Em nossa rotina aqui na Haze Shift temos a oportunidade de ver muito do intraempreendedorismo na prática. Eles são como ouro bruto, que se forem trabalhados podem se tornar ainda mais preciosos.
Segundo levantamento publicado na revista HSM, 75% das organizações acreditam que irão trabalhar o intraempreendedorismo nos próximos 3 anos. Para isso, as empresas vão ter que criar um ambiente favorável para este projeto e para colaboradores interessados em participar desse processo.
Para garimpar esses profissionais, observamos que geralmente são pessoas com perfil comunicativo, criativo, inquieto, de atitude colaborativa e coragem de assumir riscos.
É importante que as equipes de inovação consigam identificar quem são esses profissionais e aproveitar seu potencial para fomentar a cultura de inovação dentro da empresa.
Conceito de intraempreendedorismo
O termo intraempreendedorismo foi consolidado pela primeira vez em 1985 no livro Os 10 Mandamentos do Intraempreendedorismo, de Gifford Pinchot III. O objetivo do intraempreendedorismo é incentivar os colaboradores a agirem como empreendedores dentro da própria empresa, criando um ambiente favorável para tomar decisões rápidas, redesenhar e aprender. Nós já falamos sobre este conceito em nosso blogpost, relembre aqui.
Apesar de não ser um conceito novo, o intraempreendedorismo tem crescido neste momento porque os ecossistemas de inovação estão cada vez mais maduros e favorecem a transformação de ideias em negócios. Outro fator importante é que as empresas também têm percebido que precisam se reinventar de forma mais rápida e constante. Seus recursos humanos já existentes na empresa podem ser peça fundamental nesse processo.
Benefícios
Dar espaço para estas ideias se tornarem projetos e até novos negócios pode trazer muitos benefícios para a empresa, como:
- Retenção de talentos: valorizar e dar espaço para boas iniciativas leva ao desenvolvimento profissional desse colaborador, dando motivação extra para que estes talentos continuem em sua empresa.
- Impulsionar a inovação: ao dar espaço e visibilidade para projetos inovadores, outros colaboradores também vão se sentir encorajados para pensar em soluções para os desafios da empresa.
Por exemplo, a 3M permite que seus colaboradores reservem 15% do seu tempo para projetos de motivação pessoal. Foi assim que surgiu um dos produtos mais importantes da empresa, o post-it.
Confira o vídeo da própria empresa que conta essa história em detalhes:
É bom sempre estar atento e criar um ambiente favorável ao intraempreendedorismo, o próximo produto ou serviço que sua empresa vai lançar pode vir de uma dessas iniciativas.
Leia também: Sete modelos de governança da inovação que você precisa conhecer agora mesmo
Modelos de inovação corporativa favorecem o intraempreendedorismo
Primeiramente, para fomentar o intraempreendedorismo, é importante ter modelos de inovação corporativa já existentes para que as boas ideias sigam um fluxo e façam parte de processos bem definidos.
Vamos conferir juntos alguns modelos importantes de inovação corporativa:
- Desafios de inovação
- Programas de aceleração corporativa
- Comunidade de inovação interna
- Hubs de inovação
- Programas de inovação aberta
- Corporate Venture
Pode ser que atualmente sua empresa não tenha todos esses modelos desenvolvidos, mas nós sabemos que os ambientes de inovação estão em constante mudança e crescimento, por isso, a partir do primeiro passo já é possível incentivar os empreendedores internos e desenvolverem suas iniciativas.
Para começar um programa de intraempreendedorismo, vamos conferir algumas sugestões da Camila Farani em seu texto na Forbes, que considera fundamental uma preparação com:
- Uma metodologia e processos bem definidos, e sendo transparente nas avaliações. Ou seja, dar feedback após o processo é fundamental para que o colaborador entenda os motivos de sua ideia ir pra frente ou não.
- Envolvimento e desenvolvimento das lideranças é fundamental para conseguirem identificar os colaboradores com perfil, fazer com que eles se sintam seguros para apresentar suas iniciativas, dando suporte, autonomia e motivação.
Na HazeShift já apoiamos muitas empresas, como Novozymes, Nissan, Volvo em diferentes modelos de inovação. Conte conosco para apoiar seu time a encontrar profissionais de ouro dentro do próprio negócio. Vamos conversar?
Escrito por:
Designer estratégico, empreendedor, gestor de comunidades e com experiências em programas de pré-aceleração e aceleração. Sempre aberto a novos aprendizados e projetar novas soluções que agreguem valor ao negócio e à sociedade.
Deixar um comentário