O Mapeamento do Mercado trazendo Inovação na Costa Brasil
Casos de Sucesso
Contexto
A Costa Brasil é referência em integração multimodal, líder em carga fracionada, atua no segmento logístico atendendo todo Brasil e tem o propósito de revolucionar a forma de atendimento das necessidades do mercado, buscando ser um único ponto de contato com o cliente, utilizando tecnologia e inteligência para operar todos os modais necessários.
O desafio
A empresa continuamente está em busca de oferecer soluções inovadoras e integrá-las ao seu portfólio, para isso passaram a avaliar a criação de um Centro de Inovação de forma a reunir diversas empresas, startups e outros atores do ecossistema logístico em um único espaço na cidade de Santos-SP. Como primeiro passo nessa jornada seria necessário um estudo de mercado local/regional para validação das ações de implantação seguintes.
Nós Haze Shift, por meio de nossas metodologias e consultores, pudemos apoiar a Costa Brasil na realização das pesquisas e estudos dos cenários e seus diversos atores para munir a empresa de informações para tomada de decisão sobre a criação do Centro de Inovação.
Objetivos do projeto
A Costa Brasil esperava alcançar as seguintes informações e conexões com o serviço de Estudos & Reports de Mercado que traria à Costa Brasil um Mapeamento do Ecossistema onde ela está inserida.
- Identificação de possíveis clientes e parceiros
- Identificação de oportunidades e aderência do mercado
- Mapeamento dos stakeholders locais e regionais relacionados ao tema
- Estabelecer contato inicial com sistemas de apoio e fomento
- Estabelecer uma visão preliminar sobre o ecossistema local e regional
Especificamente eles possuíam metas específicas que desejavam atingir. Por isso cocriamos um objetivo SMART com a empresa.
Esse objetivo trazia as seguintes metas:
“Identificar atores e avaliar a criação de um Centro de Inovação, por meio do mapeamento de iniciativas locais, do ecossistema amplo e próximo, além de realizar 20 entrevistas exploratórias com o objetivo de estabelecer uma visão preliminar sobre o ecossistema local e regional em que a Costa Brasil se insere, em um período de 2 meses.”
Como trabalhamos a inovação
O projeto teve duração de 8 semanas e para iniciação realizamos nossa primeira reunião presencial para apresentação da proposta de projeto e definição das etapas que seguiríamos para a compreensão da área, das estratégias e das dores.
Para chegarmos a uma solução de inovação para o desafio proposto, nosso trabalho foi pautado na Teoria U de Otto Scharmer, onde ele sugere inicialmente um olhar interno da organização. Além de conceitos de cultura da inovação, design estratégico e inovação aberta e como ferramenta, as entrevistas exploratórias com escuta ativa foram fundamentais para o levantamento de informações.
Apresentamos as seguintes atividades-chave:
- Integração com o cliente e visão geral do objetivo do projeto
- Compartilhamento do macro-cronograma e objetivo SMART
- Aclimatação na metodologia de escuta ativa e compreensão do ambiente
- Listagem dos stakeholders a serem envolvidos no projeto e etapa inicial de entrevistas
Ao longo dessas semanas de projeto tivemos encontros semanais entre a equipe Haze Shift e Costa Brasil para acompanharmos as entregas, evoluções, realizações e pontos de atenção do projeto para que estivessemos monitorando e mitigando os riscos, garantindo a eficiência do macro cronograma planejado e deixando o alinhamento das partes interessadas sempre em dia.
Leia mais: Como fazer um Mapa de Stakeholders – passo a passo do Stakeholder Mapping
Como ações estruturantes foi realizado um mapeamento de contexto e estratégia; desenho de um fluxo de operações, além de um mapa de stakeholders e mapa de insights relevantes ao projeto.
Para preparação, foi realizado três grandes mapeamentos de:
- Iniciativas locais e regionais similares,
- Ecossistema [amplo] – sete hélices
- Ecossistema [próximo] – rede de valor
Para criação do mapa de insights foi realizado até 20 entrevistas Exploratórias para entendimento de aderência ao Centro de Inovação e os principais stakeholders alvo das entrevistas foram: colaboradores, atores do ecossistema próximo (fornecedores, parceiros, complementadores, substitutos, concorrentes) e do ecossistema amplo (investidores, governos e regulações, comunidades, instituições de apoio, startups, mídia, habitat, instituições de ensino e fomento)
Leia também: Como fizemos a modelagem do Programa de Inovação Aberta da Cibra
Resultados
Esse levantamento nos trouxe uma visão geral sobre o ecossistema onde a Costa Brasil está inserida e os números foram surpreendentes:
Ao todo realizamos cerca de 50 entrevistas exploratórias sendo:
- 9 entrevistas com stakeholders do ecossistema próximo
- 9 entrevistas com stakeholders do ecossistema Amplo
- 30 entrevistas com colaboradores participantes do projeto e colaboradores da Costa Brasil em geral
Como output dessas entrevistas obtivemos cerca de 300 Insights decupados em formato de Visual Thinking que fundamentaram a análise do mapeamento do mercado. Esse mapeamento continha 530 startups e 19 ecossistemas de inovação globais de logística.
A partir do mapeamento foi possível que a Costa Brasil conseguisse obter por meio de dados 4 principais entendimentos e perspectivas como:
- Identificação de Mercado: clientes em potencial, parceiros em potencial, localização dos clientes/parceiros
- Compreensão das Necessidades e Desejos dos Parceiros: desafios para resolver, benefícios valorizados pelos parceiros
- Análise dos atores-chave do ecossistema: uma perspectiva dos colaboradores, ecossistema próximo e ecossistema amplo delimitando pontos fortes e oportunidades
- Posicionamento e Estratégia dos Parceiros: percepção dos colaboradores, clientes e parceiros sobre a estratégia da Costa Brasil e a capacidade dos parceiros para contribuir e realizar a estratégia de forma colaborativa com a Costa Brasil.
Também foi entregue as Recomendações e Próximos Passos, para que a partir do Mapeamento de Mercado, a Costa Brasil pudesse conceber o Centro de Inovação com total amplitude, além de outras oportunidades de serviços, negócios e experiência.
Com esse projeto nós na Haze Shift tivemos a alegria de receber um excelente feedback do nosso cliente que nos trouxe a avaliação do Customer Health Score (CHS) = 100 o que nos motiva e nos leva a realizar projetos assim tendo certeza do impacto positivo de inovação dentro da jornada de empresas como a Costa Brasil.
Com a palavra, o cliente
“A Haze Shift nos trouxe uma abordagem e metodologia muito boa para a execução do plano de estudo mercadológico que atendeu nossas expectativas na pré-estruturação do Centro de Inovação. O interessante é que ao longo do projeto, sendo necessário alguma adaptação, nem o prazo, nem o investimento ou mesmo o projeto em si sofre impacto, pois o time de operações é competente e atua de forma dinâmica.”
Ricardo Freitas,
Diretor de Inovação na Costa Brasil
O Mapeamento do Mercado trazendo Inovação na Costa Brasil
Casos de Sucesso
Contexto
A Costa Brasil é referência em integração multimodal, líder em carga fracionada, atua no segmento logístico atendendo todo Brasil e tem o propósito de revolucionar a forma de atendimento das necessidades do mercado, buscando ser um único ponto de contato com o cliente, utilizando tecnologia e inteligência para operar todos os modais necessários.
O desafio
A empresa continuamente está em busca de oferecer soluções inovadoras e integrá-las ao seu portfólio, para isso passaram a avaliar a criação de um Centro de Inovação de forma a reunir diversas empresas, startups e outros atores do ecossistema logístico em um único espaço na cidade de Santos-SP. Como primeiro passo nessa jornada seria necessário um estudo de mercado local/regional para validação das ações de implantação seguintes.
Nós Haze Shift, por meio de nossas metodologias e consultores, pudemos apoiar a Costa Brasil na realização das pesquisas e estudos dos cenários e seus diversos atores para munir a empresa de informações para tomada de decisão sobre a criação do Centro de Inovação.
Objetivos do projeto
A Costa Brasil esperava alcançar as seguintes informações e conexões com o serviço de Estudos & Reports de Mercado que traria à Costa Brasil um Mapeamento do Ecossistema onde ela está inserida.
- Identificação de possíveis clientes e parceiros
- Identificação de oportunidades e aderência do mercado
- Mapeamento dos stakeholders locais e regionais relacionados ao tema
- Estabelecer contato inicial com sistemas de apoio e fomento
- Estabelecer uma visão preliminar sobre o ecossistema local e regional
Especificamente eles possuíam metas específicas que desejavam atingir. Por isso cocriamos um objetivo SMART com a empresa.
Esse objetivo trazia as seguintes metas:
“Identificar atores e avaliar a criação de um Centro de Inovação, por meio do mapeamento de iniciativas locais, do ecossistema amplo e próximo, além de realizar 20 entrevistas exploratórias com o objetivo de estabelecer uma visão preliminar sobre o ecossistema local e regional em que a Costa Brasil se insere, em um período de 2 meses.”
Como trabalhamos a inovação
O projeto teve duração de 8 semanas e para iniciação realizamos nossa primeira reunião presencial para apresentação da proposta de projeto e definição das etapas que seguiríamos para a compreensão da área, das estratégias e das dores.
Para chegarmos a uma solução de inovação para o desafio proposto, nosso trabalho foi pautado na Teoria U de Otto Scharmer, onde ele sugere inicialmente um olhar interno da organização. Além de conceitos de cultura da inovação, design estratégico e inovação aberta e como ferramenta, as entrevistas exploratórias com escuta ativa foram fundamentais para o levantamento de informações.
Apresentamos as seguintes atividades-chave:
- Integração com o cliente e visão geral do objetivo do projeto
- Compartilhamento do macro-cronograma e objetivo SMART
- Aclimatação na metodologia de escuta ativa e compreensão do ambiente
- Listagem dos stakeholders a serem envolvidos no projeto e etapa inicial de entrevistas
Ao longo dessas semanas de projeto tivemos encontros semanais entre a equipe Haze Shift e Costa Brasil para acompanharmos as entregas, evoluções, realizações e pontos de atenção do projeto para que estivessemos monitorando e mitigando os riscos, garantindo a eficiência do macro cronograma planejado e deixando o alinhamento das partes interessadas sempre em dia.
Leia mais: Como fazer um Mapa de Stakeholders – passo a passo do Stakeholder Mapping
Como ações estruturantes foi realizado um mapeamento de contexto e estratégia; desenho de um fluxo de operações, além de um mapa de stakeholders e mapa de insights relevantes ao projeto.
Para preparação, foi realizado três grandes mapeamentos de:
- Iniciativas locais e regionais similares,
- Ecossistema [amplo] – sete hélices
- Ecossistema [próximo] – rede de valor
Para criação do mapa de insights foi realizado até 20 entrevistas Exploratórias para entendimento de aderência ao Centro de Inovação e os principais stakeholders alvo das entrevistas foram: colaboradores, atores do ecossistema próximo (fornecedores, parceiros, complementadores, substitutos, concorrentes) e do ecossistema amplo (investidores, governos e regulações, comunidades, instituições de apoio, startups, mídia, habitat, instituições de ensino e fomento)
Leia também: Como fizemos a modelagem do Programa de Inovação Aberta da Cibra
Resultados
Esse levantamento nos trouxe uma visão geral sobre o ecossistema onde a Costa Brasil está inserida e os números foram surpreendentes:
Ao todo realizamos cerca de 50 entrevistas exploratórias sendo:
- 9 entrevistas com stakeholders do ecossistema próximo
- 9 entrevistas com stakeholders do ecossistema Amplo
- 30 entrevistas com colaboradores participantes do projeto e colaboradores da Costa Brasil em geral
Como output dessas entrevistas obtivemos cerca de 300 Insights decupados em formato de Visual Thinking que fundamentaram a análise do mapeamento do mercado. Esse mapeamento continha 530 startups e 19 ecossistemas de inovação globais de logística.
A partir do mapeamento foi possível que a Costa Brasil conseguisse obter por meio de dados 4 principais entendimentos e perspectivas como:
- Identificação de Mercado: clientes em potencial, parceiros em potencial, localização dos clientes/parceiros
- Compreensão das Necessidades e Desejos dos Parceiros: desafios para resolver, benefícios valorizados pelos parceiros
- Análise dos atores-chave do ecossistema: uma perspectiva dos colaboradores, ecossistema próximo e ecossistema amplo delimitando pontos fortes e oportunidades
- Posicionamento e Estratégia dos Parceiros: percepção dos colaboradores, clientes e parceiros sobre a estratégia da Costa Brasil e a capacidade dos parceiros para contribuir e realizar a estratégia de forma colaborativa com a Costa Brasil.
Também foi entregue as Recomendações e Próximos Passos, para que a partir do Mapeamento de Mercado, a Costa Brasil pudesse conceber o Centro de Inovação com total amplitude, além de outras oportunidades de serviços, negócios e experiência.
Com esse projeto nós na Haze Shift tivemos a alegria de receber um excelente feedback do nosso cliente que nos trouxe a avaliação do Customer Health Score (CHS) = 100 o que nos motiva e nos leva a realizar projetos assim tendo certeza do impacto positivo de inovação dentro da jornada de empresas como a Costa Brasil.
Com a palavra, o cliente
“A Haze Shift nos trouxe uma abordagem e metodologia muito boa para a execução do plano de estudo mercadológico que atendeu nossas expectativas na pré-estruturação do Centro de Inovação. O interessante é que ao longo do projeto, sendo necessário alguma adaptação, nem o prazo, nem o investimento ou mesmo o projeto em si sofre impacto, pois o time de operações é competente e atua de forma dinâmica.”
Ricardo Freitas,
Diretor de Inovação na Costa Brasil
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