Para cada nova ideia de empreendimento, todo empreendedor nato pensa em elaborar um Plano de Negócios. Claro, isso é complexo. Toma tempo e recursos. E é aí que entra a utilidade de encontrar um método de teste que seja simples, barato e funcional, o MVP. A sigla Mínimo Produto Viável consiste justamente na preparação de um protótipo de produto ou serviço que pode ser validado pelo mercado de modo eficaz.

O MVP busca lançar o produto apenas com funcionalidades essenciais, para posteriormente captar feedbacks e gerar melhorias conforme o tempo. Um exemplo de sucesso é o Airbnb, que começou resolvendo um problema: a falta de vagas para hospedagem em hotéis. Sua única função inicial era divulgar quartos vagos na cidade, e a partir dessa funcionalidade básica passou a incrementar inovações, e hoje é um dos maiores serviços de hospedagem no mundo, revolucionando o conceito de viajar.

O MVP parece perfeito para colocar à prova uma série de ideias e acelerar processos de validação, certo? E, de fato, é um ótimo método, mas pode ocorrer demora para os envolvidos decidirem o que é ou não o MVP. É nesse sentido que passamos a falar de Lean Inception: que seria algo como começo enxuto em tradução literal..

Mas o que é Lean Inception?  

Paulo Caroli, empreendedor brasileiro especialista em metodologias ágeis, é o responsável pela criação da metodologia. Em seu livro Lean Inception: como alinhar pessoas e construir o produto certo, ele reúne elementos de Design Thinking, Metodologias Ágeis e Lean para explicar o desenvolvimento de ideias inovadoras. 

Em resumo, a Lean Inception é uma metodologia colaborativa para alinhamento de times para criar produtos. É uma etapa anterior ao lançamento do MVP. Aliás, é uma etapa que irá direcionar a montagem do MVP em poucos dias. 

Para chegar ao MVP a partir da Lean Inception, existem etapas lógicas a serem seguidas. Vamos conhecê-las um pouco mais a fundo para compreender o que é Lean Inception:

  1. Kick-off: Cerimônia que marca o início da Lean Inception. Aqui são relatadas as expectativas para o processo, práticas inegociáveis do grupo, definição de responsabilidades, agendas e stakeholders e explicação do conceito de MVP.
  1. Visão do Produto: Primeira iniciativa entre a concepção da ideia e o lançamento do MVP de fato. Nessa etapa, se reflete sobre para quem é o produto, quais suas premissas e diferenças da concorrência. 
  1. O produto: Se estrutura o que o produto é e o que ele não é, além do que ele faz e não faz, focando em suas funcionalidades.
  1. Objetivos do Produto: O time discute o que é o objetivo para o negócio, e a partir daí alinham os pontos de vista principais.
  1. Desenvolvimento de Personas: Para chegar em definições de funcionalidades do produto ou serviço, é preciso entender o perfil do usuário, ou seja, a User Persona! Com isso bem definido, é possível pensar como alinhar funcionalidades e objetivos ao seu perfil. Para se desenvolver a persona, utiliza-se do mapa de empatia, ferramenta que explicaremos em breve aqui no Blog!
  1. Jornada do Usuário: Essa etapa busca descrever todo o percurso que leva o usuário até o produto, quais seus pontos de contato e interações. 
  1. Brainstorming de Funcionalidades: Nesse momento, diversas funcionalidades são imaginadas, mas agora elas devem atender aos objetivos do produto e às necessidades da persona. Também é feita uma priorização de funcionalidades, quais as mais importantes cujo investimento deve ser maior.
  1. Revisão Técnica, de Negócio e de UX: Esta revisão tem o objetivo de discutir como a equipe se sente em relação ao entendimento técnico, de negócio e o de UX para cada funcionalidade. A partir daqui, novas notas serão capturadas e as discordâncias e dúvidas ficarão mais aparentes.
  1. Sequenciador de Funcionalidades: O Sequenciador de funcionalidades auxilia na organização e visualização das funcionalidades e da sequência de validação incremental do produto. É nessa fase que o MVP é encontrado!
  1. Canvas MVP: O Canvas MVP é um quadro visual que auxilia a equipe a alinhar e definir a estratégia do MVP, a versão mais simples do produto que pode ser disponibilizada para o negócio (produto mínimo) e que possa ser efetivamente utilizado e validado pelo usuário final (produto viável).

Segundo dados da Córtex, em 2022 o Brasil possuía 11.526 startups ativas. Com isso, podemos imaginar quantas poderíamos ter a mais, já que 50% das Startups brasileiras não geram resultados, além de que 9 em cada 10 encerram antes de completar um ano. Quantas delas teriam uma jornada mais adequada de lançamento caso a Lean Inception fosse utilizada? E, saindo do comum, a Lean Inception pode se encaixar para lançamento de projetos em programas de inovação aberta, indo além dos produtos e modelos de negócios lançados tradicionalmente.

Leia sobre programas de Inovação Aberta e Hackathons.

Na Haze Shift, conseguimos implementar a Lean Inception para formar MVPs em um dos nossos projetos com o Sebrae! 

O Sebrae da cidade de Maringá (PR) buscou auxílio da Haze Shift para promover a iniciativa DTI – Destinos Turísticos Inteligentes. O programa busca, por meio da integração de agentes relacionados ao turismo da cidade (empresários, universidades e entidades públicas), lançar novas soluções para destinos turísticos.

O programa começou com uma Jornada de Ressignificação, voltada para alinhar todos os envolvidos sobre quais eram os problemas relacionados ao turismo maringaense e quais as soluções possíveis. Aqui foram feitos workshops colaborativos e talks para engajar todos os participantes! 

A partir da convergência do time, pudemos passar a trabalhar via Squads, divididos equipes de construção de ideias. Com isso, conseguimos seguir a jornada da Lean Inception para o lançamento de três MVPs, contando com validações e testes de mercado ao final. 

As três ideias de MVPs criadas para incentivo ao turismo foram: 

  1. Campanha #EuVivoMaringá: Busca incentivar de maneira orgânica o uso de uma hashtag em redes sociais que promovam o compartilhamento de experiências na cidade.
  1. Prêmio Embaixador: Tem como objetivo certificar lojistas como embaixadores da cidade, fazendo com que esse título atraia turistas e habitantes.
  1. Plataforma Descubra Maringá: É uma plataforma que reúne informações de eventos, estabelecimentos e avaliações na cidade. Confira aqui.

A jornada Lean Inception foi crucial para a concepção das ideias e lançamento de MVPs, assim, foi possível validar e entender quais melhorias podem ser aplicadas! 

Portanto, se sua empresa está pensando em criar novos produtos e serviços, antes de partir para o MVP, uma boa estratégia é trabalhar por meio do Lean Inception. Nós da Haze Shift temos a expertise necessária para fazer essa estruturação. Vamos conversar sobre isso? 

Escrito por:

Ana Clara Del Monte
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Graduanda em economia, ama trabalhar com o acompanhamento da jornada do cliente e, principalmente, negociação, por isso compõe nosso time comercial. Gosta muito de música, cinema e esportes.