Durante meus 15 anos trabalhando na área comercial e com atendimento, perdi as contas de quantas vezes ouvi o cliente dizer “eu tenho um problema, mas não sei como resolver”. Meu pensamento imediato é “que bom, é uma oportunidade para encontrarmos uma solução juntos”. Isso acontece muito também quando empresas buscam soluções inovadoras. 

É a partir desse desejo que iniciamos uma busca pelo entendimento do problema.

Espera-se que a solução seja algo realmente desconhecido, no entanto, sem a identificação dos problemas que impedem a inovação podemos deixar de encontrar o desfecho ideal. É aí que muitas vezes a ansiedade pode atrapalhar, porque também é muito comum que se deseje começar logo um trabalho com visualização clara do ponto de chegada. 

Nesse momento, vale respirar e dar um passo de cada vez. Vou explicar!

Soluções inovadoras nas empresas: questionar para solucionar

Quando temos um ponto bastante objetivo e delimitado, é possível, sim, fazer um planejamento, inclusive com cronograma, detalhamento de fases, orçamentos. Mas boa parte das dores que procuramos resolver são mais complexas do que conseguimos observar na superfície para encontrar soluções inovadoras.

Gosto de comparar esse processo de busca de soluções inovadoras dos clientes com os processos de terapia que fazemos para nos conhecer melhor. Quem já passou por uma jornada terapêutica sabe que a qualidade da resposta está diretamente ligada às perguntas realizadas.

Um fato curioso aconteceu certa vez com uma colega. Ela estava desenvolvendo um briefing para uma cliente que questionou:  “Por que você fica me perguntando coisas que eu não sei?”. Esse é justamente o nosso papel, perguntar, perguntar e perguntar, como em uma terapia, porque as perguntas bem elaboradas nos levarão a respostas que atendem às dores reais.

E assim como procuramos um profissional de psicologia e terapeutas, procuramos consultorias para nos ajudar a desenhar soluções inovadoras de modo que a resposta encontrada seja claramente as oportunidades de inovação precisamos. Ninguém precisa se sentir só nessa jornada.

Como encontrar soluções inovadoras

Aqui na Haze Shift adoramos os projetos de descoberta, porque nos permitem estar mais conectados com os clientes desde o comecinho da transformação. E é gratificante ver como novos pontos de vista vão surgindo, como os conhecimentos vão sendo compartilhados e o caminho vai sendo formado em colaboração.

Temos algumas metodologias e ferramentas que usamos nesses processos. A Teoria U (clique para entender a ferramenta) é uma delas. Na jornada para a ressignificação muitas vezes fazemos a dinâmica do “Sabe, Sente, Sonha” para trabalhar com os elementos do passado – o que você sabe sobre; do presente – o que você sente sobre, e do futuro – o que você sonha para.

Entrevistas são uma das ferramentas mais eficazes para os projetos de descobertas  de  soluções inovadoras nas empresas. E fica mais rico quando avançamos para conversas que vão além do ambiente da organização, quando falamos com clientes, parceiros, pessoas que inspiram o negócio da empresa. Isso nos permite abrir certas janelas e com isso novos cenários se apresentam. 

Por exemplo, vocês conhecem a Janela de Johari? 

É uma ferramenta conceitual que trabalha com o que é conhecido e desconhecido por nós como indivíduos e pelas pessoas envolvidas no processo. À medida que vamos cruzando esses conhecimentos, podemos abrir novas janelas, olhar por outras perspectivas. 

Em breve, começaremos uma série de publicações sobre ferramentas e iremos detalhar melhor os instrumentos que nos ajudam em nossos projetos de consultoria, falaremos com mais profundidade sobre entrevistas, Janela de Johari e tantos outros conceitos que contribuem para o sucesso dos projetos.

Por fim, quero trazer só mais uma metodologia que nos ajuda bastante, o Cynefin Framework, que já tratamos aqui. Essa abordagem também vai lidar com o que se sabe e o que não se sabe para entender os contextos de cada organização. É justamente a partir de cada contexto que a tomada de decisão se torna mais fácil e com maior potencial de assertividade. 

Inovação tem padrão?

Como somos uma consultoria de inovação, somos muito procurados quando o cliente quer inovar, mas inovação é sempre trabalhada da mesma forma? Bem, se você costuma acompanhar nossas publicações, já sabe que a resposta é não. E como não há um padrão pronto, o trabalho inicial de investigação e definição do problema é essencial para se encontrar o caminho efetivo.

Às vezes é angustiante não saber o desfecho, não é? Mas uma coisa podemos dizer: quem topa esse processo de descoberta conjunta, se surpreende com a jornada construída. 

O risco é se viciar em fazer perguntas, mas não chega a ser algo a evitar, porque quando te perguntarem “por que você me faz perguntas que eu não sei responder?”, você pode dizer “porque assim a gente descobre junto o que você realmente precisa encontrar –  soluções inovadoras”. Nós da Haze Shift temos diversos cases para você se inspirar e encontrar soluções. Confira nossos casos de sucesso e vamos conversar para encontrar o modelo ideal para sua empresa também encontrar soluções inovadoras.

Escrito por:

Roberta Bernine
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 Roberta Bernine é gestora comercial. Comunicadora pós- graduada em Negociação, abraçou as oportunidades que a vida ofereceu e hoje trabalha na Haze Shift. Gosta de planilhas, gráficos, projeções, mas sua paixão no trabalho são as pessoas. Adora um cafezinho e fazer muitas perguntas para entender o que os clientes precisam.