Antes de explicar o que é design estratégico, gostaria de contar uma história. Em 2018, nós da Haze Shift fomos convidados pela Agência Nacional de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para apoiar uma iniciativa do sistema Softex, um conglomerado de organizações sem fins lucrativos que apoiam a inovação, a ciência e a tecnologia no Brasil. Nosso objetivo seria ajudar na construção do programa Conexão Startup Brasil. 

Sem dúvidas, a iniciativa era um desafio. Porque os fundamentos do programa ainda estavam em desenvolvimento. Eram muitas percepções para a construção da nova estratégia com múltiplos stakeholders e visões diferentes. Ou seja, ficou claro que não bastavam boas ideias. Seria necessário olhar para o desafio tanto de forma objetiva quanto de forma colaborativa. Acima de tudo, precisávamos co-criar para desenhar um formato. 

Nesse caso, utilizamos técnicas e ferramentas da própria disciplina do design, e um modelo mental para repensar o desafio. Para isso, trouxemos mais pessoas para o debate. Elas colocaram suas crenças em perspectiva, fizeram o compartilhamento de percepções e anseios. Somente após isso, houve a construção de uma estratégia que fosse benéfica para todos.

O que é design estratégico: dos exemplos à prática

O design estratégico é isso que descrevemos acima, com a aplicação de técnicas e um modelo mental próprios do design na construção da estratégia da organização. Em outras palavras, o design não é mais um simples ferramenta de criação gráfica ou de produtos, mas de apoio e construção do negócio como um todo. Acima de tudo, é necessário um profissional de design ou alguém com esse modelo mental para facilitar, influenciar e colaborar nessa construção. 

Isso ajuda na compreensão sobre o que é design estratégico: exemplos comprovam que significa co-criar as decisões estratégicas da empresa. Portanto, o profissional de design é um parceiro nas decisões do negócio. Ser estratégico é ser capaz de influenciar as decisões em conjunto e viabilizá-las. Ou seja, faz parte do conceito de design estratégico: participar da construção do briefing e sugerir soluções, e não apenas executá-las.

Assim, o designer estratégico se baseia em um equilíbrio entre a oportunidade de atender às necessidades e desejos de pessoas, levando em conta a praticabilidade das decisões. A partir da ideia de que não basta criar, o profissional tem de ser capaz de realizar e de observar a viabilidade dos ativos e dos processos da empresa. Dessa forma, será possível atender os objetivos de desempenho da empresa. Juntamente com essas palavras em negrito, trago aqui uma imagem que oferece visualmente essas conexões do design estratégico:  

Design estratégico: exemplo gráfico

Neste sentido, para que essa conexão funcione, é necessário adquirir uma visão mais macro do negócio, da cultura organizacional e da sociedade como um todo. E é assim que podemos explicar o que é design estratégico: o profissional não vai simplesmente focar em cumprir desejos ou necessidades de pessoas individuais – vai pensar em como melhorar vidas de forma mais ampla, pensar em soluções para uma sociedade melhor.

3 competências para design estratégico e inovação

Não é fácil construir uma receita de bolo para apresentar o conceito de design estratégico: podem surgir novas necessidades o tempo todo e elas vão demandar diferentes habilidades em diferentes segmentos. De qualquer forma, acredito que estas sejam as principais competências que unem design estratégico e inovação:

  • Integração: É comum que os tomadores de decisão vejam apenas partes de um problema, principalmente a parte que incomoda seu próprio setor. Por definição, design estratégico tem uma abordagem integrativa de co-criação, que pode ajudar a iluminar e ligar pontos da complexa rede de relacionamentos de equipes, empresas e clientes de forma mais holística. Ao trabalhar diferentes áreas de especialização, um profissional de design estratégico descreve a arquitetura do problema, destacando as principais oportunidades de melhoria em todos os aspectos e resultados de um problema.
  • Habilidades visuais: Dentro do conceito de design estratégico precisamos destacar a importância da representação visual. O profissional da área precisa estar pronto para utilizar essas habilidades. Elas são meios importantes e interativos para comunicar relacionamentos complexos, até mesmo contraditórios – que seriam difíceis ou impossíveis de explicar apenas em texto e números. Os desafios que enfrentamos alcançaram um novo nível de complexidade e incerteza, para o qual planilhas e outras ferramentas analíticas familiares são insuficientes. Representações em imagens interativas e vídeos são mais facilmente compreendidas e absorvidas. Tudo isso auxilia as organizações a estimular uma verdadeira cultura da inovação
  • Fazer acontecer: Boas ideias são fáceis de surgir. Contudo, implementar as ideias certas, não. Nos últimos anos, a ênfase no design thinking demonstrou o valor da aplicação da criatividade em um contexto de negócios, colaborando para a inovação aberta. Portanto, fica claro que design estratégico significa mais que “pensar fora caixa” e ser criativo. Envolve implementar e garantir que ideias-chave mantenham a integridade durante o processo. 

Precisa desenhar?

Acima de tudo, é preciso entender algo para realmente compreender o que é design estratégico: ele está envolvido durante todo o processo de mudança. O design estratégico é fornecedor de conhecimento e de feedback constantes para identificar, testar e entregar soluções duráveis. Igualmente, significa trabalhar com flexibilidade e viabilidade adaptando soluções, ao mesmo tempo que assegura a continuidade da implementação.

Por fim, é possível perceber que o design estratégico significa entender o todo de uma forma sistêmica, ao facilitar processos e direcionar decisões de forma colaborativa. Nós da Haze Shift fazemos exatamente isso. Aqui, nós trabalhamos em conjunto com nossos clientes. Nós discutimos estratégias em conjunto. Sabemos que nas empresas faz todo o sentido aquela pergunta: “Precisa desenhar?”. Sim, precisamos. O design estratégico é isso. Que tal conversarmos para desenhar os processos e aplicarmos o design estratégico em sua empresa? Estamos à disposição e à espera de seu contato! 

Escrito por:

Leo Tostes - Open Innovation Specialist - Haze Shift
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Consultor em inovação aberta, especialista em design estratégico, com experiências em desenvolver programas e ações criativas para grandes empresas.