Transformação Organizacional na Eucatur: Impulsionando Lideranças com Design Estratégico e Cultura de Inovação

Casos de Sucesso

“A experiência com a Haze Shift no nosso primeiro projeto de inovação foi transformadora. O diferencial da Haze Shift foi sua capacidade de flexibilização e abordagem humanizada, que facilitou uma construção conjunta eficaz. Eles não só adaptaram suas metodologias para atender às nossas necessidades específicas, mas também estiveram prontos para assumir desafios extras para garantir o sucesso do projeto. As entregas superaram nossas expectativas, provocando-nos a lidar com questões críticas inesperadas que elevaram nossa capacidade de inovação. O suporte técnico foi excepcional, entregando muito além do contratado. Estamos empolgados com o futuro da inovação na Eucatur e temos certeza de que a parceria com a Haze Shift ainda vai render outros bons frutos.”

  • Cliente: Eucatur
  • Trabalho: Inovação Aberta e Cultura da Inovação

Vamos entender como o Programa de Aprendizagem em Inovação para Lideranças na Eucatur gerou transformações significativas dentro da empresa, utilizando a união de Design Estratégico e Cultura de Inovação para elevar a capacidade de liderança e fomentar uma cultura inovadora para uma renovação organizacional duradoura. Descubra os impactos e os resultados obtidos.

Contexto

A Eucatur, empresa do setor de transporte rodoviário de pessoas e cargas, foi fundada em 1964, iniciando suas operações com uma linha de transporte entre Cascavel/PR e Santa Tereza/PR. Ao longo dos anos, expandiu-se significativamente e tornou-se uma das principais transportadoras do Brasil, atendendo 13 estados e o Distrito Federal, conectando o Brasil de Norte a Sul.

Com uma história de inovação contínua e o objetivo de fortalecer a cultura de inovação em toda a organização, a Eucatur vem há alguns anos implantando programas de desenvolvimento das equipes e estruturação de ambientes voltados para intraempreendedorismo e melhoria contínua da organização.

Desde 2017, foi construída uma employee value proposition (EVP) ainda mais condizente com a empresa que passou a ficar ainda mais aberta a temas como, por exemplo, a teoria da troca entre líder e liderado (LMX). Em 2020, a Eucatur implantou um programa de ideias com o intuito de incentivar o senso de colaboração e o senso de pertencimento e participação ativa dos colaboradores.

Para fazer tudo isso funcionar em plenitude, a empresa investe em treinamentos e processos, escuta ativa, rotina de feedbacks e comunicação interna, rumo à construção de um ambiente cada vez mais acolhedor e aberto às mudanças em prol da evolução.

Ademais, a Eucatur constatou a necessidade de desenvolver programas voltados às equipes de liderança, em níveis estratégico e tático, com foco na compreensão e a aplicação prática de conceitos inovadores, além de ferramentas e efetivo para estimular a criatividade, a ideação, o planejamento e a execução de planos de ação inovadores.

O desafio

Como a Eucatur já trabalhava com o conceito de aprendizagem contínua há mais de 20 anos, mas houve relativa dificuldade de encontrar empresas que pudessem trabalhar uma capacitação específica em inovação: em formato dinâmico, disruptivo e que fugisse da simples entrega de conceitos e práticas. Foram realizados oito orçamentos distintos, com empresas de todo o Brasil, nenhuma atendeu à demanda.

Após 5 meses de busca, o Sebrae Cascavel trouxe a proposta da Haze Shift, consultoria em inovação, e o desafio foi desenvolver uma capacitação no formato de aprendizagem ativa, onde os colaboradores envolvidos absorvessem os conhecimentos com atividades hands-on.

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Objetivos do projeto

O programa visava instrumentalizar as lideranças para reforçarem a implantação da cultura de inovação em suas áreas de atuação. A meta era estabelecer uma comunidade interna de inovação, iniciada com workshops de sensibilização e seguida de atividades práticas que incluíam autodiagnóstico de inovação e mapeamento de desafios visando resolver problemas reais da empresa.

Como trabalhamos a inovação

Depois de definir os objetivos do Programa de Aprendizagem de Inovação da Eucatur, nós da Haze Shift implementamos uma abordagem integrada e faseada, combinando Metodologias Ágeis com Design Thinking para abranger todos os aspectos do processo de inovação aberta.

Ao longo de 6 meses, o Programa foi dividido em duas fases e em cada uma delas rodamos 3 jornadas (comunidade de inovação, autodiagnóstico e mapeamento de desafios).

Durante o programa, realizamos 21 encontros, incluindo 19 sessões online e 2 encontros de 2 dias de workshops de co-criação presenciais em Cascavel – PR e Ji-Paraná – RO. Os temas abordados variaram amplamente para englobar aspectos críticos da inovação, desde ‘Cultura de Inovação e Liderança Criativa’, ‘Gestão Estratégica da Inovação‘, até ‘Ferramentas de Inovação e Tecnologias Emergentes’.

Esses eventos simultâneos em diferentes localidades demonstraram a capacidade da Eucatur de engajar equipes regionalmente dispersas, reforçando a colaboração e o envolvimento entre colaboradores.

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Além disso, para garantir que as iniciativas de inovação estivessem alinhadas com as necessidades organizacionais, aproximadamente 60 entrevistas exploratórias que combinaram técnicas qualitativas e quantitativas.

Essas entrevistas, juntamente com pesquisas de autodiagnóstico e mapeamento de desafios, foram fundamentais para ajustar o programa às demandas específicas da Eucatur, permitindo uma compreensão profunda dos desafios existentes e das áreas de oportunidade.

Os workshops foram projetados para serem altamente interativos e práticos, onde técnicas de design thinking facilitaram a co-criação e a cultura de experimentação.

Em cada sessão, os participantes foram incentivados a aplicar o que aprenderam em atividades práticas vindas de conhecimentos adquiridos do mapeamento de desafios e dos assuntos trazidos na comunidade de inovação, processos que transformaram insights em ações concretas e imediatamente aplicáveis aos desafios identificados.

Esse processo detalhado e cuidadosamente planejado não apenas enriqueceu a jornada de inovação na Eucatur, mas também fortaleceu a capacidade da empresa de integrar e aplicar inovação de forma colaborativa e efetiva possibilitando a ocorrência de transformações organizacionais positivas na Eucatur.

Resultados

O programa de aprendizagem de inovação da Eucatur resultou na criação de uma comunidade de inovação ativa, composta por 85 integrantes de diversos níveis hierárquicos, elevando a capacidade de inovação da Eucatur. A comunidade, formada por lideranças e membros técnicos, foi crucial para fomentar uma cultura contínua de inovação.

Mais de 200 líderes participaram das sessões do programa, resultando em um aumento de 40% no engajamento com as iniciativas de inovação. Além disso, 95% dos participantes demonstraram um aumento significativo na compreensão e aplicação de práticas inovadoras, contribuindo diretamente para a melhoria contínua dos processos da empresa.

Até o final do Programa de Aprendizagem, 12 projetos inovadores foram identificados, todos em diferentes estágios de desenvolvimento, refletindo um compromisso consistente com a inovação aplicada.

A alta participação no programa também traduziu-se em um melhor entendimento dos processos de inovação, fortalecendo o comprometimento com a transformação organizacional. Esses esforços além de enriquecerem a experiência dos colaboradores, também prepararam a empresa para responder de maneira ágil e eficaz aos desafios futuros.

A parceria Eucatur e Haze Shift deu certo, o projeto com as lideranças foi considerado um sucesso, e um novo projeto está em desenvolvimento, incluindo colaboradores dos níveis tático e operacional da empresa.

Com a palavra, o cliente

“A experiência com a Haze Shift no nosso primeiro projeto de inovação foi transformadora. O diferencial da Haze Shift foi sua capacidade de flexibilização e abordagem humanizada, que facilitou uma construção conjunta eficaz. Eles não só adaptaram suas metodologias para atender às nossas necessidades específicas, mas também estiveram prontos para assumir desafios extras para garantir o sucesso do projeto. As entregas superaram nossas expectativas, provocando-nos a lidar com questões críticas inesperadas que elevaram nossa capacidade de inovação. O suporte técnico foi excepcional, entregando muito além do contratado. Estamos empolgados com o futuro da inovação na Eucatur e temos certeza de que a parceria com a Haze Shift ainda vai render outros bons frutos.”

Diego Ferro,

Coordenador do Comitê de Inovação do Grupo Gurgacz – Eucatur

O A Jornada de Co-criação do Planejamento Estratégico 2024-2028 da Fibra

Casos de Sucesso

  • Cliente: Costa Brasil

  • Trabalho: Inovação Aberta; Design Estratégico; Cultura da Inovação

Contexto

A Costa Brasil é referência em integração multimodal,  líder em carga fracionada, atua no segmento logístico atendendo todo Brasil e tem o propósito de revolucionar a forma de atendimento das necessidades do mercado, buscando ser um único ponto de contato com o cliente, utilizando tecnologia e inteligência para operar todos os modais necessários.

O desafio 

A empresa continuamente está em busca de oferecer soluções inovadoras e integrá-las ao seu portfólio, para isso passaram a avaliar a criação de um Centro de Inovação de forma a reunir diversas empresas, startups e outros atores do ecossistema logístico em um único espaço na cidade de Santos-SP. Como primeiro passo nessa jornada seria necessário um estudo de mercado local/regional para validação das ações de implantação seguintes.


Nós Haze Shift,  por meio de nossas metodologias e consultores, pudemos apoiar a Costa Brasil na realização das pesquisas e estudos dos cenários e seus diversos atores para munir a empresa de informações para tomada de decisão sobre a criação do Centro de Inovação.

Objetivos do projeto

A Costa Brasil esperava alcançar as seguintes informações e conexões com o serviço de Estudos & Reports de Mercado que traria à Costa Brasil um Mapeamento do Ecossistema onde ela está inserida.

  • Identificação de possíveis clientes e parceiros 
  • Identificação de oportunidades e aderência do mercado
  • Mapeamento dos stakeholders locais e regionais relacionados ao tema
  • Estabelecer contato inicial com sistemas de apoio e fomento
  • Estabelecer uma visão preliminar sobre o ecossistema local e regional

Especificamente eles possuíam metas específicas que desejavam atingir. Por isso cocriamos um objetivo SMART com a empresa.

Esse objetivo trazia as seguintes metas:

“Identificar atores e avaliar a criação de um Centro de Inovação, por meio do mapeamento de iniciativas locais, do ecossistema amplo e próximo, além de realizar 20 entrevistas exploratórias com o objetivo de estabelecer uma visão preliminar sobre o ecossistema local e regional em que a Costa Brasil se insere, em um período de 2 meses.”

 

Como trabalhamos a inovação

O projeto teve duração de 8 semanas e para iniciação realizamos nossa primeira reunião presencial para apresentação da proposta de projeto e definição das etapas que seguiríamos para a compreensão da área, das estratégias e das dores. 

Para chegarmos a uma solução de inovação para o desafio proposto, nosso trabalho foi pautado na Teoria U de Otto Scharmer, onde ele sugere inicialmente um olhar interno da organização. Além de  conceitos de cultura da inovação, design estratégico e inovação aberta e como ferramenta, as entrevistas exploratórias com escuta ativa foram fundamentais para o levantamento de informações.  

Apresentamos as seguintes atividades-chave:

  • Integração com o cliente e visão geral do objetivo do projeto 
  • Compartilhamento do macro-cronograma e objetivo SMART
  • Aclimatação na metodologia de escuta ativa e compreensão do ambiente
  • Listagem dos stakeholders a serem envolvidos no projeto e etapa inicial de entrevistas

Ao longo dessas semanas de projeto tivemos encontros semanais entre a equipe Haze Shift e Costa Brasil para acompanharmos as entregas, evoluções, realizações e pontos de atenção do projeto para que estivessemos monitorando e mitigando os riscos, garantindo a eficiência do macro cronograma planejado e deixando o alinhamento das partes interessadas sempre em dia.

Leia mais: Como fazer um Mapa de Stakeholders – passo a passo do Stakeholder Mapping

Como ações estruturantes foi realizado um mapeamento de contexto e estratégia; desenho de um fluxo de operações, além de um mapa de stakeholders e mapa de insights relevantes ao projeto.

Para preparação, foi realizado três grandes mapeamentos de:

  • Iniciativas locais e regionais similares, 
  • Ecossistema [amplo] – sete hélices 
  • Ecossistema [próximo] – rede de valor

Para criação do mapa de insights foi realizado até 20 entrevistas Exploratórias para entendimento de aderência ao Centro de Inovação e os principais stakeholders alvo das entrevistas foram: colaboradores, atores do ecossistema próximo (fornecedores, parceiros, complementadores,  substitutos, concorrentes) e do ecossistema amplo (investidores, governos e regulações, comunidades, instituições de apoio, startups, mídia, habitat, instituições de ensino e fomento)

Leia também: Como fizemos a modelagem do Programa de Inovação Aberta da Cibra

Resultados

Esse levantamento nos trouxe uma visão geral sobre o ecossistema onde a Costa Brasil está inserida e os números foram surpreendentes:

Ao todo realizamos cerca de 50 entrevistas exploratórias sendo:

  • 9 entrevistas com stakeholders do ecossistema próximo
  • 9 entrevistas com stakeholders do ecossistema Amplo
  • 30 entrevistas com colaboradores participantes do projeto e colaboradores da Costa Brasil em geral

Como output dessas entrevistas obtivemos cerca de 300 Insights decupados em formato de Visual Thinking que fundamentaram a análise do mapeamento do mercado. Esse mapeamento continha 530 startups e 19 ecossistemas de inovação globais de logística.

A partir do mapeamento foi possível que a Costa Brasil conseguisse obter por meio de dados 4 principais entendimentos e perspectivas como:

  • Identificação de Mercado: clientes em potencial, parceiros em potencial, localização dos clientes/parceiros 
  • Compreensão das Necessidades e Desejos dos Parceiros: desafios para resolver, benefícios valorizados pelos parceiros
  • Análise dos atores-chave do ecossistema: uma perspectiva dos colaboradores, ecossistema próximo e ecossistema amplo delimitando pontos fortes e oportunidades 
  • Posicionamento e Estratégia dos Parceiros: percepção dos colaboradores, clientes e parceiros sobre a estratégia da Costa Brasil e a capacidade dos parceiros para contribuir e realizar a estratégia de forma colaborativa com a Costa Brasil.

Também foi entregue as Recomendações e Próximos Passos, para que a partir do Mapeamento de Mercado, a  Costa Brasil pudesse conceber o Centro de Inovação com total amplitude, além de outras oportunidades de serviços, negócios e experiência. 

Com esse projeto nós na Haze Shift tivemos a alegria de receber um excelente feedback do nosso cliente que nos trouxe a avaliação do Customer Health Score (CHS) = 100 o que nos motiva e nos leva a realizar projetos assim tendo certeza do impacto positivo de inovação dentro da jornada de empresas como a Costa Brasil.

Com a palavra, o cliente

“A Haze Shift nos trouxe uma abordagem e metodologia muito boa para a execução do plano de estudo mercadológico que atendeu nossas expectativas na pré-estruturação do Centro de Inovação. O interessante é que ao longo do projeto, sendo necessário alguma adaptação, nem o prazo, nem o investimento ou mesmo o projeto em si sofre impacto, pois o time de operações é competente e atua de forma dinâmica.”

Ricardo Freitas,

Diretor de Inovação na Costa Brasil

“Já é o segundo ano que fazemos o Prêmio Empresa Inovadora com a Haze Shift e tem mantido a qualidade de entrega. Além disso, uma melhora que tivemos nesta última edição foi a agilidade com que aconteceram as entrevistas com as empresas que passaram para próxima etapa. Gosto de trabalhar com a Haze Shift porque juntos conseguimos contornar o que aparece não planejado e temos uma ótima parceria. .”

Iolanda Viola, Innovation Manager at Viasoftv

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