Falamos muito sobre metodologias ágeis e como elas podem ser úteis no gerenciamento de projetos e operações que alavancam a cultura de inovação das organizações. Pois bem, hoje eu quero mostrar como colocar isso em prática desvendando a definição de Management 3.0 de Jurgen Appelo.  

Em primeiro lugar, vale a pena comentar rapidamente quem é o holandês Jurgen Appelo: o criador do Management 3.0 se apresenta como um creative networker (formador de networking criativo, em tradução literal). Também podemos apresentá-lo como empreendedor, escritor e palestrante que vai diretamente às empresas para ministrar seus cursos e explicar como escalar a Gestão 3.0/Management 3.0.  

Mas como ele faz isso? 

Bom, a Gestão 3.0 não é um framework desses que vem na mente como um infográfico ou templates como se fosse um passo a passo. O Management 3.0 é um mindset combinado com ferramentas e práticas em busca de uma transformação constante. É um modelo que valoriza os colaboradores, ao pregar uma hierarquia flexível, empoderando os colaboradores nos processos de decisão, trabalho e colaboração. Ou seja, tornando os processos mais ágeis. 

Vamos entender isso melhor?

O que é Management 3.0: diferenças das gestões 2.0 e 1.0. 

Para entender isso melhor, antes mesmo de citar ferramentas, vamos comparar alguns modelos de trabalho. 

O modelo de gestão que permeou por décadas do século 20, chamado por Jurgen Appelo de Management 1.0, é aquele em que os líderes concentram o poder em suas mãos e direcionam o que os colaboradores devem fazer, supõem que toda melhoria requer monitoramento e, sempre que necessário, a substituição dos recursos (o que inclui pessoas). Ainda há muitas organizações que agem dessa maneira. 

Após a evolução desse pensamento, nas últimas décadas do século 20, surge o Management 2.0. Nele, todos reconhecem que as pessoas são os ativos mais valiosos e que os gestores precisam se tornar líderes que servem às equipes, ou seja, passam conhecimentos e ficam atentos às necessidades para potencializar o trabalho. Mas, ao mesmo tempo, preferem manter a hierarquia. É frequente entre as organizações, e é refletida pelo pensamento em estar adequado a instruções de trabalho e adequações como os selos ISO. 

Já o novo pensamento prega que o Management 3.0 de Jurgen Appelo é um mindset em que as pessoas pensam em uma organização como uma comunidade ou uma cidade. Nesse modelo, todos são responsáveis por contribuir para o seu sucesso e poucos são responsáveis pelo todo. 

Um resumo…

Aqui eu traduzi uma tabela que explica um pouco mais sobre essa forma de trabalho, que deixa mais claro o que é o Management 3.0 

Management 1.0Management 3.0
Acredita que o poder acontece quando você está no poderAcredita que o poder é maior quando equipes são unidas 
É focado que cada um mantenha seus papéis e responsabilidades a todo o tempoÉ flexível quanto a papéis e responsabilidades 
Soluciona problemas e se concentra nos sintomasProcure a raiz dos problemas
Mantém uma fortaleza nas informaçõesÉ aberto e transparente com informações e conhecimento
Ocasionalmente ouve sugestões das equipesÉ aberto a sugestões e ideias 
Designa recursos e tempo somente quando necessárioEmpodera a equipe com tempo e recursos e a encoraja o tempo todo 
Fornece revisão anual do desempenho da equipe alinhada com a política da empresaFornece feedbacks contínuos e personalizados
Entrega uma solução pronta para a equipeCria oportunidades para o brainstorming da equipe

Como aplicar o Management 3.0 

Para seguir esse novo mindset, é importante mais do que estar fazendo projetos ágeis, estimular uma cultura ágil, ou seja, de autonomia das equipes. A agilidade deve permear a cultura organizacional. Como existe o pensamento de comunidade, o Management 3.0 segue a ideia de que 95% do desempenho de uma organização é o resultado de todo o sistema, não do indivíduo. 

E aqui existem algumas dicas para aplicar no dia e equilibrar estruturas organizacionais por meio do Management 3.0: 

  • Trabalhe com times pequenos;
  • Decentralize e busque remover hierarquias; 
  • Mude o status de funções e cargos estáticos para papéis flexíveis, ou seja, forme equipes dinâmicas; 
  • Incentive que as pessoas ao invés de ter apenas uma especialização na empresa tenham conhecimentos de outros papéis. Em outras palavras, é importante ter generalistas nos times. 

Essas são algumas dicas, mas uma vez que o Management 3.0 examina o sistema organizacional como um todo, é sempre importante lembrar que cada organização é única. Por isso é importante buscar soluções personalizadas para uma liderança melhor e eficaz em todas as organizações. E é justamente aqui que consultorias de inovação como nós da Haze Shift podemos ajudar. 

O Management 3.0 a partir do design organizacional

Existem diversas formas de trabalhar a cultura da inovação nas empresas, fazendo com que uma metodologia ágil vire realidade. 

Como comentei em outro post, em primeiro lugar, precisamos olhar para a atual estrutura do design organizacional da empresa. Precisamos olhar a partir de lentes que nos mostrem os contornos, distribuição, protocolos, vínculos e interações (veja imagem abaixo) para diagnosticar o atual modelo de gestão da empresa. 

A partir dessas lentes, conseguimos entender a estrutura da empresa para – aí sim – escolher ferramentas e metodologias adequadas para, por exemplo, realizar projetos de inovação aberta e transformação digital nas empresas. 

Como prega o próprio Management 3.0 de Jurgen Appelo, isso pode ser feito, por exemplo, com workshops de liderança, em que os gestores são utilizados como multiplicadores de mudanças e estimulados a dar autonomia aos colaboradores. 

Em um exemplo de workshops realizados com líderes, nós da Haze Shift co-criamos com a Indústria São Martinho, então chegamos à conclusão de que a ferramenta 7Ps de Inovação poderia nos ajudar a atingir os objetivos do cliente. Em outras palavras, unimos um recurso (workshops) com uma ferramenta prática (7Ps) para, indiretamente, ajudar o cliente na Gestão 3.0. 

Leia mais sobre o projeto: Workshop Indústria 4.0 na São Martinho, a estratégia antes, durante e depois

Outra maneira de quebrar hierarquias, como prega o Management 3.0, é por meio da criação de comunidades de prática, uma vez elas reúnem pessoas de dentro e fora da organização para ampliar o aprendizado sobre um tema. Uma vez que elas podem trazer pessoas de diferentes áreas, colaboram para quebrar silos organizacionais

Eu poderia citar ainda outras maneiras de apoiar essa gestão 3.0, como estruturar programas de ideias e sugestões para apoiar a cultura de inovação da sua empresa, incentivar por exemplo a criação de uma tese de inovação para depois executá-la, fazer uma governança da inovação, ou aplicando metodologias como a Teoria U. Mas, como eu disse anteriormente, cada organização precisa de uma solução personalizada. 

Por isso, conte conosco para chegar à solução adequada. Certamente temos a expertise para que você encante seus colaboradores, envolva-os, faça a co-criação de soluções e gerencie o sistema, não as pessoas. Vamos conversar sobre isso? 

Escrito por:

Digital Transformation Leader & Co-Founder de Haze Shift | + posts

Certified facilitator of LEGO® SERIOUS PLAY® & Digital Transformation Enabler with a demonstrated history of working in the information technology and food & beverages industry.