A valoração de uma tecnologia ou startup, marca na cultura de inovação, após o desenvolvimento conceitual e técnico da solução, o início da fase de negócios. Mas o que é valuation da empresa? Vamos lá:  

O conceito de valuation, ou valoração em bom português, é o valor que uma companhia consegue expressar. Basicamente, é uma avaliação de valor dos ativos relevantes da empresa (marca, patentes, desenhos industriais, número de usuários, volume de vendas), e é o ponto inicial para a busca por investidores. E para encontrar alguém disposto a apostar no valor que queremos passar com o valuation da empresa,  precisamos pensar qual investidor queremos encontrar. Investidor direto ou fundos de investimento ou corporações que fazem investimentos. E, olhando pelo lado do investidor, encontrar uma oportunidade seja na busca direta, ou via Venture capital, fundos de investimento ou aceleradoras, este busca encontrar o projeto ideal dentro de sua estratégia e apetite para risco. 

Dessa forma, para investidores, as questões mais pertinentes são as seguintes em relação ao valuation da empresa: 

  • Quanto vale a ideia para criar um produto, serviço ou startup? 
  • O que faz a ideia ser boa ou arriscada para um investimento?

Valuation da empresa: metodologias de valoração de startups

Na prática, existem várias abordagens geralmente aceitas para avaliação, de acordo com as características de uma startup, sua tecnologia, produto, serviço, modelo de negócio e alcance de clientes e usuários.

Confira na lista a seguir as nove principais metodologias de análise e valoração de startups, e vamos entender o que significa a valuation da empresa no processo de decisão de investimento em oportunidade:

Método de avaliação de valorDescrição 
1 Berkus Avaliação baseada em 5 fatores econômicos chave para crescimento e sustentabilidade
2 Avaliação de fatores de risco Avaliação baseada em um valor base ajustado por 12 fatores de risco financeiros e mercadológicos 
3 ScorecardAvaliação baseada em uma média ponderada ajustada por uma empresa similar (avaliação comparativa)
4 Negociações comparáveisAvaliação baseada na regra de três de um KPI de uma empresa familiar
5 Valor Contábil Avaliação baseada nos ativos tangíveis da empresa
6 Valor de liquidaçãoAvaliação baseada no valor de sucata dos ativos tangíveis 
7 Fluxo de caixa descontadoAvaliação baseada na perpetuidade e sustentabilidade do fluxo de caixa descontado
8  Flint Chicago Avaliação baseada na média ponderada de 3 cenários mercadológicos de avaliação
10 Venture CapitalAvaliação baseada do retorno de investimento (ROI) esperado pelo investidor 
Para saber em com mais detalhes, acesse este link

Inovação pode ampliar o valuation da empresa

Mensurar inovação não é fácil e, mesmo assim, muitas empresas buscam medir pontos de fácil mensuração. Contudo, elas esquecem o que é importante para visualizar os resultados reais da inovação, o que inclusive ajuda na valoração/valuation da empresa. Por isso, é fundamental entender o que é relevante e como fazer essa mensuração de resultados no que chamamos de contabilidade da inovação.

Um ótimo exemplo de como a inovação aumenta o valor das empresas são as startups, que tem bons cases de valorização rápida de suas marcas, muitas vezes porque essas startups já possuem a cultura de inovação em sua essência. Confira aqui nosso artigo sobre cultura de inovação.  

Leia também: Inovação se mede sim! Conheça a Innovation Accounting ou contabilidade da inovação  e veja como nós da Haze Shift podemos auxiliar na valoração por meio da contabilidade da inovação. 

Desde 2013, os chamados unicórnios passaram a integrar o vocabulário da área de business. Os unicórnios são aquelas empresas iniciantes que atingiram um valor de mercado de mais de um bilhão de dólares. Alguns exemplos bem conhecidos, como o AirBnB ou o Uber, no Brasil temos 21 unicórnios dentre elas, 99 app, Pagseguro, Arco Educação, Nubank, Stone e Brex que  mostram por que eles foram capazes de se afirmar em um ambiente disputado: como regra, eles usam novas combinações inovadoras para criar mercados que competidores já estabelecidos ignoraram.

Dessa forma, os unicórnios reconhecem novos mercados com pouca competição em um estágio inicial e são caracterizados por inovações inteligentes. E essas inovações podem ser em tecnologia, produto ou modelo de negócios. Como consequência desse ambiente pró-inovação, o valuation da empresa acaba sendo ainda mais positivo.  

Leia também: Como transformar os três pilares da sustentabilidade em uma inovação efetivamente sustentável

Contudo, além dos unicórnios, existem modelos de negócios inovadores interessantes e intimamente relacionados aos unicórnios em negócios – as zebras, mas esses negócios vem com uma diferença importante, são startups que não estão interessadas em lucros e crescimento exponencial a qualquer preço, mas sim em lucro alinhado a valores sustentáveis ​​como a compatibilidade social. Isto é, elas buscam o valuation da empresa levando em conta o equilíbrio em serem lucrativas e socialmente aceitáveis. Nunca sacrificariam um pelo outro.

As zebras e a valoração sustentável 

Nesse sentido, as zebras são cada vez mais populares entre os jovens, em particular. Uma Startup zebra sempre se baseia na premissa de gerar mudança positiva na economia e na sociedade. Aliás, zebras são empresas perfeitas para colaboradores que desejam ver um significado e propósito mais profundo por trás de suas próprias carreiras. 

No entanto, as zebras têm como grande desafio obter apoio (especialmente financeiro) nos estágios iniciais de desenvolvimento. 

Entre os casos bem sucedidos de zebras mais conhecidas são o site de comércio eletrônico Etsy, especializado na compra e venda de produtos artesanais, vintage e materiais para artistas, e a Basecamp, empresa que oferece suporte abrangente para startups na conquista de uma posição no Vale do Silício. 

Leia também: Qual é a relação entre ESG e inovação e como acelerar a aderência a essas 3 letras

No Brasil, o Impact Hub Floripa, por exemplo, se considera uma zebra. São três frentes de negócio: 

  • Espaços de coworking com gestão de comunidades; 
  • Gestão de espaço de eventos a serviço do ecossistema; 
  • Desenvolvimento de programas de impacto social. 

Além desse exemplo brasileiro, vale a pena conhecer o Zebras United, criado e liderado por fundadores que buscam mais ética e inclusão, indo contra a cultura existente de startups e capital de risco.

Além de zebras e unicórnios 

Se pensarmos que os ecossistemas de startups se assemelham a fauna, também existem os abutres e os gafanhotos. Ambos são símbolos para investidores, como certos fundos de hedge, que assumem o controle de empresas enfraquecidas apenas por causa dos lucros de curto prazo, e não estão absolutamente interessados no desenvolvimento de longo prazo, nem na sustentabilidade. 

A cultura de inovação gera novas ideias, projetos e startups que geram valores e têm valor. Por isso, é importante calcular o valor de uma startup e seus projetos quando se entra na fase de negócios e capitalização para expansão e tornar o projeto economicamente sustentável. Com essa ferramenta estratégica para investidores, os números criados e avaliados serão a introdução teórica para uma negociação na startup, avaliando oportunidades e mitigando riscos. Finalmente, é importante ressaltar que a valoração para investimentos e tração, é umas das etapas do processo contínuo e cíclico de valorização, uma empresa inovadora ou startup deve ter em seus fundamentos a cultura da inovação, pois ela garante a perenidade da inovação numa empresa, tornando a inovação um processo contínuo.

Imagino que você tenha se interessado muito  nesse  assunto. Então coloque suas dúvidas nos comentários que eu te respondo ou venha conversar conosco.

Referências

Kibo 

Pichbook Report 

Mckinsey 

Business Review: Unicorns and Zebras 

BM.Edu

Zebras United 

Escrito por:

Robert Frederic Woolley
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Robert Frederic Woolley é consultor associado da Haze Shift, bacharel em Ciências Farmacêuticas, mestre em Administração de negócios e agente de propriedade Intelectual. Realiza trabalhos sobre inovação em modelos de negócios com foco na auto-disrupção, desenvolvimento de mercado e novas tecnologias.