Inúmeras empresas já perceberam que a diversificação de negócios é uma arma estratégica para ampliar fontes de renda. Essa alternativa ganhou força de 2020 para cá inclusive em empresas pequenas, especialmente durante a pandemia, seja por oportunidade ou por necessidade. 

Mas você saberia dizer quanto sua organização tem de faturamento no produto central do negócio e o quanto origina a partir de outras fontes de recursos, ou seja, a partir da diversificação de negócios? 

Em primeiro lugar, para responder essa pergunta, é preciso entender que a diversificação do portfólio de negócios faz parte do Business Development: que é a maneira pela qual a empresa busca desenvolver seus próprios negócios (ou novos negócios) a partir de sua estrutura de canais internos e externos, estrutura de gestão de relacionamento e busca por novas oportunidades de inovação com clientes e parceiros.

O que é diversificação de negócios 

É dentro desse meio que surgem novos negócios, ou seja, negócios transversais ou adjacentes com potencial para aumentar o faturamento ou diversificar o portfólio e a entrada de recursos para o caixa da empresa. 

O especialista em negócios John Hall Jr destaca, por exemplo, que dentro do plano estratégico das empresas, a diversificação é fundamental para, mais do que o crescimento de vendas, mas também para expandir mercados. 

Nesse sentido, diversificar negócios significa agregar novas tecnologias, promover novos formatos de trabalho e inovar para desenvolver novas formas de atender clientes antigos ou clientes novos ou mesmo preencher uma lacuna do mercado identificada pela empresa. 

Mas isso também  exige trabalhar a marca. No livro Brand Porfolio Strategy, David Aaker, destaca que: 

Uma questão crucial e contínua de estratégia de portfólio de marcas é como usar a marca para identificar melhorias no produto. Quando as melhorias são pequenas ou envolvem correções de erros anteriores, então não é apropriado ou não vale a pena sinalizar uma mudança. Já quando as melhorias são significativas, a escolha recai entre um recurso de marca, uma nova geração ou uma marca totalmente nova .  

Em outras palavras, ao diversificar o portfólio, você tem mais de uma opção: gerar um novo produto com sua marca atual ou ainda criar uma nova marca, paralela à principal. Afinal, você tem um core business e essa decisão (de criar ou não uma nova marca) é estratégica. 

Leia  também como a inovação influencia na extensão de uma marca

Nesse sentido, o pensamento da inovação como estratégia colabora diretamente. O processo de inovação para novos negócios pode ser feito de diferentes maneiras como: 

  • Aquisição ou fusão de empresas; 
  • Diversificação de negócios relacionada ao core business , que está relacionada à extensão de marca e os princípios usar para lançar novos produtos e serviços (leia mais aqui sobre o tema)
  • Diversificação de negócios não relacionados, que, segundo o autor Gery Johnson, se conecta ao desenvolvimento de produtos ou serviços além daquelas já oferecidas pelas companhias. Dessa maneira, as empresas diversificam seus mercados de atuação. 

Lembra quando dissemos que na pandemia várias empresas descobriram a importância dessa diversificação? Vou dar um exemplo: 

Exemplos de diversificação de negócios 

Em 2020, padarias precisaram se readaptar e apostar na transformação digital para promoverem entregas via aplicativos (antes muito focadas em restaurantes). Porém, outras empresas foram além e viram, por meio da diversificação de negócios, a chance de criar negócios adjacentes, como por exemplo a criação de kits individualizados para empresas engajarem colaboradores com happy hour seguro, à distância.   

Saiba mais sobre transformação digital e negócios adjacentes com o exemplo de uma padaria 

Para deixar isso ainda mais claro, podemos dar o exemplo aqui mesmo da Haze Shift. Nós temos uma grande parte do nosso faturamento vindo das atividades de consultoria, nosso core business. Outra parte vem de projetos de transformação digital e análise de dados, e por meio, por exemplo,  da venda de plataformas como a TAIKAI, a melhor do mercado para organizar hackathons. 

Em outras palavras, nós da Haze Shift, assim como outras empresas, apostamos na diversificação do portfólio, o que significa que temos presença em mais de uma atividade. Tudo isso, claro, demanda maior acesso a sistemas, tecnologias, processos, habilidades e conhecimento das necessidades de cada novo mercado consumidor.

Benefícios: vantagens da diversificação de negócios 

Sabe aquela máxima do mundo de investimentos de que não se colocam todos os ovos na mesma cesta? Ela se aplica perfeitamente aqui quando falamos sobre diversificação de negócios. É exatamente como diversificar investimentos. Vamos entender o porquê? 

Em primeiro lugar, é importante porque o mercado é extremamente volátil. Além disso, essa necessidade de buscar novos negócios também oferece acesso a novos mercados, atrai novos parceiros e, consequentemente, oferece uma oportunidade de alavancar a marca, associando uma empresa a outra, ou seja,realizando o co-branding. Nesse sentido, podemos listar algumas vantagens da diversificação de negócios: 

  • Redução de riscos: como dissemos, com um mercado volátil, com muitas empresas que oferecem os mesmos serviços e produtos, é preciso atuar em mais de uma frente, reduzindo a exposição de risco a um único mercado; 
  • Ganho de eficiência: uma vez que uma empresa atua em diversos mercados, ela tem acesso a mais recursos, sistemas e tecnologias, podendo compartilhar esse acesso com toda a organização. 
  • Sinergia: quando divisões de uma empresa compartilham seus conhecimentos, e cooperam entre si, estabelecendo uma cultura de inovação verdadeira, a sinergia faz com que os colaboradores se conectem e tenham acesso a um maior volume de tecnologias e pessoas para resolverem dores corporativas e lidarem com desafios; 
  • Aumento do poder de mercado: se uma empresa é capaz de atuar em mais de um nicho, ela aumenta seu poder de barganha. Por exemplo, um frigorífico de suínos pode, além de comprar os animais para abate, ter sua própria plantação de milho para revender a um preço justo aos seus integrados (produtores que fornecem o animal ao frigorífico). Isso impacta diretamente no custo final e no lucro da empresa, já que ao fornecer milho mais em conta não pagará mais caro pelo suíno nessa etapa da cadeia produtiva. Como consequência, poderá oferecer um preço menor na distribuição final ao consumidor. 

Como fazer a diversificação de negócios 

Para conseguir isso tudo, certamente empresas que têm uma cultura inovadora e que já têm estabelecido um modelo governança da inovação estão mais à frente. Afinal, dessa forma é mais fácil identificar parcerias de inovação aberta para criar um novo tipo de produto ou serviço ou união de grupos corporativos. 

Um exemplo foi a compra da Avon pela Natura em 2019. A marca Avon continua viva, porém, fazendo com que o portfólio de negócios da Natura fosse expandido em uma estratégia de expansão da presença global e do fortalecimento, vindo da Avon, da imagem de incentivo ao protagonismo feminino. 

Quando falamos em diversificação de portfólio, através de variadas ações, podemos entender melhor através da matriz de Ansoff e quais resultados podem ser atingidos. No case da Avon/Natura, foi explorado produtos existentes e para mercados existentes ou novos, gerando assim penetração de mercado ou desenvolvimento de mercado. A matriz pode ser entendida conforme a estratégia da empresa.

Produtos 
Mercados Existentes Novos 
Existentes Penetração de Mercado Desenvolvimento de Produtos 
Novos Desenvolvimento de MercadoDiversificação

Sua organização também é capaz de começar a diversificar negócios agora mesmo. 

Isso pode acontecer, por exemplo, por meio da conexão com startups, por exemplo com investimentos no formato corporate venture, ou seja, apostando em iniciativas empreendedoras, o que pode incluir investimentos diretos.

Veja outras formas de investir em startups através do crowdfunding 

A questão, muitas vezes, é o desafio de encontrar uma startup ideal, e é neste ponto que nós da Haze Shift consultoria de inovação podemos ajudar. Vamos ver um exemplo: 

Recentemente, a regional de uma das maiores cooperativas de trabalho médico do Brasil nos procurou para um projeto de inovação capaz de ampliar sua capacidade de atendimento a clientes e de negócios. Nós auxiliamos por meio de um hunting de startups, ou seja, selecionando startups em uma grande base de dados e filtrando-as conforme o perfil demandado pelo cliente. Após isso, foi realizado um machmaking de startups com o cliente. 

Com isso, a operadora de saúde pode, com o auxílio das startups, diversificar seu portfólio de negócios e também de serviços oferecidos aos clientes. Ou seja, além de trazer novas oportunidades de atendimento a clientes existentes, com os projetos apresentados, novos mercados, processos, tecnologias, modelos de negócios podem ser acessados, diversificando o portfólio. 

Em outro exemplo, fomos chamados por uma empresa de calçados para produzir um Business Benchmarking. Nós apresentamos como as empresas se comportam nos relacionamentos com o mercado, analisando quesitos que poderiam gerar ideias ou oportunidades de inovação  à organização, fornecendo informações inteligentes para direcionamento de novas propostas e também novas oportunidades de parcerias para o cliente.

Confira outros cases de sucesso da Haze Shift 

Nesse projeto, nós mapeamos 60 modelos de negócios distintos, sendo priorizados quatro e que poderiam ser utilizados para os primeiros passos para diversificação de negócios da empresa do setor de calçados. Em outras palavras, observar diferentes modelos de negócios já existentes e verificar a capacidade da sua organização de se adaptar a um novo modelo é uma maneira de iniciar um projeto de diversificação de portfólio.  

Outra alternativa para apostar na criação de novos negócios é desafiar os próprios colaboradores ou profissionais e startups externas por meio de hackathons e programas de inovação aberta ou ainda por meio de programas de aceleração.  

Essas são algumas das possibilidades de como fazer a diversificação de negócios. Nós da Haze Shift podemos ajudar a identificar qual é a melhor estratégia para o seu negócio, analisando de perto seu planejamento estratégico. Vamos conversar mais um pouco sobre esse tema?  

Escrito por:

Rodrigo Medalha - Rodrigo Medalha - Haze Shift
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Designer estratégico, empreendedor, gestor de comunidades e com experiências em programas de pré-aceleração e aceleração. Sempre aberto a novos aprendizados e projetar novas soluções que agreguem valor ao negócio e à sociedade.