Desde o início do ano temos ouvido falar muito do ChatGPT e das mudanças que ele pode provocar em diversos modelos de trabalho que conhecemos atualmente. Quero chamar sua atenção para pensarmos juntos de que forma os chatbots, por exemplo, podem ser impactados.

O que é ChatGPT?  

Para definir o que é o ChatGPT, pedi para a própria ferramenta fazer sua autoapresentação, olha o resultado:

ChatGPT é um modelo de linguagem natural de grande escala treinado pela OpenAI. Ele é baseado em uma arquitetura de rede neural chamada Transformador (Transformer) e foi treinado em uma enorme quantidade de texto em vários idiomas, incluindo inglês, espanhol, francês, alemão, chinês e muito mais.

O ChatGPT é capaz de entender e gerar texto em uma variedade de tarefas, incluindo tradução automática, resumo de texto, previsão de palavras seguintes, geração de texto condicional, entre outras. Ele é especialmente habilidoso em conversação, podendo responder a perguntas e manter diálogos com usuários.

Primeiro impacto no mercado

Segundo o InfoMoney, o ChatGPT atingiu 100 milhões de usuários ativos mensais em janeiro e cerca de 13 milhões de usuários únicos por dia, apenas dois meses depois de ser lançado. Por isso, se tornou o aplicativo de consumo de conteúdo com o crescimento mais rápido da história. 

O lançamento bem-sucedido do ChatGPT fez com que o Google e outras empresas de tecnologia utilizassem a chegada de suas próprias ferramentas similares de Inteligência Artificial (IA). Pode ser que as próximas versões venham com melhorias e ainda mais facilidades.

Vamos relembrar também que há poucos meses a bola da vez era o metaverso, só que nesse momento rapidamente perdeu relevância. A Reality Labs, encarregada de construir o metaverso no grupo de Mark Zuckerberg, perdeu US$ 13,7 bilhões em 2022. Com tamanha complexidade e alto custo de implementação, os investimentos nesta tecnologia em 2023 devem ser bem mais discretos. 

Leia também: Como acessar o metaverso? 

ChatGPT e os chatbots 

Os chatbots são uma tecnologia de modelo de linguagem que se baseia em regras estabelecidas previamente, com um script e fluxo manualmente definido. O ChatGPT por sua vez tem um modelo de linguagem que compreende o significado das frases e desenvolve diálogos mais complexos com uma boa desenvoltura. 

Até pelo potencial da novidade, é bem provável que os chatbots que conhecemos atualmente estejam com os dias contados. Nós sabemos que exigiu um grande esforço e investimento por parte das empresas, porém, a tendência é que a IA que entende e gera textos facilite a comunicação com o cliente, agilizando o atendimento.

A curto prazo, o ChatGPT pode auxiliar seu chatbot atual a ficar mais robusto aperfeiçoando os fluxos com sugestões de frases. 

Por exemplo, é possível pedir para que o chat descreva 10 formas que uma pessoa pode “solicitar a segunda via de um boleto” e incluir as possibilidades de resposta em seu fluxo atual.

Em um fluxo de reparo, dá para criar uma simulação com o ChatGPT realizando o diálogo com a ferramenta. Por exemplo, o cliente diz “preciso remarcar uma consulta” e a ferramenta pode gerar possíveis respostas que levem ele a concluir a ação da melhor forma. 

Ao invés de encarar o ChatGPT como uma ameaça, comece utilizando e testando seus fluxos na IA e, quem sabe, ela pode se tornar uma aliada no seu dia a dia. 

Leia também: Como está a transformação digital em sua empresa? 

IA e outras possibilidades

O ChatGPT traz soluções bem diversificadas que vão além do texto informativo – é possível criar poesias, roteiros de ficção, jogos de tabuleiro e até jogar RPG com a inteligência artificial. 

Mas o que tem sido uma mão na roda de desenvolvedores é que o chat gera códigos em diferentes linguagens (C++, Phyton, Java), agilizando muito o processo de desenvolvimento. 

Em outras palavras, diversos negócios podem se beneficiar dessa inteligência artificial. Afinal, uma ferramenta ChatGPT pode: 

  • Auxiliar na elaboração de conteúdos de marketing;
  • Ajudar na criatividade ao fazermos brainstormings;
  • Escrever em códigos (claro, será preciso testar e revisar manualmente na sequência);
  • Agilizar serviços de pós-venda e atendimento ao cliente. 

E olha que esses são apenas alguns exemplos. É bem provável que haja empresas por aí utilizando o ChatGPT, mas ainda não temos nenhum case público (até o momento em que escrevo esse texto).

O que podemos ter certeza é que, por um bom tempo, o ChaGPT vai continuar na pauta da mídia e das empresas. Certamente, será um tema para ficarmos atentos e que está conectado à inovação e à transformação digital. Vamos começar pensando juntos em uma estratégia de integração de seu canal de atendimento com o ChatGPT. Aqui na HazeShift estamos à disposição para compartilhar nossa experiência e ideias com você sobre isso. Vamos conversar.

Escrito por:

Willian Reis
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Mestre em Inteligência Artificial pela PUC-PR, possui 15 anos de vivência na área de desenvolvimento de software e 7 de experiência em Inteligência Artificial. Atua como Data Platform Manager na Olist e também como Consultor Associado na Haze Shift.