Existem vários pretextos para uma empresa buscar inovação. Pode ser um problema, uma dor corporativa, uma janela de oportunidade. Contudo, todos os motivos têm algo em comum: se você está em busca de algo novo, é porque você pode ter resultados melhores. E esse é o principal motivo por que inovar é importante.

O fato é que a inovação sempre traz consigo um desafio e um lançamento para a novidade, e isso muitas vezes parece querer deter muitas áreas e empresas. As incertezas geradas pela possibilidade do novo é humano, natural. Por isso, meu conselho é enfrentar tudo isso de peito aberto. Sabe porquê?  

Entender a necessidade de inovar (seja em processos, produtos ou serviços) é o primeiro passo para resolver uma inquietação. Pois se você tem isso, acredite que você traz consigo a essência do inovar e o dom de transformar.

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Esse reconhecimento de que você pode incrementar os resultados é essencial para encontrar alternativas, novas formas de trabalho e derrubar conceitos pré-estabelecidos. Mas quem nunca ouviu aquela frase típica de pessoas resistentes:

Eu sempre fiz assim e sempre deu certo, por que faria diferente?

Em primeiro lugar, porque ao fazer mesmas coisas no máximo alcançaremos os mesmos resultados. Ou resultados piores, uma vez que – como tudo na vida – padrões, processos e, sobretudo, a transformação digital nos obriga a buscar alternativas. Então, esse já é um grande motivo que responde à pergunta sobre por que inovar.

Apostar em pessoas mostra por que inovar é importante

Empresas com relacionamento intenso com o mercado tecnológico e com consumidores têm uma necessidade mais latente por inovação do que em atividades primárias, como extrativismo vegetal, por exemplo. Nesse sentido, como consultor de inovação, eu garanto uma coisa: primeiro você precisa convencer as pessoas dentro da sua casa sobre por que inovar é importante.

Porém, contratar ferramentas capazes de revolucionar processos pode ser pouco se você falhar no reconhecimento de que aquela é uma evolução da rotina, e não uma revolução como a expectativa anterior..

Afinal, por trás de qualquer processo ou produto existem pessoas fazendo acontecer, criando padrões, promovendo pesquisas com clientes, buscando soluções. Essas pessoas, ao longo do tempo, podem mudar a forma de se relacionar pra dentro e pra fora da empresa, provocando transformações.

Atenção ao mercado

É sempre importante lembrar que, junto com a transformação digital acelerada, existem novas gerações de consumidores dispostos a pagar mais por produtos e soluções de empresas sustentáveis, segundo pesquisa da Nilsen Norman Group. Em paralelo, novos concorrentes surgem e, com eles, a necessidade de estar adaptado a inovações incrementais, disruptivas e radicais.

Tudo isso cria a necessidade de as empresas estarem em constante movimento, e reconhecerem o que está acontecendo fora e dentro dela. E aqui entra um ponto fundamental: consultorias de inovação como nós da Haze Shift existem justamente para ajudar sua empresa entender onde ela pode inovar.

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Nesse ponto, é essencial estar preparado para a inovação aberta, o que significa buscar parceiros, clientes e consumidores para mudar produtos, serviços e processos. E existem 33 rotas para isso, como mostrou neste artigo meu sócio Marcos Daniel. São mudanças que podem acontecer:

  • Em processos de indústrias ou de serviços;
  • Iniciativas de promoção da cultura de inovação para mudar os resultados através das ações que provoquem equipes a transformar o mindset;
  • Assim como programas e desafios de inovação aberta com universidades (com potencial de gerar startups universitárias), com a participação de fornecedores, clientes, como forma de inovação colaborativa
  • Bem como criar programas internos que auxiliem o olhar das equipes para dentro da própria empresa. Isso auxilia a reconhecer a presença dos chamados silos corporativos (leia mais aqui) e melhorar os processos internos entre os setores.

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Frequentemente, quem puxa essa conversa é a área de Inovação. Mas essa área é realmente necessária? Nós da Haze Shiift acreditamos que a inovação é uma disciplina que depende da questão cultural da organização, e das iniciativas de inovação que existem e de quem trabalha nelas. Vamos entender os motivos do porquê estou dizendo isso.

Mais do que uma área, é preciso formar uma comunidade

Ainda que exista uma área focada no tema e que comprove por que inovar é importante, nós entendemos que a maior necessidade é a presença de uma comunidade de inovação. É uma forma de as empresas se adaptarem mais naturalmente a um ambiente inovador.

Recentemente, realizamos um projeto conjunto com uma indústria de móveis premium, instalada no Paraná. Começamos com um processo de captura de ideias, aberto para todos os colaboradores, para sugerir mudanças que poderiam resultar em inovações na fábrica de móveis. Nesse processo, deixamos claro que as melhores ideias seriam premiadas.

Mas aqui houve um grande diferencial. A coleta aconteceu por meio de workshops com palestrantes internos, explicando os conceitos relacionados à inovação e por que inovar é importante. Eles mostraram que isso significa estabelecer um novo olhar, sem receios da mudança e com a participação da alta direção impulsionando e acreditando no processo.   

Acima de tudo, com os workshops buscamos promover uma jornada de inovação para aproximar os colaboradores com parceiros, startups e empresas de inovação da região sudoeste do Paraná e do Brasil.

Para isso, criamos uma comunidade de prática formada por representantes das áreas da empresa com a função de atuarem como multiplicadores de conhecimento, e reforçada através de um hunting (busca ativa) por startups que poderiam trazer soluções aos processos produtivos da empresa.  

Leia também: O que são comunidades de prática e seus conceitos

A princípio, o programa de inovação aberta previa dez encontros feitos a cada 21 dias para levar a cultura da inovação a diferentes áreas da organização, ao contato com lojistas. Foram abordados diferentes temas, de cultura de inovação à Indústria 4.0, conexão com startups, inovação no relacionamento com o cliente e liderança ágil. Durante o processo, conseguimos ir além com a formação de uma comunidade com clientes para captar percepções e extrair novas ideias.

Ações como essa mostram como a formação de uma comunidade de prática pode acabar indo muito além do esperado, gerar novos contatos e ser expandida. Nesse sentido, como resultado, as empresas ganham novas percepções e podem ser mais assertivas nas inovações e investimentos, por exemplo, em recursos humanos em plataformas tecnológicas direcionadas às necessidades de inovação. E há diferentes formas de fazer isso. Por isso, fica aqui o convite para você assistir uma entrevista que concedemos ao Viasoft Connect, confira:

Se você também percebe que esta é a hora de sua organização dar o próximo passo, e entende por que inovar é tão importante, vamos conversar. Certamente nós da Haze Shift podemos desenhar em parceria com vocês projetos inovadores e com potencial para que seu investimento em inovação seja ainda mais assertivo.

Escrito por:

Digital Transformation Leader & Co-Founder de Haze Shift | + posts

Atuando sempre com mudanças nas organizações através de pensamentos diferentes aplicados à processos com tecnologia e cultura. Buscando auxiliar empresas e organizações sobre os paradigmas da Transformação Digital e como a Inovação Aberta pode mudar a forma de garantir a sustentabilidade dos negócios!