foi a que realizou o desafio Comunicação com o Cliente Interno.
A solução foi batizada de EasyCorp, um bot (robô) assistente virtual que pode responder os 700 colaboradores da empresa simultaneamente. O sistema de chat bot prototipado é capaz de mapear os principais tipos de dúvidas dos colaboradores, respondendo com a direção correta para formulários e plataformas e, em último caso, fornecendo os nomes dos responsáveis para o colaborador entrar em contato se não conseguir solucionar seu problema. Além disso, o bot dá insumos para as áreas revisarem ou melhorarem seus processos e até mesmo criarem soluções.
Como premiação, a equipe (seis integrantes e co-facilitadora) recebeu R$ 7 mil em premiação.
Ademais, ao todo, mais de 15 ferramentas de design estratégico e inovação foram utilizadas em todo o projeto.
Ao final de toda a jornada, os participantes também tiveram a oportunidade de responder a pesquisas de satisfação do Hackathon, na qual foram questionados sobre satisfação com oficinas, workshops, mentorias e impactos. O NPS (Net Promoter Score) ficou em 78 pontos, dentro da zona de excelência.
HackaCorp: Hackathon interno do Grupo In Press potencializa cultura de inovação
Casos de Sucesso
Contexto
Para melhorar o atendimento do setor Corporativo, o alinhamento entre equipes e a qualidade das respostas dadas aos clientes internos, o Grupo In Press, segundo maior grupo de comunicação corporativa do país, buscou uma solução inovadora:
A empresa e nós da Haze Shift cocriamos um programa de cultura de inovação, nos moldes de um hackathon interno, chamado HackaCorp. Ele teve foco 100% nos colaboradores justamente das áreas Corporativas (como RH, Administrativo, Financeiro, entre outras) que dão suporte à operação das agências de relações públicas e serviços especializados que fazem parte do Grupo In Press.
O desafio Hackacorp: hackathon interno
Para que fosse possível quebrar silos corporativos, nós desenhamos em conjunto o HackaCorp. O programa do hackathon foi planejado para estimular e preparar profissionais a propor soluções que otimizem o atendimento aos clientes internos, criando, assim, uma cultura de inovação voltada para colaboração, cocriação e solução de problemas.
Os colaboradores das áreas Corporativas do Grupo In Press puderam se inscrever para trabalhar na ideação de soluções relacionadas a cinco temáticas/desafios pré-definidos:
- Comunicação com o cliente interno: como tornar transparentes processos e prazos em geral
- Pessoas: como desenvolver competências para a eficiência dos processos
- Cultura de processos: como atender melhor a operação, transformando a cultura de urgência em cultura de processos.
- Capacitação/Experiência: como estimular momentos de cocriação, compartilhamento e relacionamento entre as equipes.
- Entrega de valor: como deixar mais transparentes para todo o Grupo os papéis e responsabilidades dos colaboradores.
Objetivos do projeto
A partir dos desafios acima demonstrados, nós da Haze Shift traçamos alguns objetivos para executar o projeto:
- Apoiar o Grupo In Press na priorização dos desafios a serem trabalhados;
- Treinar e conduzir cinco co-facilitadores da empresa conforme os cinco temas de Inovação previamente acordados, a fim de capacitá-los para o hackathon e posteriormente serem multiplicadores dos projetos propostos pelos colaboradores no HackaCorp;
- Prover o ambiente digital para a realização do hackathon no formato onlinfe para até 30 participantes colaboradores do Grupo In Press;
- Realizar mentorias semanais para os cinco times formados no hackathon com sessões de uma hora, disponibilizando um total de 20 mentorias ao Grupo In Press.
- Preparar relatório final com a produção realizada no evento e realizar sessão com os principais líderes e co-facilitadores para feedback e próximos passos.
Como trabalhamos a inovação
Antes de tudo, escolher os co-facilitadores do Hackathon é um trabalho altamente estratégico.
Por isso, antes mesmo das dinâmicas, a Haze analisou a pesquisa interna de NPS do Grupo In Press e desenvolveu um mapa de insights, ou seja, fizemos a categorização de todas as respostas qualitativas em grandes temas (problemas) identificados.
A partir dessa estrutura, foram realizadas três oficinas de estratégia com stakeholders internos do Corporativo do Grupo In Press, nas quais foram apresentadas a pesquisa interna de satisfação e outros feedbacks sobre o atendimento a clientes internos.
Nessas oficinas, foi aplicada a dinâmica dos 5 porquês para destacar a causa raiz dos problemas e, a partir de uma Matriz de Priorização, escolher as cinco temáticas, sendo que cada uma contou com um co-facilitador responsável.
Além disso, nós da Haze Shift explicamos ao nosso cliente que toda a estrutura do hackathon, assim como do treinamento prévio para co-facilitadores, seguiriam com base na metodologia dos 7Ps de preparação de eventos de inovação e design estratégico.
Leia aqui como funcionam os 7Ps do planejamento de eventos de inovação; confira os detalhes
Treinamento de co-facilitadores e inscrições
Após serem escolhidos, os co-facilitadores passaram por quatro oficinas de treinamentos, em que foram apresentadas as competências necessárias para a facilitação, ferramentas de design thinking e orientações para conduzirem o processo junto às equipes, da seguinte forma:
- Oficina 1: Apresentação sobre as competências de facilitação e overview de ferramentas que auxiliam esse papel. Além disso, os desafios das temáticas foram revisados e cada um dos co-facilitadores ficou responsável por um tema. Logo após, foi utilizada uma ferramenta chamada Canvas do Desafio: os co-facilitadores trabalharam o contexto e o histórico dos problemas de cada temática.
- Oficina 2 : Palestra sobre Thinking Environment, uma metodologia que tem foco em criar ambientes propícios à criação de novas ideias. Na sequência, a equipe recebeu informações sobre as jornadas do HackaCorp e a agenda do 1º workshop do hackathon. O time também recebeu instruções sobre como utilizar algumas ferramentas relacionadas ao design thinking, como Mapa de Empatia, Painel Semântico, Buyer Persona e Entrevistas de Validação.
- Oficina 3: Dando sequência aos trabalhos, os colaboradores acompanharam uma palestra sobre criatividade nas restrições e tiveram acesso à agenda do 2º workshop do hackathon. Além disso, ocorreu uma explicação sobre como utilizar as seguintes ferramentas e atividades: Triângulo da ideia, prototipação em massinha e Storyboard.
- Oficina 4: No último dia de treinamento, os co-facilitadores tiveram a oportunidade de revisar todo o conteúdo e se inteirar sobre a agenda do 3º workshop do HackaCorp.
Em paralelo às oficinas, durante quatro semanas, o Grupo In Press convidou os colaboradores do Corporativo a participar do HackaCorp . Ao final do processo, cinco equipes com seis integrantes cada foram formadas para participar dos desafios temáticos. Toda a formação das equipes contou com o apoio dos co-facilitadores, a fim de construir grupos multidisciplinares.
Uma vez definidos os colaboradores, todos receberam o Kit do Participante –criado pelo time do Grupo In Press – para proporcionar maior engajamento com o HackaCorp, incluindo massinha de modelar, que foi essencial na prototipagem das soluções.
Execução do HackaCorp
A execução do hackathon durou cerca de dois meses e, para munir ainda mais os colaboradores com informações, foram disponibilizados quatro Guias, um para cada etapa do programa.
O material ilustra o que são workshops, mentorias a serem recebidas, links para agendamentos de mentorias semanais, ferramentas digitais a serem utilizadas no processo, temas de palestras, entre outros itens. Todos os mentores e palestrantes fazem parte da comunidade de inovação Inovadores & Inquietos, fomentada pela Haze Shift.
Ademais, a jornada de execução incluiu:
- Um evento de warm-up, ou seja, um “Esquenta do HackaCorp”, contando com todos os participantes e co-facilitadores e a participação da CFO do Grupo In Press, além de uma palestra sobre Design e Trabalho Colaborativo e explicações sobre os Guias do Participante;
- Quatro workshops em que aconteceram atividades para o desenvolvimento de soluções em cocriação entre participantes e co-facilitadores e talks (palestras) com especialistas em temas diversos;
- Sessões de mentoria com especialistas externos em Design e Trabalho colaborativo; Criatividade nas Restrições; Prototipagem e Validação; como fazer Deck & Pitch.
Como foram os workshops?
Com ambiente focado em engajamento, contou com uma palestra sobre Criatividade nas Restrições e buscou ser 100% prático, com dinâmicas para os participantes aprenderem a utilizar ferramentas apresentadas aos co-facilitadores:
- Apresentamos como fazer a abordagem de um Storyboard em conjunto com Storytelling para antecipar a criação de protótipos, incluindo a utilização de massinhas. Aqui foram utilizadas parte das ferramentas apresentadas durante a capacitação aos co-facilitadores. Eles tiveram a oportunidade de replicar as ferramentas e a metodologia para suas equipes, colocando na prática o que chamamos de Multiplicadores da Cultura de Inovação.
- Realização de atividade focada na validação das ideias das equipes e de testes;
- Palestra e atividade prática para os participantes entenderem como fazer um pitch de qualidade para suas soluções e, dessa forma, irem preparados para o Pitch Day.
Como os projetos foram avaliados
Após toda a sequência de workshops e desenvolvimento dos cinco projetos pelas equipes, chegou a hora de avaliar cada um.
Para isso, uma banca avaliadora foi formada por quatro executivas do Grupo In Press, incluindo a CEO. Elas acompanharam os pitches, que duraram cinco minutos cada, avaliando os seguintes itens com notas de 0 a 10:
- Aderência da solução ao problema proposto;
- Criatividade e potencial inovador da solução;
- Potencial de viabilidade técnica e econômica;
- Impacto na área e no cliente interno.
Resultados Satisfação com o Projeto
Ao final, a equipe vencedora foi a que realizou o desafio Comunicação com o Cliente Interno.
A solução foi batizada de EasyCorp, um bot (robô) assistente virtual que pode responder os 700 colaboradores da empresa simultaneamente. O sistema de chat bot prototipado é capaz de mapear os principais tipos de dúvidas dos colaboradores, respondendo com a direção correta para formulários e plataformas e, em último caso, fornecendo os nomes dos responsáveis para o colaborador entrar em contato se não conseguir solucionar seu problema. Além disso, o bot dá insumos para as áreas revisarem ou melhorarem seus processos e até mesmo criarem soluções.
Como premiação, a equipe (seis integrantes e co-facilitadora) recebeu R$ 7 mil em premiação.
Ademais, ao todo, mais de 15 ferramentas de design estratégico e inovação foram utilizadas em todo o projeto.
Ao final de toda a jornada, os participantes também tiveram a oportunidade de responder a pesquisas de satisfação do Hackathon, na qual foram questionados sobre satisfação com oficinas, workshops, mentorias e impactos. O NPS (Net Promoter Score) ficou em 78 pontos, dentro da zona de excelência.
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