Quem me conhece de perto sabe que a comunicação é algo presente na minha vida desde sempre, mas a cada fase um novo desafio aparece para aprendermos um pouco mais. Atualmente tenho me descoberto também como uma entusiasta do empreendedorismo, da inovação, e aproveitando minha experiência em gestão de projetos e comunicação integrada, gostaria de compartilhar com vocês como essa abordagem pode potencializar a comunicação de equipes de execução em projetos de qualquer natureza. 

Nesse último ponto, um novo desafio que tenho desbravado em meu dia a dia é desempenhar o papel de Product Owner aqui na Haze Shift em jornadas de marketing digital, inteligência de mercado e eventos com nosso time interno.  E por que busquei a comunicação integrada? Pois as duas abordagens (comunicação integrada e comunicação com equipes de projetos) compartilham alguns princípios semelhantes. Ambas valorizam a importância da comunicação clara, consistente e eficaz. 

Por que usar a Comunicação integrada 

A Comunicação Integrada, também conhecida como Comunicação Integrada de Marketing (CIM), é uma abordagem estratégica que busca unificar e coordenar todas as atividades de comunicação de uma organização para transmitir uma mensagem coerente e consistente aos seus stakeholders.

A comunicação integrada envolve a combinação e o alinhamento de várias disciplinas como publicidade, relações públicas, marketing e canais, a fim de transmitir uma mensagem unificada e fortalecer a identidade e a imagem da marca. A Coca-Cola, por exemplo, é reconhecida mundialmente pela sua estratégia de comunicação integrada, que combina publicidade, marketing digital, relações públicas, abordagem que ajudou no estabelecimento de uma conexão emocional forte com seus consumidores e a tornaram uma das marcas mais valiosas do mundo.

Segundo Margarida Kunsch em seu  livro Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada (2003, p.150)  “a comunicação integrada pode ser entendida como uma filosofia que direciona a convergência das diversas áreas, permitindo uma atuação sinérgica”. 

Comunicação com foco em equipes

Agora vamos olhar para o outro lado onde temos a comunicação voltada para equipes de execução de projetos que resumidamente nos pede:

  • Garantia do alinhamento de objetivos estratégicos;
  • Envolvimento dos times;
  • Foco na integração entre áreas;
  •  Papel vital na disseminação das metas;
  •  Direção estratégica nos projetos;
  •  Negociação;
  •  Tomada de decisões.

Um exemplo de empresa que faz excelente uso da comunicação com equipes de projeto é a empresa de tecnologia e inovação SpaceX. Ela é conhecida por sua abordagem ágil e colaborativa na execução de projetos espaciais. A empresa utiliza uma comunicação eficiente e integrada entre suas equipes de engenharia, design, produção e gerenciamento de projetos.

Dessa forma conseguimos ver que tudo isso é base para um bom relacionamento com nosso público principal. Aqui na Haze Shift acreditamos profundamente que o sucesso de qualquer negócio está diretamente ligado ao relacionamento com os clientes, sejam internos ou externos. É aí que a comunicação desempenha um papel crucial, assegurando que a mensagem transmitida seja coerente, consistente para garantir principalmente, confiança, engajamento e pertencimento. 

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Nesse sentido, a comunicação integrada e a comunicação com equipes de projetos têm pontos de convergência importantes. Ambas buscam o alinhamento de objetivos, seja em termos de comunicação da organização ou dos objetivos do produto ou serviço. Também envolvem a integração de esforços, coordenando diferentes canais e equipes para atingir metas comuns. 

Por isso, o feedback contínuo desempenha um papel crucial, permitindo ajustes e melhorias ao longo do processo. Além disso, tanto a comunicação integrada quanto a comunicação com o time durante um projeto oferecem orientação e suporte, garantindo consistência e fornecendo as informações necessárias para o sucesso do projeto. 

Vamos detalhar um pouco mais sobre isso e proponho a você se ver e olhar pela lente de um profissional que está lidando constantemente com equipes. Trabalhando, por exemplo, numa área de atendimento e relacionamento com os clientes em uma empresa focada em empreendedorismo e ao mesmo tempo buscando novas tendências e inovações.

Ao aplicar os princípios da comunicação integrada, você pode garantir que as mensagens transmitidas pela equipe de execução estejam alinhadas com a visão e os objetivos da organização, criando uma experiência unificada e consistente para os clientes.

Tanto a comunicação integrada como a comunicação com equipes de execução, enfatizam a importância do feedback contínuo e do aprendizado. Esse ponto, inclusive, tem sido considerado em metodologias ágeis com adoção de SCRUM por exemplo. E nesses ambientes, ao promover um ambiente que incentive a troca de ideias e opiniões entre a equipe de execução, possibilita a identificação de melhorias e aprimorar as estratégias de comunicação. Além disso, o compartilhamento de recursos e conhecimentos entre as equipes de determinado projeto é essencial para otimizar processos e melhorar a experiência do cliente.

Leia mais sobre metodologias ágeis 

Outro aspecto relevante desse formato é a integração das atividades de comunicação em diferentes canais e projetos. Você também pode aproveitar essa abordagem para coordenar e conectar as peças do quebra-cabeça, garantindo que todas as atividades estejam alinhadas e se complementarem. Isso resulta em uma abordagem holística, na qual as equipes podem trabalhar de forma integrada e sinérgica para alcançar os objetivos comuns.

O  mais importante de tudo isso é que, a comunicação integrada potencializa a comunicação com equipes de execução, pois valoriza a confiabilidade, a pessoalidade e a empatia. Essas características são fundamentais para construir conexões significativas com a equipe e isso melhora significamente os resultados, índices de satisfação, alcance de metas e fortalecer relacionamentos de longo prazo.

E o melhor de tudo isso é ser possível inclusive utilizar técnicas de vendas baseadas na confiabilidade e na pessoalidade, estabelecendo vínculos de confiança e proporcionando uma experiência positiva para os clientes internos ou externos.

Graças ao nosso olhar atento para a comunicação, aqui na Haze Shift temos evoluído cada vez mais em nossos projetos e programas de inovação aberta, cultura da inovação, transformação digital e design estratégico. Tanto que a adoção de metodologias ágeis e Unfix, nos colocou no ranking das empresas mais ágeis do Brasil, possivelmente teremos muito a conversar sobre isso tudo. Se você quiser podemos lhe ajudar em sua jornada da inovação juntos, a começar pela cultura da inovação que é onde moram as pessoas e a comunicação é uma boa pedida.   

Espero que esse conteúdo tenha trazido insights positivos para você ou contribuído com o seu dia a dia no trabalho. E de qualquer maneira, vamos conversar!

Escrito por:

Anamaria Oliveira - Marketing & Branding Specialist - Haze Shift
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