Com a evolução tecnológica, podemos ter acesso a muitas informações e novos métodos de trabalho, o que pode servir como uma grande oportunidade de destaque para aqueles que fizerem um bom uso de ferramentas inovadoras o mais rápido possível.
Nesse contexto acelerado, diversas organizações buscam maneiras de inovar para obter uma vantagem competitiva frente aos seus concorrentes, e a sua empresa pode estar inserida nessa dinâmica. Mas, ao invés de procurar inovações externas, como softwares e hardwares que sejam agregadas ao seu negócio, você já pensou em encontrar algum ponto que seja uma oportunidade de transformação dentro da sua própria empresa?
Aqui, na Haze Shift, nós utilizamos uma ferramenta chamada Radar de Diagnóstico de Inovação, que pode ser explicado melhor quando separamos as palavras:
Diagnóstico de Inovação
O diagnóstico de inovação consiste em uma exploração formada por uma combinação entre a abordagem quantitativa e qualitativa, mas com maior ênfase no caráter objetivo dos dados, tendo como finalidade mostrar o contexto da empresa em sua jornada para a inovação. Assim, a ferramenta auxilia o planejamento para alcançar o nível desejado, por meio da visão sistêmica do negócio que o diagnóstico proporciona.
Ela é realizada a partir de um formulário quantitativo, o qual é direcionado para identificar e avaliar os eixos existentes dentro de uma empresa (que podem ser Cultura, Consumidores, Inovação, Processos, Modelo de Negócio, Dados, Tecnologias e Covid-19), e cada resposta conta com sua respectiva pontuação, variando conforme a questão.
Radar
Após você responder essa pesquisa, você poderá visualizar o diagnóstico da sua empresa por meio de um gráfico em radar que evidencia a relação entre um ponto central e suas ramificações, ou seja, apresenta diversos eixos, os quais são organizados por sua relevância e grau de relação. Funcionando como um brainstorming visual, ele é muito utilizado para analisar dados comportamentais.
Para ilustrar como as perguntas e respostas são indicadas, podemos dar um exemplo. Uma das afirmações feitas para mensurar o eixo Cultura é: “Nossas iniciativas de Inovação e Transformação Digital são tocadas por times multidisciplinares de diferentes setores da organização.”
Como resposta, têm-se as alternativas: concordo totalmente; concordo; concordo em partes; discordo em partes; discordo; discordo totalmente.
A partir da conversão das alternativas em pontos, é possível identificar quais são os eixos subdesenvolvidos e representá-los quantitativamente no gráfico de radar, permitindo que o gestor ou líder de inovação da empresa entenda quais são os pontos de melhoria dentro do negócio e qual deve ser o foco durante o processo de inovação. Ou seja, a pesquisa funciona como um diagnóstico interno da empresa.
Eixos do Questionário Diagnóstico de Inovação
Os segmentos explorados na pesquisa utilizada no Questionário Diagnóstico de Inovação não são escolhidos por acaso. Cada um deles tem uma importância significativa para medir o grau de maturidade das instituições. Vamos descrever melhor a importância de cada eixo:
1) Cultura
Essa dimensão da pesquisa observa fatores como a diversidade e a autonomia dos times, o reconhecimento de resultados e a receptividade das lideranças a novas tendências e mudanças.
2) Consumidores
Aqui são avaliados os canais de contato entre os consumidores e a empresa. Como esses canais são mapeados e metrificados, quais são as estratégias de engajamento e qualificação de clientes por trás de cada um, e qual é a responsividade do negócio em relação a fatores externos de mudança.
3) Inovação
No eixo de Inovação é analisada a aderência a esse movimento, assim como a transformação digital que faz sentido com a estratégia do negócio. Também é observado o grau da visão sistêmica presente na empresa para enxergar oportunidades e realizar investimentos.
4) Processos
Nessa dimensão são avaliados fatores como a agilidade dos processos, a aceitação de tecnologias de acordo com possíveis necessidades, o grau de acessibilidade das ferramentas e a automação dos processos.
5) Modelo de Negócios
Consiste na análise da adequação ao mercado, ajuste de portfólio, preocupação com a geração de valor para os consumidores e com a sua posição no mercado.
6) Dados
Nesse eixo, os fatores observados são as estratégias para coleta e tratamento de dados, como serão utilizados, o conhecimento das normas de proteção e a execução dessas.
7) Tecnologia
Avalia os atributos de tecnologia como a consciência, por parte da organização, sobre a importância de uma determinada tecnologia e sua adoção a partir da geração de valor para clientes, utilização de Big Data e Inteligência Artificial, gestão de T.I, etc.
8) Covid-19
Avalia os atributos de COVID-19, como o impacto gerado à organização, promoção de melhorias e soluções digitais , adoção de soluções não adequadas ao momento, não efetividade de soluções e desenvolvimento de estratégias mais assertivas.
Aplicação: Case de Sucesso
Para ampliar o uso do diagnóstico de inovação, nós a utilizamos como uma adaptação em um dos nossos cases mais recentes, o Prêmio Empresa Inovadora.
O Prêmio constituiu em uma competição entre diversas empresas de três segmentos: Serviços, Indústria e Cooperativas. Nele, foram estruturadas várias etapas para avaliar o grau de inovação das participantes, para que ao final o prêmio fosse entregue àquelas melhores posicionadas.
Dentre as etapas, o Questionário Diagnóstico de Inovação ajudou a identificar as empresas mais maduras no processo de inovação, que avançaram para a próxima etapa. Assim, a pesquisa serviu como ponto de partida para avaliações posteriores.
Em outras palavras, o diagnóstico de inovação é útil para diversas situações, mas principalmente quando é necessário reconhecer padrões específicos e entender os pontos de destaque e de melhoria da organização. Uma metodologia simples pode ser a chave para a transformação.
Portanto, caso sua empresa esteja disposta a fazer uma Pesquisa de Momento para diagnosticar o nível de inovação, conte com a Haze Shift. Certamente esse diagnóstico será o primeiro passo para tomar medidas estratégicas mais inovadoras, como a construção de uma tese de inovação, a construção de uma cultura de inovação de longo prazo e a mensuração da inovação a partir da contabilidade da inovação, por exemplo. Vamos conversar sobre tudo isso?
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