A Transformação da Atlas Eletrodomésticos através do poder da Inovação Aberta
Casos de Sucesso
Neste case de sucesso, vamos entender como o Programa de Inovação Aberta Atlas OnFire catalisou mudanças profundas na Atlas Eletrodomésticos, realinhando estratégias operacionais e liderança para um mercado em evolução rápida. Nesse case, exploramos a implementação bem-sucedida de práticas de design estratégico e cultura da inovação, levando a uma transformação que redefine a indústria de eletrodomésticos.
Contexto
Atlas Eletrodomésticos: Liderança em Inovação e Qualidade
Fundada há mais de 70 anos, a Atlas Eletrodomésticos, líder no mercado de fabricação de produtos de cocção, atendendo mais de 15.000 pontos de venda. Com uma planta em Pato Branco-PR capaz de produzir 2 milhões de peças por ano e exportar para três continentes, a empresa se destaca pela constante busca pela qualidade e inovação em seus produtos
No início de 2022, em parceria com o Sebrae e com a Haze Shift, a Atlas Eletrodomésticos empreendeu o Programa de Inovação Aberta Atlas OnFire, uma iniciativa estratégica de inovação aberta com o objetivo de transformar digitalmente e inovar em todos os aspectos de sua operação. Esse case de sucesso, explora como a Atlas Eletrodomésticos abordou a inovação aberta para manter sua liderança e adaptar-se às novas exigências do mercado.
O desafio
Superação de Desafios de Inovação na Atlas Eletrodomésticos
O desafio principal para a Atlas Eletrodomésticos foi implementar uma cultura de inovação que permeasse todos os níveis da empresa, convertendo inovação de um conceito abstrato para uma prática diária e integrada. O desejo da organização era garantir que a inovação não fosse apenas episódica, mas uma parte contínua e sustentável das operações da Atlas.
Objetivos do projeto
Objetivos Estratégicos para fomentar a Liderança Inovadora na Atlas Eletrodomésticos
O programa visou desenvolver capacidades de liderança inovadora entre os gestores e equipar todos os colaboradores com as ferramentas necessárias para inovar consistentemente.
Buscou-se criar uma comunidade de inovação capaz de sustentar o impulso inovador e aplicar práticas de inovação aberta para solucionar desafios reais da empresa.
Como trabalhamos a inovação
O Programa de Inovação Atlas OnFire foi estruturado em quatro fases distintas ao longo de 18 meses, cada uma com objetivos específicos e metodologias adaptadas às necessidades da fase:
Fase 1. Fase de Identificação de Oportunidades: Impulsionando Ideias Inovadoras
Iniciamos essa fase com 3 workshops de co-criação, utilizando técnicas de Design Thinking para gerar ideias inovadoras para o Programa de Inovação Aberta da Atlas Eletrodomésticos. Cada workshop teve um destaque específico, vamos entender abaixo.
- O primeiro grande workshop destacou as 33 Rotas da Inovação Aberta onde foram definidas as TOP rotas de inovação no contexto Atlas Eletrodomésticos;
- O segundo concentrou-se em criar estratégias para superar possíveis barreiras internas à inovação e para isso foi co-criado um Canvas do programa de inovação da Atlas Eletrodomésticos onde foi especificado quais as principais entregas do Programa, bem como premissas, requisitos, restrições e principalmente quais benefícios que traria aos stakeholders mapeados.
- O terceiro workshop focou em integrar as soluções às operações diárias da Atlas Eletrodomésticos (correlação das top rotas com os produtos do projeto para entender como o Projeto agregaria valor à Organização por meio da inovação aberta).
Além dos workshops, foram realizadas 21 entrevistas semi-estruturadas com stakeholders, incluindo colaboradores de todos os níveis hierárquicos e representantes dos principais clientes e fornecedores, para entender suas expectativas e necessidades.
Saiba mais sobre as 33 Rotas da Inovação Aberta em conteúdo rico e gratuito para download
Fase 2. Desenvolvimento da Comunidade de Inovação na Atlas Eletrodomésticos
Após a co-criação do Programa de Inovação, iniciamos o desenvolvimento da Comunidade de Inovação Atlas OnFire.
Esse momento, envolveu diversos colaboradores que se tornaram co-facilitadores que apoiaram os mais de 15 encontros realizados ao longo dos meses com vários speakers convidados.
Algumas das diversas temáticas abordadas para o desenvolvimento da comunidade foram:
- Cultura da Inovação;
- Liderança Inovadora e Cultura Organizacional;
- Inovação e Cultura para Transformação Digital + Q&A (Perguntas e Respostas)
- Os 10 Princípios para uma Grande Experiência do Consumidor.
Fase 3. Engajamento com o Ecossistema de Inovação Aberta: Colaborações e Startups
Essa fase aconteceu simultaneamente aos encontros da Comunidade, nela mapeamos desafios internos da organização com ajuda de novos co-facilitadores e a Atlas Eletrodomésticos se disponibilizou em abrir suas portas para ajudar na compreensão dos desafios.
Realizamos um Matchmaking com startups, que foi um momento de conexão entre a Atlas Eletrodomésticos e aproximadamente 10 startups interessadas em resolver os desafios propostos.
Além disso, também tivemos um programa de Pré-aceleração e Aceleração que foi aberto para estudantes e colaboradores da própria Atlas. Isso gerou uma grande conexão entre equipes, mentores e o ecossistema em si.
Fase 4. Escala e Implementação: Transformando Ideias em Realidade
A última fase focou na implementação das soluções validadas e na elaboração de estratégias para escalar as inovações para diferentes partes da empresa e do mercado, o que gerou mais autonomia para a Atlas Eletrodomésticos em sua Jornada de Inovação.
Os pontos de destaque do projeto incluíram a efetiva integração das perspectivas de clientes e fornecedores no processo de inovação aberta, o que foi fundamental para garantir que as soluções desenvolvidas atendessem de maneira eficaz às demandas do mercado.
Além disso, o uso estratégico de tecnologias digitais para facilitar os workshops e as sessões de feedback destacou-se como um diferencial, proporcionando agilidade e flexibilidade ao programa.
Resultados
Impactos Significativos do Programa Atlas OnFire
O Programa de Inovação Atlas OnFire alcançou resultados significativos, diretamente alinhados com os objetivos estratégicos definidos inicialmente:
- Desenvolvimento de Lideranças Inovadoras e Engajamento de Colaboradores: o programa impactou mais de 500 colaboradores , desenvolvendo capacidades de liderança inovadora entre os gestores e equipando a equipe com as ferramentas necessárias para inovar consistentemente. Esse engajamento resultou em um aumento de 75% na proatividade em práticas inovadoras, reforçando a liderança e a autonomia na gestão de projetos de inovação.
- Formação da Comunidade de Inovação: foi criada uma comunidade interna de inovação composta por mais de 40 co-facilitadores de inovação de diversos setores da empresa, capaz de sustentar o ímpeto inovador e aplicar práticas de inovação aberta para solucionar desafios reais. Essa comunidade foi crucial para o desenvolvimento e a implementação dos 15 projetos de inovação que estão em andamento.
- Capacitação e Crescimento Pessoal: 90% dos participantes do programa melhoraram suas habilidades em inovação, incluindo competências comportamentais essenciais para o futuro do trabalho, como criatividade, adaptabilidade e pensamento crítico. Isso, além de contribuir para uma melhoria contínua dos processos internos, resultou em uma redução de 30% no tempo de desenvolvimento de novos produtos, fortalecendo a cultura da inovação na Atlas Eletrodomésticos, habilitando o time a responder de maneira mais ágil às mudanças do mercado, colaborando de forma ainda mais efetiva.
- Impacto Organizacional e de Mercado: a integração de metodologias inovadoras levou a um aumento na satisfação do cliente e uma melhoria significativa na percepção da marca no mercado. A empresa notou também um reforço na sua posição como líder em inovação no setor de eletrodomésticos.
Tanto a Comunidade quanto às iniciativas do Programa de Inovação como um todo foram criando cada vez mais autonomia e gerando uma participação ativa dos colaboradores de todas as áreas da organização.
Hoje em dia a Atlas Eletrodomésticos tem um site do programa com os eventos previstos, gravações dos eventos que já ocorreram, quem são os facilitadores da inovação, programa de ideias para submissão a qualquer momento, gamificação entre outros.
Confira diretamente em https://www.atlasonfire.com/
Esses resultados destacam o sucesso do Programa Atlas OnFire em atingir seus objetivos, transformando a cultura organizacional e fortalecendo a capacidade de inovação da Atlas Eletrodomésticos.
A aliança entre lideranças inovadoras e uma comunidade de inovação engajada propiciou um ambiente propício para a transformação contínua e sustentável.
A Transformação da Atlas Eletrodomésticos através do poder da Inovação Aberta
Casos de Sucesso
Neste case de sucesso, vamos entender como o Programa de Inovação Aberta Atlas OnFire catalisou mudanças profundas na Atlas Eletrodomésticos, realinhando estratégias operacionais e liderança para um mercado em evolução rápida. Nesse case, exploramos a implementação bem-sucedida de práticas de design estratégico e cultura da inovação, levando a uma transformação que redefine a indústria de eletrodomésticos.
Contexto
Atlas Eletrodomésticos: Liderança em Inovação e Qualidade
Fundada há mais de 70 anos, a Atlas Eletrodomésticos, líder no mercado de fabricação de produtos de cocção, atendendo mais de 15.000 pontos de venda. Com uma planta em Pato Branco-PR capaz de produzir 2 milhões de peças por ano e exportar para três continentes, a empresa se destaca pela constante busca pela qualidade e inovação em seus produtos
No início de 2022, em parceria com o Sebrae e com a Haze Shift, a Atlas Eletrodomésticos empreendeu o Programa de Inovação Aberta Atlas OnFire, uma iniciativa estratégica de inovação aberta com o objetivo de transformar digitalmente e inovar em todos os aspectos de sua operação. Esse case de sucesso, explora como a Atlas Eletrodomésticos abordou a inovação aberta para manter sua liderança e adaptar-se às novas exigências do mercado.
O desafio
Superação de Desafios de Inovação na Atlas Eletrodomésticos
O desafio principal para a Atlas Eletrodomésticos foi implementar uma cultura de inovação que permeasse todos os níveis da empresa, convertendo inovação de um conceito abstrato para uma prática diária e integrada. O desejo da organização era garantir que a inovação não fosse apenas episódica, mas uma parte contínua e sustentável das operações da Atlas.
Objetivos do projeto
Objetivos Estratégicos para fomentar a Liderança Inovadora na Atlas Eletrodomésticos
O programa visou desenvolver capacidades de liderança inovadora entre os gestores e equipar todos os colaboradores com as ferramentas necessárias para inovar consistentemente.
Buscou-se criar uma comunidade de inovação capaz de sustentar o impulso inovador e aplicar práticas de inovação aberta para solucionar desafios reais da empresa.
Como trabalhamos a inovação
O Programa de Inovação Atlas OnFire foi estruturado em quatro fases distintas ao longo de 18 meses, cada uma com objetivos específicos e metodologias adaptadas às necessidades da fase:
Fase 1. Fase de Identificação de Oportunidades: Impulsionando Ideias Inovadoras
Iniciamos essa fase com 3 workshops de co-criação, utilizando técnicas de Design Thinking para gerar ideias inovadoras para o Programa de Inovação Aberta da Atlas Eletrodomésticos. Cada workshop teve um destaque específico, vamos entender abaixo.
- O primeiro grande workshop destacou as 33 Rotas da Inovação Aberta onde foram definidas as TOP rotas de inovação no contexto Atlas Eletrodomésticos;
- O segundo concentrou-se em criar estratégias para superar possíveis barreiras internas à inovação e para isso foi co-criado um Canvas do programa de inovação da Atlas Eletrodomésticos onde foi especificado quais as principais entregas do Programa, bem como premissas, requisitos, restrições e principalmente quais benefícios que traria aos stakeholders mapeados.
- O terceiro workshop focou em integrar as soluções às operações diárias da Atlas Eletrodomésticos (correlação das top rotas com os produtos do projeto para entender como o Projeto agregaria valor à Organização por meio da inovação aberta).
Além dos workshops, foram realizadas 21 entrevistas semi-estruturadas com stakeholders, incluindo colaboradores de todos os níveis hierárquicos e representantes dos principais clientes e fornecedores, para entender suas expectativas e necessidades.
Saiba mais sobre as 33 Rotas da Inovação Aberta em conteúdo rico e gratuito para download
Fase 2. Desenvolvimento da Comunidade de Inovação na Atlas Eletrodomésticos
Após a co-criação do Programa de Inovação, iniciamos o desenvolvimento da Comunidade de Inovação Atlas OnFire.
Esse momento, envolveu diversos colaboradores que se tornaram co-facilitadores que apoiaram os mais de 15 encontros realizados ao longo dos meses com vários speakers convidados.
Algumas das diversas temáticas abordadas para o desenvolvimento da comunidade foram:
- Cultura da Inovação;
- Liderança Inovadora e Cultura Organizacional;
- Inovação e Cultura para Transformação Digital + Q&A (Perguntas e Respostas)
- Os 10 Princípios para uma Grande Experiência do Consumidor.
Saiba também: Transformação Organizacional na Eucatur: Impulsionando Lideranças com Design Estratégico e Cultura de Inovação
Fase 3. Engajamento com o Ecossistema de Inovação Aberta: Colaborações e Startups
Essa fase aconteceu simultaneamente aos encontros da Comunidade, nela mapeamos desafios internos da organização com ajuda de novos co-facilitadores e a Atlas Eletrodomésticos se disponibilizou em abrir suas portas para ajudar na compreensão dos desafios.
Realizamos um Matchmaking com startups, que foi um momento de conexão entre a Atlas Eletrodomésticos e aproximadamente 10 startups interessadas em resolver os desafios propostos.
Além disso, também tivemos um programa de Pré-aceleração e Aceleração que foi aberto para estudantes e colaboradores da própria Atlas. Isso gerou uma grande conexão entre equipes, mentores e o ecossistema em si.
Fase 4. Escala e Implementação: Transformando Ideias em Realidade
A última fase focou na implementação das soluções validadas e na elaboração de estratégias para escalar as inovações para diferentes partes da empresa e do mercado, o que gerou mais autonomia para a Atlas Eletrodomésticos em sua Jornada de Inovação.
Os pontos de destaque do projeto incluíram a efetiva integração das perspectivas de clientes e fornecedores no processo de inovação aberta, o que foi fundamental para garantir que as soluções desenvolvidas atendessem de maneira eficaz às demandas do mercado.
Além disso, o uso estratégico de tecnologias digitais para facilitar os workshops e as sessões de feedback destacou-se como um diferencial, proporcionando agilidade e flexibilidade ao programa.
Resultados
Impactos Significativos do Programa Atlas OnFire
O Programa de Inovação Atlas OnFire alcançou resultados significativos, diretamente alinhados com os objetivos estratégicos definidos inicialmente:
-
Desenvolvimento de Lideranças Inovadoras e Engajamento de Colaboradores: o programa impactou mais de 500 colaboradores , desenvolvendo capacidades de liderança inovadora entre os gestores e equipando a equipe com as ferramentas necessárias para inovar consistentemente. Esse engajamento resultou em um aumento de 75% na proatividade em práticas inovadoras, reforçando a liderança e a autonomia na gestão de projetos de inovação.
- Formação da Comunidade de Inovação: foi criada uma comunidade interna de inovação composta por mais de 40 co-facilitadores de inovação de diversos setores da empresa, capaz de sustentar o ímpeto inovador e aplicar práticas de inovação aberta para solucionar desafios reais. Essa comunidade foi crucial para o desenvolvimento e a implementação dos 15 projetos de inovação que estão em andamento.
- Capacitação e Crescimento Pessoal: 90% dos participantes do programa melhoraram suas habilidades em inovação, incluindo competências comportamentais essenciais para o futuro do trabalho, como criatividade, adaptabilidade e pensamento crítico. Isso, além de contribuir para uma melhoria contínua dos processos internos, resultou em uma redução de 30% no tempo de desenvolvimento de novos produtos, fortalecendo a cultura da inovação na Atlas Eletrodomésticos, habilitando o time a responder de maneira mais ágil às mudanças do mercado, colaborando de forma ainda mais efetiva.
- Impacto Organizacional e de Mercado: a integração de metodologias inovadoras levou a um aumento na satisfação do cliente e uma melhoria significativa na percepção da marca no mercado. A empresa notou também um reforço na sua posição como líder em inovação no setor de eletrodomésticos.
Tanto a Comunidade quanto às iniciativas do Programa de Inovação como um todo foram criando cada vez mais autonomia e gerando uma participação ativa dos colaboradores de todas as áreas da organização.
Hoje em dia a Atlas Eletrodomésticos tem um site do programa com os eventos previstos, gravações dos eventos que já ocorreram, quem são os facilitadores da inovação, programa de ideias para submissão a qualquer momento, gamificação entre outros.
Confira diretamente em https://www.atlasonfire.com/
Esses resultados destacam o sucesso do Programa Atlas OnFire em atingir seus objetivos, transformando a cultura organizacional e fortalecendo a capacidade de inovação da Atlas Eletrodomésticos.
A aliança entre lideranças inovadoras e uma comunidade de inovação engajada propiciou um ambiente propício para a transformação contínua e sustentável.
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