O termo cocriação tem se tornado familiar, mas ainda pouco conhecido de muitos grupos de profissionais dentro das empresas. Em um momento em que cada vez mais a inovação passa a ser um diferencial dentro das companhias, se faz ainda mais necessário conhecer alguns termos e como podem ser aliados do seu negócio. 

Você sabe o que é cocriação? A ideia do artigo de hoje é conseguir explicá-lo e ainda mostrar os benefícios para sua empresa. Afinal, a cocriação é a Rota 26 de Inovação Aberta que citamos neste link

Continue por aqui.

O que é Cocriação

Vamos fazer um exercício? Imagine um projeto, uma estratégia, um produto ou qualquer outra iniciativa de inovação que vai impactar uma série de públicos internos e/ou externos. Imaginou? Pense em como sua equipe costuma desenvolvê-lo. 

Agora repense em como seria essa estratégia ou produto se, ao criá-lo, você convidasse a participar dos processos uma série de pessoas de outras áreas e consumidores. Isso enriqueceria seu produto final? Tendo a dizer que sim e a grosso modo, isso é um processo de cocriação. 

Portanto, cocriação é quando você inclui stakeholders externos (sejam de outras equipes ou de fora da companhia) a um projeto de forma a agregar diferentes pontos de vista, ampliar valor e conhecimento ao produto final. É a inovação aberta trazendo perspectivas por meio da cocriação para gerar algo novo. 

Leia também: 33 formas de inovação aberta: rotas para transformar seu negócio

Para os professores da Michigan Business School, Krishnarao Prahalad e Venkat Ramaswamy, a cocriação é “a criação conjunta de valor por empresa e cliente, permitindo que o cliente co-construa sua experiência para melhor atender ao seu contexto”. 

Diferença entre Cocriação, Cooperação e Colaboração

A diferença entre Cocriação, Cooperação e Colaboração será sempre bastante subjetiva. Muitas vezes há dúvidas quando se usa um ou dois termos em uma reunião ou ao fechar um negócio. 

Sobre a cocriação, fica claro a intenção de construção/criação conjunta, mas vamos mencionar os dois outros termos, apenas para ficar mais claro algumas definições. 

Para Jeremy Roschelle e Stephanie D. Teasley, no artigo acadêmico “The Construction of Shared Knowledge in Collaborative Problem Solving”, “a colaboração é uma atividade coordenada e síncrona que é o resultado de uma tentativa continuada em construir e manter uma concepção compartilhada de um problema”. Enquanto cooperação “é atingida pela divisão do trabalho entre os participantes como uma atividade em que cada pessoa é responsável por resolver uma porção do problema”.

Para a empresária Lynn Power, que inclusive cita o estudo acima em seu artigo “Collaboration vs. Cooperation. There Is a Difference”, publicado no HuffPost, “embora as pessoas falem muito sobre colaboração, a maioria está apenas cooperando”.

Benefícios da cocriação 

Projetos que contem com a cocriação entre suas etapas podem ter uma série de benefícios para as empresas, como maior velocidade para chegar a um objetivo final, múltiplos conhecimentos e experiências adquiridas sobre determinado tema, acessibilidade a recursos físicos e/ou intelectuais do parceiro e ganhos de reputação. 

Por exemplo, em uma iniciativa que você conte com a participação do consumidor-alvo de um produto, pode ser uma inovação incremental ou melhorar um produto já existente. 

Leia também: Aprenda a diferença de invenção e inovação incremental, radical e disruptiva com exemplos de fácil compreensão

Como exemplo disso, a Unilever lançou um novo conceito de desodorante em 2021 com a embalagem desenvolvida para pessoas com deficiência. A novidade foi cocriada, tanto pela participação de associações e organizações sem fins lucrativos do segmento quanto por 200 consumidores com algum tipo de deficiência.

Aliás, falando em benefícios da cocriação, já pensou que essa rota da inovação aberta pode ser usada inclusive para o desenvolvimento de um planejamento estratégico

Em boa parte de nossos programas de inovação, na Haze Shift, temos um momento durante a estratégia em que reunimos múltiplos stakeholders a fim de cocriar junto ao cliente o que ele está buscando desenvolver. 

Já usamos a cocriação em uma série de projetos de nossos clientes, geralmente usando o design thinking para alcançar os resultados necessários. Um exemplo foi o projeto que desenvolvemos para a Volvo Service Market Logistics South America (Volvo SML SA), por meio da área Customer Service para a cocriação do planejamento da companhia para o período de quatro anos. 

Leia mais sobre o projeto clicando aqui 

A novidade dessa edição foi que a empresa decidiu contar com a participação de profissionais de diferentes setores e locais da América Latina. A iniciativa gerou um forte senso de pertencimento dos colaboradores, que buscou elevar o patamar de qualidade dos negócios e de confiança dos stakeholders.

Como fazer um projeto de Cocriação

Muitas vezes percebemos dúvidas de clientes sobre como fazer uma iniciativa de cocriação. Ao precisar desenvolver uma iniciativa como essa, é importante definir objetivos, montar uma equipe multidisciplinar, propiciar um ambiente democrático e promover a criatividade, podendo fazer uso do Design estratégico para guiar as ações. 

Por exemplo, na fase de definir objetivos, sua empresa pode estar em busca de uma nova ideia, um MVP, um protótipo, uma inovação incremental. Em outros momentos, são situações de criar novos processos internos mais eficientes, ou elaborar um planejamento estratégico que envolva toda a companhia. É entender qual a necessidade atual e o porquê fazer uma iniciativa de cocriação. 

Já uma equipe multidisciplinar vai trazer a riqueza dos olhares e experiências diversos. Mas para essa equipe funcionar, o ambiente deve ser democrático e capaz de manter a todos bastante à vontade para trazer ideias e mostrar sua perspectiva. É dar aos colaboradores e stakeholders o senso de pertencimento na construção do projeto. Além disso, um ambiente livre de julgamentos também é propício para a promoção da criatividade

Metodologias e Ferramentas

Bom, se você chegou até aqui, percebeu que não dá apenas para colocar os pontos acima em um papel e torcer para que ocorra tudo bem durante a cocriação. Para que a dinâmica seja produtiva, é importante usar ferramentas e metodologias que vão direcionar as trocas para alcançar o objetivo proposto. 

Aqui na Haze Shift, em nossos projetos de inovação aberta, temos como uma das etapas a cocriação. O primeiro ponto que pensamos sempre é se esse momento será realizado durante um workshop. Nós da Haze Shift, por exemplo, idenetificamos diversas ferramentas que podem apoiar neste sentido, confira no link abaixo: 

Leia também: Quais ferramentas escolher para antes de promover workshops online e desafios de inovação

Depois, é importante avaliar o que chamamos de set up do ambiente de cocriação. No presencial, vale ter papel, lápis, cartazes impressos, massinha, lego, post it, canetinha, adesivos, entre tantas outras ferramentas. 

No online, o set up pode começar desde a escolha da ferramenta de conference call. Vale a pena combinar a comunicação com ferramentas que permitam a ideação (geração e registro de ideias), como Mural, Miro, ou Jamboard. Esses três são muito interessantes para desenvolvimento de mural durante o processo de cocriação. 

Leia também: 10 dicas para fazer um workshop online

Nós da Haze Shift, por exemplo, utilizamos muito a Mural, que tem um formato bastante colaborativo. A ferramenta permite a ralização de brainstormings e a cocriação de ideias de forma interativa por meio de post-its.  

Por exemplo, é possível dividir as cinco etapas de design thinking (imagem abaixo), fazendo os registros em post-its, que podem ser deletados ou mantidos, além de permitir que os usuários insiram links e documentos. 

Essa e outras ferramentas podem ser encontradas no artigo sobre ferramentas para workshops online.

Cocriação e a Inovação

Você deve ter percebido que, como rota de inovação aberta, toda iniciativa de cocriação acaba gerando algum tipo de inovação. Isso porque a cocriação é pautada na criatividade com objetivo e metodologia. Não é por acaso que juntas, aceleram positivamente os resultados das empresas.

Aqui na Haze Shift, o design estratégico é uma das principais abordagens que usamos para os projetos de inovação aberta que somos convidados a participar. Como analisamos os objetivos estratégicos e o perfil dos stakeholders sempre junto aos nossos clientes, esse modo de atuar nos abre para diversas possibilidades para o desenvolvimento de projetos de cocriação que estimule construções de soluções ou ações de impacto para a organização, sempre orientados à inovação de forma sustentável.

Quer saber mais? Vamos conversar mais sobre esse assunto, quem sabe podemos lhe ajudar nisso também

Escrito por:

+ posts

Designer estratégico, empreendedor, gestor de comunidades e com experiências em programas de pré-aceleração e aceleração. Sempre aberto a novos aprendizados e projetar novas soluções que agreguem valor ao negócio e à sociedade.