Sebrae PR – Ressignificação linha estratégica de startups do Paraná – Startup PR
Casos de Sucesso
O desafio
Nosso grande desafio nesse trabalho com o Sebrae PR foi ressignificar o programa Startup PR perante um de seus stakeholders principais. O Programa foi criado para incentivar o desenvolvimento de startups no Paraná abrangendo os seus diferentes estágios: da descoberta até a validação e da eficiência à escala. Dessa forma o Startup PR atua diariamente integrado a mentores, empreendedores, instituições de ensino, entidades, investidores, governo, grandes empresas e provedores de serviços.
Os objetivos
O Sebrae PR precisava primeiramente melhorar a percepção de valor do Startup PR perante os colaboradores que o conduziam, potencializando seu engajamento e a partir daí fazer o Programa acontecer de forma orgânica, coletiva e sustentável. Isso geraria maior alinhamento do negócio de Empreendedorismo do Sebrae PR aos moldes da Nova Economia, que tem transformado a forma de criar empresas no mundo – o formato Startup.
Como transformamos
Para alcançar esses objetivos, nós da Haze em conjunto com o Sebrae PR, utilizamos a estratégia de Ressignificação para ganhar engajamento dos stakeholders internos que conduziam o Startup PR. Para isso, precisávamos fazer emergir, nesse público, um sentimento de pertencimento em relação ao Programa para que ele pudesse se desdobrar com fluidez e de forma sustentável em toda organização.
Então reunimos os principais formadores de opinião para cocriar um significado único, coletivo e convergente a partir de uma visão Regional, sem modificar a estratégia de negócio pré-estabelecida para então posicionar o Startup PR como protagonista da transformação no ecossistema.
O que isso resultou
Na prática, conseguimos trazer pela cultura empresarial, uma Identidade Organizacional unificada do Startup PR com um novo significado que determinava a atuação do negócio sendo tangibilizado por meio de uma narrativa única e compartilhada dos gestores para o Startup PR.
Somos um hub de oportunidades aberto ao ecossistema que visa co-desenvolver startups de alta performance. Nossa identidade é contada por cases de sucesso. Esse é o legado para as novas gerações do empreendedorismo que transforma o Sebrae do futuro em direção a um ecossistema fazendo saltos de inovação para o crescimento do estado do Paraná.
(Gestores do programa Startup PR)
Adicionalmente também foi gerada uma lista de stakeholders mais significativos para o grupo e a apresentação de uma identidade de marca unificada do Startup PR.
Esse trabalho conseguiu criar um novo olhar para o Startup PR Sebrae, gerou o sentimento de pertencimento necessário potencializando o engajamento e estabeleceu um importante vínculo emocional com o público, o de cocriador. A partir desse vínculo, o negócio Startup PR Sebrae começa a se propagar de forma consistente gerando cada vez mais negócios relevantes que contribuem diretamente para a edificação do Sebrae do futuro.
Sebrae PR – Ressignificação linha estratégica de startups do Paraná – Startup PR
Casos de Sucesso
O desafio
Nosso grande desafio nesse trabalho com o Sebrae PR foi ressignificar o programa Startup PR perante um de seus stakeholders principais. O Programa foi criado para incentivar o desenvolvimento de startups no Paraná abrangendo os seus diferentes estágios: da descoberta até a validação e da eficiência à escala. Dessa forma o Startup PR atua diariamente integrado a mentores, empreendedores, instituições de ensino, entidades, investidores, governo, grandes empresas e provedores de serviços.
Os objetivos
O Sebrae PR precisava primeiramente melhorar a percepção de valor do Startup PR perante os colaboradores que o conduziam, potencializando seu engajamento e a partir daí fazer o Programa acontecer de forma orgânica, coletiva e sustentável. Isso geraria maior alinhamento do negócio de Empreendedorismo do Sebrae PR aos moldes da Nova Economia, que tem transformado a forma de criar empresas no mundo – o formato Startup.
Como transformamos
Para alcançar esses objetivos, nós da Haze em conjunto com o Sebrae PR, utilizamos a estratégia de Ressignificação para ganhar engajamento dos stakeholders internos que conduziam o Startup PR. Para isso, precisávamos fazer emergir, nesse público, um sentimento de pertencimento em relação ao Programa para que ele pudesse se desdobrar com fluidez e de forma sustentável em toda organização.
Então reunimos os principais formadores de opinião para cocriar um significado único, coletivo e convergente a partir de uma visão Regional, sem modificar a estratégia de negócio pré-estabelecida para então posicionar o Startup PR como protagonista da transformação no ecossistema.
O que isso resultou
Na prática, conseguimos trazer pela cultura empresarial, uma Identidade Organizacional unificada do Startup PR com um novo significado que determinava a atuação do negócio sendo tangibilizado por meio de uma narrativa única e compartilhada dos gestores para o Startup PR.
Somos um hub de oportunidades aberto ao ecossistema que visa co-desenvolver startups de alta performance. Nossa identidade é contada por cases de sucesso. Esse é o legado para as novas gerações do empreendedorismo que transforma o Sebrae do futuro em direção a um ecossistema fazendo saltos de inovação para o crescimento do estado do Paraná.
(Gestores do programa Startup PR)
Adicionalmente também foi gerada uma lista de stakeholders mais significativos para o grupo e a apresentação de uma identidade de marca unificada do Startup PR.
Esse trabalho conseguiu criar um novo olhar para o Startup PR Sebrae, gerou o sentimento de pertencimento necessário potencializando o engajamento e estabeleceu um importante vínculo emocional com o público, o de cocriador. A partir desse vínculo, o negócio Startup PR Sebrae começa a se propagar de forma consistente gerando cada vez mais negócios relevantes que contribuem diretamente para a edificação do Sebrae do futuro.
CONTEÚDO RELACIONADO
O Mapeamento do Mercado trazendo Inovação na Costa Brasil
Como um mapeamento de mercado proporcionou a estruturação do Centro de Inovação da Costa Brasil
Reinventando o Futuro: A Jornada de Co-criação do Planejamento Estratégico 2024-2028 da Fibra
A Jornada de Co-criação do Planejamento Estratégico 2024-2028 da Fibra
Workshop Indústria 4.0 na São Martinho: a estratégia antes, durante e depois
Em um projeto inédito, a São Martinho promoveu o Workshop Indústria 4.0. Saiba como ela conseguiu disseminar esse conhecimentos na empresa.