Imagine ter a capacidade de impulsionar a margem da sua empresa, ao mesmo tempo em que entrega soluções inovadoras que atendem às necessidades dos seus clientes de forma excepcional. Existe uma abordagem revolucionária que pode fazer exatamente isso: o Design-to-Value (DTV).

O Design-to-Value (DTV)  integra design estratégico e análise de dados para alcançar  resultados surpreendentes.

Enquanto o método tradicional pode ser lento, burocrático e inflexível diante das rápidas mudanças do mercado, o DTV traz uma abordagem ágil e adaptativa. Ele permite que você responda rapidamente às necessidades dos clientes, aproveitando o poder do design estratégico e da análise de dados

Comparando DTV com as ferramentas ágeis, essas focam principalmente no desenvolvimento iterativo e na colaboração entre equipes. Já o DTV vai além, trazendo a análise de dados e o design estratégico para garantir a maximização do valor.

Como aplicar o DTV: Exemplos Práticos no Setor de Saúde

Agora, vamos deixar alguns exemplos no setor que no momento mais busca eficiência e crescimento; o setor de saúde. Pense como um executivo ou CEO. Você já se questionou como melhorar os serviços de saúde e tornar a sua operação mais eficiente? E se você pudesse projetar hospitais e clínicas centrados no paciente, levando em conta as necessidades e experiências deles? Imagine como isso poderia impactar positivamente os resultados clínicos e a satisfação dos pacientes. 

Mas não se pára por aí. E se você pudesse utilizar a análise de dados para otimizar a cadeia de suprimentos farmacêuticos? Identificar oportunidades de melhoria, reduzir custos e garantir a disponibilidade adequada de medicamentos. Isso certamente transformaria a forma como sua empresa entrega cuidados de saúde de qualidade.

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Temos um exemplo prático aqui na Haze Shift. Um cliente nosso, uma healthtech  que desenvolveu um Super App para operadoras de saúde. Utilizamos o Design para Valor (DTV) como metodologia principal. Nosso objetivo era compreender o valor percebido pelos usuários e priorizar os insights relevantes. 

Ao realizar entrevistas, identificamos que muitas funcionalidades úteis do aplicativo eram desconhecidas pelos usuários, inclusive pelos próprios colaboradores da operadora. Com base nessas descobertas, buscamos aumentar a visibilidade dos recursos e melhorar a experiência do usuário. 

Por meio de uma abordagem de inteligência competitiva, mapeamos o cenário de transformação, analisamos as funcionalidades do app e identificamos soluções de maior valor. Com base nos valores identificados, desenvolvemos um roadmap estratégico. O objetivo final era melhorar a posição do aplicativo em relação aos concorrentes e proporcionar uma experiência diferenciada aos beneficiários. 

Além do nosso caso, vamos explorar mais um caso prático que ilustra como o DTV pode transformar a experiência dos pacientes e os resultados clínicos.

DTV na prática

Um hospital que adota a abordagem do DTV para projetar seus serviços de saúde,em vez de seguir o método tradicional, que muitas vezes se baseia em processos padronizados e pouco flexíveis, pode entender melhor as necessidades e expectativas dos pacientes.

Utilizando ferramentas de design thinking e análise de dados, a equipe multidisciplinar do hospital coleta informações valiosas sobre as experiências dos pacientes. Eles identificam pontos de dor, desafios e oportunidades de melhoria em diferentes momentos da jornada do paciente, desde a marcação de consultas até o acompanhamento pós-tratamento.

Com base nesses insights, o hospital redesenha todos os seus processos, ambientes e fluxos de trabalho, visando criar uma experiência centrada no paciente. Eles implementam mudanças, como a redução do tempo de espera, a personalização do atendimento, a melhoria na comunicação entre profissionais de saúde e pacientes, e a criação de espaços acolhedores e confortáveis.

Os resultados são surpreendentes. Os pacientes relatam maior satisfação com o atendimento, se sentem mais envolvidos em seu próprio cuidado e percebem melhorias na qualidade dos serviços. Além disso, a eficiência operacional do hospital aumenta, com redução de erros, otimização de recursos, aumento de margem e maior produtividade da equipe.

Conclusão

Você está pronto para embarcar em uma jornada pessoal de transformação? O Design-to-Value é a chave para desbloquear um novo nível de inovação e crescimento da margem nos setores de energia e saúde. 

À medida que exploramos os exemplos práticos, é impossível não se perguntar: “E se eu pudesse implementar essas mudanças na minha empresa?”. O Design-to-Value oferece a oportunidade de alcançar uma vantagem competitiva significativa, entregando valor excepcional aos seus clientes e impulsionando a rentabilidade. 

Afinal, o que você tem a perder ao dar esse salto rumo a um futuro de sucesso? Vamos conversar sobre isso.

Escrito por:

Robert Frederic Woolley
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Robert Frederic Woolley é consultor associado da Haze Shift, bacharel em Ciências Farmacêuticas, mestre em Administração de negócios e agente de propriedade Intelectual. Realiza trabalhos sobre inovação em modelos de negócios com foco na auto-disrupção, desenvolvimento de mercado e novas tecnologias.