Você já ouviu falar em Spin-Off? Muitos usam o termo para definir uma série de TV ou de Streaming produzida a partir de uma série mãe. O conceito é bastante parecido, mas aqui vamos falar com foco em outros segmentos da economia. E mais, trazendo um pouco de como programas de inovação podem facilitar o desenvolvimento de uma Spin-Off. 

Como você já deve ter lido no artigo sobre as 33 rotas de inovação aberta, uma Spin-off (rota 3) é o lançamento de um produto ou negócio, a partir de uma empresa já existente. Você deve conhecer várias por aí e vamos citar algumas ao longo do texto. 

Um ponto que é interessante é que não precisa apenas nascer de uma startup interna, mas também pode ser um subproduto ou um negócio dentro de uma organização. 

Vamos aprofundar? Continue por aqui.

O que é uma Spin-Off 

Spin-off é basicamente uma empresa derivada de outra companhia ou de iniciativas de pesquisa acadêmica. Imagine que sua empresa desenvolva um produto, área ou serviço com grande potencial de crescimento, mas que tenha características bastante diferentes do seu objetivo e missão, com atuação em um nicho de mercado que não é o seu.

Por que eliminar um projeto desse, se ele pode criar asas e voar? Com investimento, equipe e planejamento corretos, isso é possível e ainda pode ser um meio usado para diversificar seus negócios. 

Aliás, as spin-offs nascem geralmente por esse motivo: para não serem uma oportunidade de negócio desperdiçada e/ou para que a empresa-mãe possa manter o foco em seu core, sem afetar sua razão de ser.  

Um bom exemplo são os programas de milhagem das empresas aéreas, como o Tudo Azul e o Smiles que nasceram da Azul Linhas Aéreas e da Gol, respectivamente. Esses são programas de fidelização, gerados dentro de um outro negócio (de aviação), em que pontos podem ser trocados por passagens aéreas ou mesmo produtos físicos.

Então, você deve estar se perguntando, todo projeto vale virar uma spin-off?

Antes de avaliarmos juntos essa questão, vamos só deixar mais um ponto claro? Como citado um pouco mais acima, uma spin-off pode ser corporativa ou acadêmica. Qual a diferença?

Spin-off corporativa x acadêmica

A diferença entre uma spin-off corporativa e acadêmica é bastante simples e você já deve até ter chegado a essa conclusão.

Para não restar dúvidas:

Uma spin-off corporativa é quando uma nova empresa nasce de outra organização já consolidada no mercado. Começa muitas vezes como um projeto, mas seu potencial de crescimento, escalabilidade, público-alvo é tão grande e fora do foco na empresa-mãe, que acaba por ocorrer a oficialização como uma empresa à parte, separada da original. 

Até aqui parece que estamos falando o mesmo que falamos anteriormente. Mas e uma spin-off acadêmica? Essas nascem geralmente dentro de institutos de pesquisa e centros universitários. São projetos que ganham vida e que têm potencial para receber investimentos. Aliás, como curiosidade, no Brasil temos a Lei de inovação tecnológica (n° 10.973), que inclui em seus direcionais o fomento à criação de spin-offs acadêmicas. A Technomar, por exemplo, é uma spin-off do Laboratório TPN (Tanque de Provas Numérico) da Escola Politécnica, da USP. 

Quando vale lançar uma spin-off?

Agora sim! Para entender se um projeto, um produto ou serviço valem se transformar em uma spin-off, é interessante avaliar algumas questões. 

A primeira, tal produto mantém relação com o restante do portfólio? Caso positivo, vale a pena mantê-lo dentro de sua empresa. Mas, se ele passar por uma série de melhorias e inovações que o transformem em algo com pouca relação ao foco da companhia, faz sentido considerar separá-lo da operação. 

Além disso, é importante olhar tendências de mercado e comportamento de consumidores e outros stakeholders. É compreendendo esse cenário que você terá uma boa dica se seu novo produto ou negócio tem potencial para alcançar um nicho diferente da sua empresa. 

Quer um exemplo? O Zé Delivery nasceu dentro da Ambev em 2016, fundamentado em micrologística e com foco em chegar até o consumidor com bebida gelada, de forma ágil (em cerca de 30 minutos) e com preço competitivo. A spin-off atende um público diferente da companhia, que tem preferência para consumir em casa – o que foi bastante potencializado com a pandemia. Tanto que passou de 1 milhão de pedidos em 2019 para 1 milhão em apenas uma semana durante a crise sanitária. A tecnologia por trás do Zé Delivery ainda permitiu a expansão do negócio rapidamente, passando de um mês para duas semanas de implantação em alguns países.  

Saiba o que é gig economy

Separado da empresa-mãe, é possível manter o foco no crescimento das duas iniciativas. Dentro, é um projeto que poderia perder potencial ou travar, por falta de investimento ou foco – tanto dos profissionais que acabam tendo outros projetos principais para se dedicarem, quanto em questão de planejamento estratégico mesmo. 

Vale lembrar que, para criar uma spin-off, além da análise de mercado e público-alvo citados acima, é necessário um CNPJ diferente da empresa de origem, uma equipe direcionada e, claro, um plano de negócios completo. 

Leia também: Mais do que produtos e serviços, você precisa da inovação em modelo de negócios

Outro exemplo que é sempre muito bem citado no mercado é o do BB Seguridade, com foco em seguros, previdência e capitalização, que se tornou uma spin-off do Banco do Brasil em 2013. 

Benefícios de uma Spin-off

Bom, não faria sentido criar uma spin-off se não houvesse vantagens. Basicamente, todas já foram citadas ao longo do texto, mas para deixá-las mais fáceis de serem visualizadas, seguem as principais: 

  • Crescer sem comprometer o negócio principal;
  • Criar uma cultura inovadora diferenciada da empresa-mãe;
  • Ter investimentos e equipes focadas;
  • Atender outros mercados;
  • Reter talentos;
  • Ter investidores ou o controle societário diferente da empresa que originou esse novo negócio.

Mais um exemplo de spin-off que podemos citar é a Orbia, que nasceu em 2019 de um programa de relacionamento da Bayer nos moldes do Smiles, a partir de uma joint venture com a Bravium. Para o lançamento da empresa, já de saída ela passou a ser um marketplace do agro, com a proposta de ser o melhor parceiro de negócio do agricultor, onde ele pode encontrar todos os produtos que precisa e ainda ter vantagens importantes com o programa de pontos. Com a aceleração digital na pandemia, a spin-off ampliou portfólio, parcerias, clientes, passando de vendas de R$ 200 milhões no primeiro ano, para quase R$ 1 bilhão no segundo e agora com metas de R$ 3 bilhões para 2022. 

Se formos fazer um check-list com algumas das vantagens elencadas, a empresa cresceu sem comprometer o negócio principal da Bayer, criou uma cultura interna inovadora e independente da empresa-mãe, tem equipes focadas e cada vez mais com crescimento do quadro de colaboradores, atua em um nicho diferente (marketplace) e ainda recebe cada vez mais investimentos, tendo recebido um novo aporte e acionista no início desse ano (Yara).

Spin-offs e programas de inovação

Agora que já deu para compreender melhor o que são as spin-offs e suas vantagens, já pensou em quanto os programas de inovação podem resultar em spin-offs? Aqui na Haze Shift, não tem como pensarmos em qualquer assunto sem levantarmos as possibilidades com base nos serviços que oferecemos

Como consultoria, desenvolvemos uma série de iniciativas junto a nossos clientes que podem vir a resultar em um Spin-off futuramente, tanto por meio das comunidades de práticas que podem trabalhar com o desenvolvimento de novas soluções internas, quanto de programas de geração de ideias, hackathons, ou desafios de inovação. Podemos pensar nesses programas como um propulsor para se gerar spin-offs. São programas que passam por geração de ideias, protótipos e MVPs pautados em metodologia de pré-aceleração e aceleração de novos negócios ou soluções internas.

Dentro desse contexto, diria que a inovação pode ser propulsora para a criação de uma spin-off ou ainda ser um programa contratado por uma spin-off já criada. Seja qual for a oportunidade, uma consultoria de inovação como a Haze Shift pode ajudar. Quer saber mais? Entre em contato.

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Designer estratégico, empreendedor, gestor de comunidades e com experiências em programas de pré-aceleração e aceleração. Sempre aberto a novos aprendizados e projetar novas soluções que agreguem valor ao negócio e à sociedade.